WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Conheça as principais doenças em bovinos

A sanidade de um rebanho é fator essencial para que a produtividade ocorra de forma satisfatória

Conheça as principais doenças em bovinos

Para se ter uma obtenção satisfatória e de qualidade de leite e ter uma carne de qualidade é necessário que os bovinos estejam com uma saúde boa. Uma vaca ou boi acometido por doença terão o ciclo reprodutivo comprometido e baixos índices produtivos.


Vejamos as principais doenças em bovinos:


Mastite: Altamente infecciosa, ocorre uma inflamação nas glândulas mamárias, fazendo com que o animal, quando acometido por essa doença, represente prejuízos ao rebanho, acarretando perdas econômicas à propriedade. Além da redução na produção leiteira, há, ainda, perda na qualidade do leite, pois o leite da vaca acometida por mastite possui alto nível de células somáticas. Alguns fatores apresentam maior responsabilidade e influenciam diretamente na forma de ocorrência e manifestação da mastite. São eles: genética, sanidade do ambiente, manejo e nutrição


Diarreias: É comum que os excrementos na forma líquida, expelidos pelo animal com diarréia, tenham as mais diversas cores e aparências, sendo registradas cores entre o amarelo, verde, preto, vermelho e até mesmo com a presença de sangue. O animal com desidratação deve ser de imediato levado para tratamento e resolução do problema, a fim de se evitarem perdas no rebanho. Por isso, os tratadores devem ficar atentos aos primeiros sintomas da diarreia nos animais, verificando comportamentos como apatia, letargia, pouca ou nenhuma ingestão de alimentos, ocorrência de respiração acelerada.


Tuberculose: Essa doença é transmitida através de secreções nasais, ingestão de leite contendo doenças, e por vias respiratórias. Questões sobre a biossegurança, o controle de visitantes, a correta higienização das instalações e o controle de origem dos animais devem ser priorizados, assim como a realização de testes e descarte de animais com diagnóstico positivo.


Raiva: O diagnóstico é feito com análise de material encefálico de animais doentes. Os sintomas e o desenvolvimento do vírus vão depender do local onde o vírus se inocula. na maior parte das vezes, essa doença, que atinge o sistema nervoso dos animais e os deixa paralíticos, é fatal. Por isso é importante ter um controle efetivo dessa doença, devese promover ações como vacinações e eliminação de morcegos hematófagos.


Doenças respiratórias: é considerada a principal enfermidade presente nos sistemas intensivos de criação de bovinos, sendo, atualmente, um grande desafio em relação à saúde nos confinamentos. Inicia-se com um início de infecção viral e em seguida acontece uma infecção pulmonar com comensais do trato respiratório, resultando em pneumonia. Estão associados a essa doença corrimentos em mucosas como nariz e olho, aumento da temperatura corporal, além de dificuldades respiratórias e a perda de apetite. Os sintomas podem variar desde sinais clínicos até ao óbito do animal.

"Para um correto controle de doenças e parasitas em uma propriedade, e, ainda, efetuar a vacinação obrigatória para o território nacional corretamente, a instalação e execução de um programa sanitário é altamente recomendado", explica o professor Adilson de Paula Almeida Aguiar do Curso Produção de Leite em Pasto

 


Gostou dessa matéria? Quer saber mais sobre os cursos CPT? Assista ao vídeo abaixo:  



Conheça os Cursos CPT da área Gado de Leite.
Por Anna Luiza Mariquito

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?