WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Como reduzir o intervalo entre partos na pecuária de leite

É preciso cuidar da saúde e nutrição animal, bem como garantir e identificar o cio

 

O intervalo entre partos ideal é de 12 meses

A eficiência reprodutiva do gado de leite está subordinada a fatores como a redução de intervalo entre partos, que depende por exemplo de manejo sanitário e alimentar bem realizados. A baixa produtividade é recorrente nos rebanhos que, além da idade avançada ao primeira parto em torno de quatro anos, possuem longo intervalo entre partos, ultrapassando 18 meses. O período considerado ideal é 12 meses ou próximo a esse tempo. Mas, para alcançá-lo e consequentemente obter o aumento da produtividade, é preciso que o pecuarista conheça o seu rebanho, busque capacitação para os funcionários da fazenda e o acompanhamento da assistência técnica, assim saberá quais procedimentos são recomendáveis.

O curso Técnicas Simples para Produzir Mais Leite e Mais Bezerros, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas em parceria com a Embrapa Gado de Leite, traz orientações de como melhorar os índices da produção na pecuária de leite. Por meio do curso, o produtor rural pode entender como a adoção de determinadas medidas podem elevar significativamente o desempenho da bovinocultura de leite em sua propriedade.

O intervalo entre partos pode ser um grande aliado nesse propósito, desde que esse período seja reduzido para aproximadamente 12 meses. O sistema convencional ultrapassa os 18 meses e não se mostra benéfico para a eficiência reprodutiva do rebanho leiteiro.

De acordo com os pesquisadores da Embrapa Gado de Leite (os doutores Ademir de Moraes Ferreira, José Henrique Bruschi e Luciano Patto Novaes) e professores do curso CPT, "as causas de problemas reprodutivos são muitas e variadas, porém, qualquer distúrbio ou patologia que afete ou prejudique a função reprodutiva normal da fêmea bovina terá reflexo no animal pelo aparecimento de uma das seguintes síndromes: anestro (falta de cio), repetição de cios (pós-serviço ou falha na identificação) e abortos".

A boa condição corporal é indispensável para que o cio aconteça

Diante dessa realidade, os especialistas enfatizam a importância da nutrição animal e do manejo sanitário. De acordo com eles, a redução do intervalo entre partos pode ser obtida com um eficiente programa sanitário preventivo associado a uma alimentação adequada, ao longo de toda a vida, da fase jovem à adulta. Entretanto, nem sempre é viável economicamente para o pecuarista fornecer essas condições alimentares. Nesse caso, a recomendação é utilizar uma alimentação estratégica, ou seja, fornecer alimentos de melhor qualidade em determinados períodos, mais propícios para a síntese de reservas corporais, como no início e no final da lactação, bem como no período seco.

Mas, a redução de intervalo entre partos também requer atenção a outros procedimentos fundamentais, entre eles:

Garantir o cio


É preciso que a vaca apresente cio até 60 dias após o parto. E para isso ela deverá: Ter boa condição corporal e manter ou perder pouco peso até dois meses pós-parto. "Essas condições são essenciais e indispensáveis para o rápido reinício da atividade ovariana pós-parto que, juntamente com a involução uterina, influenciam o período de serviço e, em consequência, o intervalo entre partos", explicam os especialistas.

Portanto, é de suma importância que as vacas não apresentem subnutrição. Contudo, os professores do curso alertam para o cuidado com o excesso da gordura corporal. Um exemplo é a vaca da raça holandesa, ela não deve parir excessivamente gorda, porque a rápida e acentuada mobilização de gordura nos primeiros 30 dias depois do parto, provocada por déficit energético, pode induzir o aparecimento de cetose.

A redução pode ser obtida com um programa sanitário preventivo associado a uma alimentação adequada

Identificar o cio

Outra ação importante é identificar o cio. Não é suficiente que ele ocorra precocemente após o parto. Sobre isso, o curso traz a seguinte alerta com a citação: "É necessário que esse cio seja identificado, em fazendas que utilizam inseminação artificial e monta controlada, para serem aproveitados. Nessas fazendas, é indispensável a implantação de cios, pelo uso de rufião, grupo de vacas vazias, buçal marcador, Kamar, etc. Estudos conduzidos em fazendas particulares mostram perdas de até 47,3% dos cio (Ferreira, 1991)".

Há mais etapas e cuidados fundamentais no processo de redução do intervalo entre partos. Acesse o curso Técnicas Simples para Produzir Mais Leite e Mais Bezerros e obtenha mais informações a respeito desse e de outros tópicos, como raças e cruzamentos, melhoramento genético, medidas de eficiência reprodutiva, desmame dos bezerros, entre outros. Confira!

Por Luci Silva

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

wilton jabes ladeia

22 de dez. de 2012

Quero saber por que meus bovinos de leite está com intervalo acima de 5 meses, outra pergunta qual o sal mineral indicado para meu gado que produz em 10 litro/dia,na lactação e período seco, criado nas águas com pastagem e na seca com ração.

Resposta do Portal Cursos CPT

26 de dez. de 2012

Olá, Wilton!

Ficamos felizes por sua visita e comentário em nosso site.

Recomendamos que procure um técnico em sua cidade ou região para mais informações sobre o manejo alimentar bovino.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Ednei Aparecido Veloso Ribeiro

20 de jun. de 2012

Entrei na página de inseminação achei muito interessante a parte da inseminaçao. gostaria de fazer um curso e o meu sonho e trabalhar com animais. Obrigado Agradeço se houver uma oportunidade.

Resposta do Portal Cursos CPT

21 de jun. de 2012

Olá, Ednei!

Nossas consultoras entrarão em contato, para fornecer mais informações referentes ao Curso Inseminação Artificial em Bovinos.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?