WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Semana do Campo CPT!
Cursos da Área Curso Inseminação Artificial em Bovinos - Convencional e em Tempo Fixo Curso Fabricação de Ração na Fazenda Curso Planejamento Alimentar em Sistema de Pastejo - Para Gado de Leite e Corte Curso Alimentação de Vacas Leiteiras em Pasto e em Confinamento Curso Enquanto o Veterinário Não Chega - Atendimento a Bovinos Curso Produção de Leite em Pasto Curso Prevenção e Controle de Mastite Curso Melhoramento Genético de Gado de Leite Curso Pastoreio de Lotação Rotacionada para Gado de Leite e Corte Curso Manejo da Vaca Gestante no Parto e Pós-Parto Curso Como Produzir Mais Leite e Mais Bezerras Curso Bezerras de Raças Leiteiras - Do Nascimento ao Desaleitamento Curso Cana Ureia - Alimento de Baixo Custo para Bovinos Curso Conforto Animal para Maior Produção de Leite Curso Sistema Superintensivo de Produção de Leite em Pasto Curso Ordenha Mecânica Curso Shamballah - O Segredo da Alta Produtividade Leiteira Curso Produção de Leite em Confinamento Curso Controle de Carrapato, Berne e Mosca-dos-Chifres Curso Recria de Novilhas para Produção de Leite Curso Formação e Manejo de Capineira Curso Sistemas Silvipastoris - Consórcio de Árvores e Pastagens Curso Criação de Bezerros de Raças Leiteiras para Corte Curso Manejo Homeopático para Gado de Leite Curso Pastejo Rotativo em Capim-Elefante Curso Produção de Leite Orgânico Curso Pastoreio Voisin para Gado de Leite Curso Vacas Meio-Sangue para Produção de Leite Curso Manejo Sanitário de Bovinos para Produção Orgânica de Leite Curso Avaliação, Julgamento e Preparo de Vacas Leiteiras para Eventos Curso Produção de Vitelos Áreas Afins 30Gado de Corte 17Pastagens e Alimentação Animal Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

Bezerras em aleitamento merecem cuidados especiais. Conheça-os

Com o intuito de melhorar a sanidade das bezerras em aleitamento, são estabelecidos quatro requisitos fundamentais: ventilação, isolamento térmico, conforto e custo-benefício

Bezerras em aleitamento merecem cuidados especiais. Conheça-os   Artigos Cursos CPT

 

Com o intuito de melhorar a sanidade e a produtividade das bezerras, são estabelecidos quatro requisitos fundamentais a serem observados: ventilação, isolamento térmico, conforto e custo-benefício. As bezerras em aleitamento são tradicionalmente abrigadas em bezerreiros individuais, que são gaiolas cobertas fabricadas de metal, madeira ou de outro material disponível na propriedade. Deve conter cochos para ração, volumoso e feno, como também bebedouros para água e para leite.

Essa instalação deve ser planejada de forma a proteger os animais dos efeitos deletérios do ambiente, como vento, variações de temperatura, exposição excessiva ao sol e umidade relativa do ar. Deve ser projetada de forma a proporcionar conforto e manter a sanidade das bezerras. Para isso, pode-se introduzir palhada para forrar o chão, o que aumenta o aquecimento e protege os animais do piso (esta palhada deve ser trocada periodicamente, sempre que molhada, para evitar umidade no bezerreiro); lavar os cochos e bebedouros, para evitar a proliferação de fungos e bactérias; e retirar alimentos velhos e refugados.

“Manter a higiene e a sanidade dos animais é fundamental para minimizar o aparecimento de doenças e diminuir a taxa de mortalidade, consequentemente, otimizando a eficiência da criação”, afirma Adilson de Paula Almeida Aguiar, professor do Curso a Distância CPT Produção de Leite em Pasto, em Livro+DVD e Curso Online.

Abrigos individuais


Os abrigos individuais devem ser projetados de forma que recebam a incidência do sol nascente e que, em contrapartida, possuam uma estrutura que mantenha os animais protegidos do vento e da chuva. Para isso, deve ser feito um estudo prévio sobre a incidência de ventos e chuvas predominantes. A área escolhida para a construção do setor dos bezerreiros deve ser bem drenada, de preferência coberta por uma vegetação que seja de pequeno porte e que tenha crescimento rasteiro. O bezerreiro deve promover o isolamento físico do animal. Entende-se por isolamento físico impedir o contato entre bezerras, uma vez que o contato entre animais jovens e de sistema imunológico pouco desenvolvido pode disseminar doenças e aumentar o risco de infecções cruzadas.

Setor coletivo de cria


Existe, ainda, a possibilidade de se construir o setor de cria de forma coletiva, em vez de individual. Nesse sistema, são alojados, em baias, grupos de animais por um período variado. Essas baias precisam contar com equipamentos como bebedouros, sendo os mais comuns para este setor os confeccionados de plástico com boia protegida. Esses bebedouros podem ser confeccionados na propriedade ou comprados prontos e são importantes para garantir suprimento contínuo de água para os animais. Os cochos também podem ser confeccionados na propriedade, utilizando-se, para isso, meio tambor de plástico, pelo qual se ofertará suplementação concentrada.

As baias podem ser instaladas em um galpão, de forma a abrigar diversos lotes em diversas baias. As laterais do galpão devem ser abertas, e as divisórias internas e externas podem ser feitas de réguas de madeira ou de outro material que consiga conter os animais, sem machucá-los. No piso, deve-se forrar uma cama de material inerte, como casca de pinos, de forma a aumentar o conforto e manter a temperatura dos animais em noites frias.

Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Gado de Leite.
Por Silvana Teixeira.

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!