
Saber realizar uma boa divisão de lotes é fundamental para o sucesso da atividade leiteira, pois, por meio desse processo, o concentrado, maior custo dentro de uma propriedade leiteira, será otimizado, tornando a produção de leite mais eficiente, afirma Lucas Repolês Lourenço, professor do Curso CPT Gestão Zootécnica na Pecuária Leiteira. Contudo, antes de se falar em divisão de lotes, é preciso entender a fisiologia dos animais.
Veja, a seguir, as prioridades do animal quando se trata de nutrição:

Essas prioridades são definidas da seguinte forma:
1º Mantença: a princípio, o animal se alimenta para se manter vivo;
2º Produção de leite:cuja finalidade é sustentar a cria;
3º Manter o escore de condição corporal; e
4º Reprodução.
Esclarecidas as prioridades nutricionais do animal ao se alimentar, é possível entender como é feita uma boa divisão de lotes.
1º Separar os animais por categoria
Categoria (primípara/multípara): é fundamental para o pleno desenvolvimento produtivo das primíparas, pois as vacas mais velhas exercem dominância na disputa do cocho;
2º Separar os animais de acordo com a produção individual de leite
O número de lotes será determinado pelo número de vacas em lactação de cada propriedade e pela estrutura física da fazenda.
3º Dias em lactação (DEL)
O aumento do fornecimento de concentrado às vacas com DEL abaixo do pico de lactação faz com que esses animais apresentam melhor resposta em produção de leite em relação aos animais que já passaram do pico de produção.
4º Escore de condição corporal (ECC)
Animais com escore de condição corporal abaixo de 3 necessitam de uma dieta mais densa para se manterem vivas, produzir leite e recuperar o ECC para retornar ao cio o quanto antes.

5º “Status” reprodutivo
Animais que ainda não estão com gestação confirmada precisam de uma dieta mais densa que supra as necessidades de mantença e de produção para estarem aptas a se reproduzir. Outra possibilidade relacionada à divisão de lotes é a secagem antecipada de vacas com produção inferior a 6 litros, pois estão gerando um prejuízo direto para o produtor.
Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:
- Gestão zootécnica na pecuária de leite: a categorização do rebanho
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT da área Gado de Leite.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.