WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Torne realidade o sonho de viver do que você ama! 20% OFF nos cursos online + 5% OFF pagando no cartão
Cursos da Área Curso Inseminação Artificial em Bovinos - Convencional e em Tempo Fixo Curso Fabricação de Ração na Fazenda Curso Planejamento Alimentar em Sistema de Pastejo - Para Gado de Leite e Corte Curso Alimentação de Vacas Leiteiras em Pasto e em Confinamento Curso Enquanto o Veterinário Não Chega - Atendimento a Bovinos Curso Produção de Leite em Pasto Curso Prevenção e Controle de Mastite Curso Pastoreio de Lotação Rotacionada para Gado de Leite e Corte Curso Melhoramento Genético de Gado de Leite Curso Manejo da Vaca Gestante no Parto e Pós-Parto Curso Como Produzir Mais Leite e Mais Bezerras Curso Bezerras de Raças Leiteiras - Do Nascimento ao Desaleitamento Curso Conforto Animal para Maior Produção de Leite Curso Cana Ureia - Alimento de Baixo Custo para Bovinos Curso Sistema Superintensivo de Produção de Leite em Pasto Curso Ordenha Mecânica Curso Shamballah - O Segredo da Alta Produtividade Leiteira Curso Produção de Leite em Confinamento Curso Controle de Carrapato, Berne e Mosca-dos-Chifres Curso Recria de Novilhas para Produção de Leite Curso Formação e Manejo de Capineira Curso Sistemas Silvipastoris - Consórcio de Árvores e Pastagens Curso Criação de Bezerros de Raças Leiteiras para Corte Curso Pastejo Rotativo em Capim-Elefante Curso Manejo Homeopático para Gado de Leite Curso Produção de Leite Orgânico Curso Pastoreio Voisin para Gado de Leite Curso Manejo Sanitário de Bovinos para Produção Orgânica de Leite Curso Vacas Meio-Sangue para Produção de Leite Curso Avaliação, Julgamento e Preparo de Vacas Leiteiras para Eventos Curso Produção de Vitelos Áreas Afins 30Gado de Corte 17Pastagens e Alimentação Animal Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

Eficiência reprodutiva do gado leiteiro: monitoramento do rebanho

Não são só os que reprodutores devem ser monitorados para garantir a eficiência do processo reprodutivo

Gado leiteiro - imagem ilustrativa

Lucas Repolês Lourenço, professor do Curso CPT Gestão Zootécnica na Pecuária Leiteira, ressalta que obter sucesso e lucro com a atividade leiteira é desejo de todo pecuarista. Contudo, isso só é possível por meio de uma eficiente gestão zootécnica do rebanho e da produção como um todo.

A reprodução é uma das etapas determinante para o sucesso das criações de animais, pois é a partir dela que é possível tornar o rebanho maior e com melhor qualidade genética. Logo, garantir a eficiência reprodutiva é sinônimo de lucro para os criadores de bovinos leiteiros.

A eficiência reprodutiva pode ser comprometida por uma série de problemas, a exemplo do protocolo de inseminação, qualidade dos oócitos, ambiente uterino, reconhecimento materno da prenhez, condição corporal da vaca, doenças, alimentação e etc. Nesse contexto, o monitoramento do rebanho assume papel determinante.

Para monitorá-los e garantir um rigoroso controle reprodutivo, uma escrituração zootécnica baseada em um eficiente sistema de identificação individual dos animais do plantel é necessária. Realiza-se o acompanhamento do rebanho, o exame reprodutivo feito por um veterinário e o registro dos eventos reprodutivos e produtivos com o intuito de monitorar a eficiência reprodutiva.

A partir da reunião de todas essas informações, é possível identificar pontos que podem comprometer a produtividade do rebanho e estabelecer estratégias e intervenções que tenham como objetivo aumentar o sucesso do processo de reprodução.

Exames reprodutivos

É a partir desses exames que se selecionam os melhores animais para a reprodução. Machos passam por um exame andrológico que tem como principal finalidade avaliar seu potencial de fertilização. Certificar-se de que o macho possua potencial é fundamental para todo o processo, dado que é ele que fornece metade do material genético para seus descendentes.

Fêmeas, por sua vez, passam por um exame ginecológico para avaliar a aptidão para a reprodução e para que se identifique doenças que possam atrapalhar o processo, como as que interferem na ovulação e concepção e infecções no sistema reprodutivo.

Essa avaliação deve ser feita por um médico veterinário e em um intervalo regular – recomenda-se realizá-la a cada 15 dias. Identificar e tratar de forma antecipada os transtornos reprodutivos que os animais destinados à reprodução podem apresentar, também ajuda a aumentar a eficiência reprodutiva.

Exames sanitários

Também é necessário verificar as condições de todo o rebanho, para que se identifique doenças que possam comprometer a gestação, como é o caso da leptospirose, da rinotraqueite infecciosa bovina e a diarreia bovina a vírus. Ainda com o auxílio de um médico veterinário, pode-se elaborar estratégias de controle com programas de vacinação para que se garanta a saúde geral do rebanho. Em todos os casos de aborto, deve-se investigar a causa.

Avaliação da condição corporal

Ao se checar a condição corporal dos animais, monitora-se o estado nutricional dos mesmos. É fundamental que se realize uma estimação da condição corporal das vacas prenhes de forma regular, sobretudo na hora do parto, no pico da lactação e na secagem. Animais com condição corporal ruim (vacas magras) acabam produzindo bezerros mais leves e com maior probabilidade de morte no aleitamento, fato que compromete o pico da lactação. Isso também implica em atraso no prazo de recuperação da vaca e, consequentemente, atraso para a ocorrência do primeiro cio pós-parto.

Para avaliar a condição corporal, realiza-se uma medição subjetiva de gordura depositada sobre as costelas, nas ancas, nas apófises transversas das vértebras lombares e na inserção da cauda. Os escores variam entre 1 (vaca magra) e 5 (vaca obesa).

 


Conheça os Cursos CPT da Área Pecuária de Leite:

Gestão Zootécnica na Pecuária de Leite
Como Produzir Mais Leite e Mais Bezerras
Melhoramento Genético de Gado de Leite

Fonte: BERGAMASCHI, M. A. C. M.; MACHADO, R.; BARBOSA, R. T. Circular Técnica – Eficiência reprodutiva das vacas leiteiras. EMBRAPA, São Paulo – 2010. Disponível em: <https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/bitstream/doc/880245/1/Circular642.pdf>
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!