
O gado gir é de origem indiana, com aptidão para produção de leite embora também produza carne de qualidade. Introduzido, no Brasil, em 1911, inicialmente para produção de carne, o rebanho gir passou por melhoramento genético, o que aprimorou sua aptidão para produzir leite. Atualmente, o gir leiteiro tem sido criado em várias regiões do país devido à fácil adaptabilidade e rusticidade.
Vantagens do gir leiteiro
A criação de gir leiteiro apresenta ótimo custo-benefício, em especial no sistema de criação extensivo a pasto. Além de todas essas vantagens, a raça gir leiteiro é resistente a parasitas, como carrapatos, e apresenta longevidade produtiva e reprodutiva. Nesse sentido, investir no rebanho gir leiteiro é uma forma lucrativa de negócio.
Características: cabeça
A cabeça do gir leiteiro apresenta tamanho médio, com perfil ultraconvexo, fronte proeminente e larga, além da marrafa lançada para trás. O chanfro apresenta tamanho médio, largo e reto, nos machos, e estreito e comprido nas fêmeas. Quanto aos chifres, eles apresentam tamanho médio e cor escura, grossos na base, voltados ligeiramente para cima e curvados para dentro.
Já os olhos dos bovinos da raça gir leiteiro são pretos e elípticos, posicionados nas laterais. Em relação às orelhas, elas são pendentes, finas e longas. Quanto ao focinho, ele é largo e preto, com narinas afastadas e dilatadas.
Características: corpo
O pescoço do gir leiteiro é musculoso e com tamanho médio, nos machos, e comprido e fino nas fêmeas. Quanto à barbela, ela apresenta tamanho médio e se estende até o umbigo, nos machos, sendo menor nas fêmeas. A giba (conhecida popularmente como cupim) é volumosa nos machos e menor nas fêmeas, com o formato de uma castanha de caju.
O lombo e o dorso do gir leiteiro são largos. Já as costelas são separadas e arqueadas. Quanto aos flancos, eles são volumosos. Em relação à bainha, ao umbigo e ao prepúcio, eles são compridos. No que se refere às ancas, elas são largas e niveladas com o dorso. Já a garupa é levemente caída e musculosa enquanto a cauda apresenta tamanho médio com vassoura preta.
Os membros anteriores do bovino gir leiteiro são afastados, curtos e bem aprumados. Quanto aos cascos, eles são escuros, com boa conformação e tamanho médio. Em relação aos membros posteriores, eles são musculosos, afastados e curtos. Já os cascos são médios, escuros e com boa conformação. O úbere da vaca gir leiteiro é bem desenvolvido.
Características: pelagem
A pelagem do gir leiteiro é variada, em especial com diversos tons de vermelho. Alguns animais apresentam pelagem vermelha chitada; outros, moura escura (cor preta predominando), com cabeça e orelhas escuras; ou moura clara (cor branca predominando), com cabeça e orelhas total ou parcialmente pretas; ou ainda amarela chitada (cor branca predominando), com cabeça e orelhas total ou parcialmente pretas.
Conheça os Cursos CPT da Área Gado de Leite:
Bezerras de Raças Leiteiras - Do Nascimento ao Desaleitamento
Como Produzir Mais Leite e Mais Bezerras
Fontes: Tecnologia no Campo & Rural Pecuária
Por Andréa Oliveira

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.