WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Cuidados com a vaca leiteira na gestação e pós-parto permitem alcançar o potencial de produção

Para que se produza e comercialize leite, há necessidade de que as funções reprodutiva e produtiva das vacas se sincronizem e complementem no ciclo gestacional e lactacional

Ao ser melhorada geneticamente, a vaca leiteira tornou-se uma máquina, cuja programação de produção precisa ser planejada e estar em ajustes constantes para obter a melhor relação custo-benefício.

Por meio da genética, a produção individual das diversas raças adaptadas à produção de leite foi multiplicada, atingindo patamares acima de 12.000 kg de leite por lactação encerrada, quantidade 12 vezes maior que a necessidade para a cria de um bezerro, se fosse alimentado exclusivamente com leite até aos sete meses de idade. Ao ser melhorada geneticamente, a vaca leiteira tornou-se uma máquina, cuja programação de produção precisa ser planejada e estar em ajustes constantes para obter a melhor relação custo-benefício.

O processo produtivo de um rebanho leiteiro é formado por um conjunto de atividades complexas e interdependentes que precisam estra em equilíbrio. Nessa estratégia produtiva, o manejo tornou-se a ferramenta apropriada para monitorar e manipular positivamente o desempenho de uma vaca de leite, e em consequência, aumentar a produtividade dos rebanhos.

Assim, para que se produza e comercialize leite, há necessidade de que as funções reprodutiva e produtiva de cada vaca se sincronizem e se complementem no ciclo gestacional e lactacional. Entretanto, para o sucesso operacional (reprodução, produtividade e produção) e econômico do empreendimento, é necessário que o produtor planeje, monitore e analise os resultados dos objetivos e metas estabelecidos, corrigindo as distorções e promovendo alterações nas técnicas de produção, quando necessário.

Uma boa dica é observar as vacas que apresentam maior produção no rebanho, pois exigem alto grau de manejo, e, assim elas serão o referencial do grupo. Lembre-se de que treinamento e atualização da mão de obra são condições fundamentais para o desenvolvimento dessas atividades.

Assim, com o objetivo levar conhecimentos acerca do ciclo de lactação e gestação de uma vaca de leite, enfatizando o manejo pré e pós-parto como forma de manutenção da saúde e produção da vaca, sendo esses dois fatores imprescindíveis para que o rebanho alcance seu potencial de produção de leite, o CPT – Centro Produção Técnicas, elaborou o curso “Manejo da Vaca Gestante no Parto e Pós-parto” no qual você receberá informações do Dr. Luciano Patto Novaes, pesquisador da Embrapa Gado de Leite e da mestre em zootecnia Patrícia Tristão Mendonça.

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV – Universidade On-Line de Viçosa, filiada e mantenedora da ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.

A coleta do leite, na ordenha, é o momento culminante da pecuária leiteira, quando o produtor obtém o produto que será comercializado e garante o rendimento necessário para continuar tocando seu negócio. Entretanto, para  que isso ocorra, um grande número de detalhes do manejo merece atenção, a cada dia, nos quais muitos fatores influenciam a produção, e, consequentemente, a saúde econômica da sua propriedade.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

giovanni

14 de out. de 2013

Tenho 8 mil metros uma chácara tenho 10 vacas produção media em 15 litros em uma tirada. Gostaria de saber qual melhor manejo, mineral ração adequada. Sendo que vendo a produção de leite a 1,50 o litro de leite .

Resposta do Portal Cursos CPT

16 de out. de 2013

Olá, Giovanni!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Na implantação de um sistema de alimentação de vacas, em lactação, é necessário consideral o nível de produção, o estágio de lactação, a idade da vaca, o consumo esperado de matéria seca, a condição corporal, os tipos e valor nutritivo dos alimentos a serem utilizados.

O estágio de lactação afeta a produção e a composição do leite, o consumo de alimentos e as mudanças no peso vivo do animal.

Para isto é importante que você procure um veterinário em sua cidade ou região para um correto balanceamento da alimentação de sua vacas de leite.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

giovanni fonseca morreira dos santos

10 de out. de 2013

Como fornecer uma ração com baixo custo referente ao custo do leite

Resposta do Portal Cursos CPT

11 de out. de 2013

Olá, Giovanni!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Para mais informações recomendamos que procure um veterinário em sua cidade ou região para uma correta prescrição da alimentação de sua vaca de leite.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?