
Um dos parasitas que mais causam prejuízo à pecuária de corte ou de leite é a mosca-do-chifre. Sua população aumenta rapidamente com o início do período de chuvas e causa grande irritação nos animais, que ficam inquietos, tentando espantá-las. As moscas, geralmente, ficam na região da cernelha, próximo ao pescoço dos animais, têm preferência por animais de pelagem preta, e, se tiver entre o rebanho, por macho inteiro.
Quando o animal defeca, as fêmeas da mosca pousam no bolo fecal, onde deixam seus ovos. Em seguida, retornam ao animal e voltam a picá-lo. “A infestação por essas moscas dura praticamente 24 horas, causando sofrimento e dor ao rebanho, por meio de suas picadas. Quando sob o ataque das moscas, o rebanho tende a ficar mais agrupado, e evita pastar, pois os animais perdem boa parte do seu tempo tentando espantar os insetos”, afirma Prof. Leonardo Cotta Quintão, do Curso CPT Como Implementar o Plano de Qualificação de Fornecedores de Leite para Atender à IN 77.
No período em que o rebanho fica sem pastar, há acentuada queda da produção de leite e de ganho de peso animal. A infestação por moscas do chifre ocorre, geralmente, em períodos quentes e úmidos do ano, ou seja, no verão. Como o crescimento da população desse inseto é muito acentuado, nessa estação do ano ocorrem surtos de ataque ao gado.
Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:
- O que diz a IN77 sobre o armazenamento do leite na propriedade?
- Afinal, qual é o objetivo da IN 77?
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT da área Gado de Leite.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.