WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Como determinar a qualidade dos nutrientes nos alimentos para animais?

A determinação da qualidade dos alimentos, sejam eles volumosos ou concentrados, é feita por meio de quatro parâmetros


A qualidade dos alimentos para animais, sejam volumosos ou concentrados, é determinada por meio de quatro parâmetros principais: Fibra em Detergente Neutro (FDN), Proteína Bruta (PB), Nutrientes Digestíveis Totais (NDT) e Taxa de Digestão,  explica o Prof. Juliano Ricardo Resende, do Curso CPT Alimentação de Vacas Leiteiras - Em Pasto e em Confinamento.

O teor de fibra indica a quantidade de celulose e outros componentes da parede celular dos vegetais presentes no alimento analisado.


• Volumoso: Classificado assim se a quantidade de fibra for maior que 18%.


• Concentrado: Classificado assim se a quantidade de fibra for menor que 18%.


Para essa classificação, utiliza-se o valor de Fibra Bruta (FB).

Os volumosos têm alto teor de umidade (exceto os fenos) e são consumidos em grande quantidade, sendo compostos principalmente por forrageiras. Já os concentrados apresentam baixa umidade e, consequentemente, maior concentração de nutrientes por unidade de peso, como os grãos.


O teor de Proteína Bruta (PB) de um alimento indica o percentual de proteínas disponíveis, conforme a análise química da matéria seca. Este parâmetro abrange toda a proteína presente na dieta e é utilizado para determinar o valor proteico dos alimentos. Por outro lado, a Proteína Metabolizável (PM) refere-se à proteína que, após os processos de digestão no pré-estômago, estômago verdadeiro e intestino delgado, pode ser absorvida e metabolizada pelo animal. A nutrição de precisão utiliza a PM, e não a PB, para formular dietas.

Os Nutrientes Digestíveis Totais (NDT) indicam o valor energético do alimento, considerando a energia obtida de carboidratos, proteínas e lipídeos. Esse valor é relacionado às exigências dos animais conforme o sistema utilizado, como o do National Research Council (NRC).

Outros importantes conceitos de nutrição são importantes para quem deseja trabalhar a alimentação de um rebanho com precisão. A energia, que permite a realização de atividade física e processos metabólicos, é dividida em quatro tipos:

• Energia Bruta (EB): Calor total produzido pela queima do alimento.


• Energia Digestível (ED): Proporção de energia do alimento que não é recuperada nas fezes, tendo sido digerida e absorvida pelo animal.


• Energia Metabolizável (EM): Obtida pela diferença entre a ED e as perdas de energia pela urina, produção de gases no rúmen e outras fontes endógenas. Representa a porção de energia utilizada pelo animal.


• Energia Líquida (EL): Fração da energia do alimento disponível para o animal, calculada subtraindo as perdas nos processos de digestão, fermentação e metabolismo da Energia Metabolizável (EM).


Como determinar a qualidade dos nutrientes nos alimentos para animais?

Descubra o segredo para o sucesso na criação de gado de leite! O Curso CPT Alimentação de Vacas Leiteiras - Em Pasto e em Confinamento oferece conhecimento de ponta, prático e confiável para você se destacar no mercado. Invista em você. Invista em conhecimento.

Deixe seu comentário abaixo!

Conheça agora os Cursos da Área de Gado de Leite.
Por: Thiago de Faria

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?