WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Torne realidade o sonho de viver do que você ama! 20% OFF nos cursos online + 5% OFF pagando no cartão
Cursos da Área Curso Inseminação Artificial em Bovinos - Convencional e em Tempo Fixo Curso Fabricação de Ração na Fazenda Curso Planejamento Alimentar em Sistema de Pastejo - Para Gado de Leite e Corte Curso Alimentação de Vacas Leiteiras em Pasto e em Confinamento Curso Enquanto o Veterinário Não Chega - Atendimento a Bovinos Curso Produção de Leite em Pasto Curso Prevenção e Controle de Mastite Curso Pastoreio de Lotação Rotacionada para Gado de Leite e Corte Curso Melhoramento Genético de Gado de Leite Curso Manejo da Vaca Gestante no Parto e Pós-Parto Curso Como Produzir Mais Leite e Mais Bezerras Curso Bezerras de Raças Leiteiras - Do Nascimento ao Desaleitamento Curso Conforto Animal para Maior Produção de Leite Curso Cana Ureia - Alimento de Baixo Custo para Bovinos Curso Sistema Superintensivo de Produção de Leite em Pasto Curso Ordenha Mecânica Curso Shamballah - O Segredo da Alta Produtividade Leiteira Curso Produção de Leite em Confinamento Curso Controle de Carrapato, Berne e Mosca-dos-Chifres Curso Recria de Novilhas para Produção de Leite Curso Formação e Manejo de Capineira Curso Sistemas Silvipastoris - Consórcio de Árvores e Pastagens Curso Criação de Bezerros de Raças Leiteiras para Corte Curso Pastejo Rotativo em Capim-Elefante Curso Manejo Homeopático para Gado de Leite Curso Produção de Leite Orgânico Curso Pastoreio Voisin para Gado de Leite Curso Manejo Sanitário de Bovinos para Produção Orgânica de Leite Curso Vacas Meio-Sangue para Produção de Leite Curso Avaliação, Julgamento e Preparo de Vacas Leiteiras para Eventos Curso Produção de Vitelos Áreas Afins 30Gado de Corte 17Pastagens e Alimentação Animal Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

Criação de búfalos - principais aspectos

Os búfalos são bovídeos, originários do Continente Asiático, criados para a produção de carne e leite, e com o temperamento bastante dócil, o que facilita a sua criação e o seu manejo

Criação de búfalos - principais aspectos

 

Atualmente, a bubalinocultura vem crescendo no Brasil, aproximadamente, 12% ao ano. Isso porque, se bem manejado, pode ser um excelente conversor de alimentos, como carne e leite. Quem nunca ouviu falar da deliciosa mussarela de búfala? No entanto, alguns sérios cuidados devem ser tomados, como alojamento adequado dos bubalinos, vacinação períodica, alimentação rica em nutrientes, entre outros. Com isso, o sucesso do pecuarista criador de búfalos será garantido.

Identificação do rebanho

Por ter o búfalo a pele negra, sua identificação torna-se mais complexa. Entretanto, muitos optam pela utilização de brincos, o que facilita, e muito, a sua marcação.

Alojamento dos búfalos

Muitos pecuaristas alojam os bubalinos em baias individuais. No entanto, é também interessante que os búfalos disponham de uma área aberta, contanto que seja próxima a açudes e lagos, onde os animais possam se refrescar nas horas mais quentes do dia. Da mesma forma, algumas áreas sombreadas proporcionam conforto aos bovídeos.

Controle sanitário

Como a verminose é uma das principais causas da mortalidade dos bubalinos, o pecuarista deve fazer um rigoroso controle sanitário do rebanho, o que evitará prejuízos futuros. Um dos vermes que mais atacam os bubalinos é o Neoascaris vitulorum, que pode ser transmitido pela placenta, fazendo com que o recém-nascido já nasça infestado. Daí a importância de não só vermifugar os bezerros, como também a mãe, ao final da gestação.

Quanto a doenças que também podem afetar o rebanho de búfalos, temos a Brucelose, causada por uma bactéria, e a Febre Aftosa. Ambas devem ser rigorosamente controladas por meio de vacinas, sanando quaisquer problemas sanitários no rebanho bubalino.

Inseminação das búfalas

Geralmente, o método reprodutivo em bubalinos que gera melhores resultados é o método de inseminação artificial das búfalas. Isso porque pode-se gerar bovídeos mais resistentes e com maior capacidade produtiva e reprodutiva.

O processo de inseminação das búfalas deve ser feito, preferencialmente, após 12 a 48 horas do início do cio. Por isso, a observação da fêmea deve ser constante.

Suplementos alimentares

Além de fornecer pastagens de qualidade para os bubalinos, no índice ideal para cada fase de crescimento, o pecuarista pode fornecer aos búfalos suplementos alimentares, conforme a categoria do bovídeo. Dentre eles, pode-se fornecer volumosos, como cana-de-açúcar, capim gordura, raiz de mandioca, milho, entre outros; e concentrados, como farelo de algodão, farelo de arroz, melaço de cana, soja, ureia, entre outros. Todos ricos em nutrientes benéficos à saúde do animal.

Produção de carne

Se criados em confinamento, os bubalinos têm ganho de produção nos mesmos índices dos bovinos. Entretanto, se submetidos à alta carga de pastejo, os búfalos tendem a apresentar melhor rendimento de carcaça, proporcionando um melhor retorno ao pecuarista.

Produção de leite

O leite produzido pelas búfalas visa à produção de queijo, a famosa mussarela de búfala, que tem a coloração mais branca que o queijo oriundo do leite de vaca. Entretanto, é um leite com maior teor de gordura, portanto, mais calórico que o leite de vaca. Só que esta característica, torna o queijo ainda mais macio e saboroso. Daí ser tão procurado no mercado.

Fontes: Associação Brasileira de Criadores de Búfalos e Manual sobre Criação de Búfalos – CPT.

Aprimore seus conhecimentos quanto aos bovídeos e acesse os Cursos CPT, das áreas Gado de Corte e Gado de Leite.

Por Andréa Oliveira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Denise Lago

9 de abr de 2018

Quero me inscrever no curso de bubalino

Resposta do Portal Cursos CPT

9 de abr de 2018

Olá Denise,

Nossas consultoras entrarão em contato com mais informações.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!