
O sucesso da produção de leite de um rebanho comercial começa nesta fase, pois, a atenção especial com o manejo pré-parto evita prejuízos, pela menor incidência de problemas no parto e início da lactação. “O correto manejo pré-parto, principalmente o nutricional, referente a este período de transição, tem sido alvo de estudos e mudanças, como mostra NRC 2001 para Gado de Leite”,explica Dr. Luciano Patto Novaes, professor do Curso CPT Manejo da Vaca Gestante no Parto e Pós-Parto.
A razão do período seco para uma vaca é o descanso do aparelho digestivo e regeneração do sistema mamário. É neste período que o produtor de leite toma as devidas precauções em relação a futuros problemas pós-parto, conhecidos como distúrbios metabólicos. A menor incidência destes problemas no início da lactação está diretamente relacionada ao correto manejo pré-parto, principalmente o nutricional, nos dois últimos meses da gestação.
Trabalhos realizados na Universidade de Cornell contabilizaram as perdas de produtividades econômicas em função da elevada incidência de distúrbios pós-parto como, acidose, laminite, cetose, deslocamento de abomaso, retenção de placenta, metrite e febre do leite. Sendo de ocorrência correlacionadas, seus efeitos podem ter efeito somatório, e o prejuízo é aumentado. As perdas observadas nos rebanhos nova-iorquinos variaram de 8 L/vaca/dia para o caso de deslocamento de abomaso, 9 L/vaca/dia para cetose.
Considerando que os distúrbios metabólicos ocorrem nos primeiros trinta dias pós-parto, se uma vaca produzindo 20 kg de leite/dia for acometida por esses dois distúrbios, em trinta dias de lactação, ela terá deixado de produzir, no mínimo, 228 kg de leite; portanto, se negligenciado o manejo das vacas neste período pré-parto, o prejuízo é certo e considerável. Outros estudos avaliando a incidência desses distúrbios metabólicos indicam sua influência no desempenho reprodutivo do rebanho, podendo aumentar o período em aberto (concepção pós-parto) e menor taxa de concepção ao primeiro serviço.
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT da área Gado de Leite.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.