WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Torne realidade o sonho de viver do que você ama! 20% OFF nos cursos online + 5% OFF pagando no cartão
Cursos da Área Curso Inseminação Artificial em Bovinos - Convencional e em Tempo Fixo Curso Fabricação de Ração na Fazenda Curso Planejamento Alimentar em Sistema de Pastejo - Para Gado de Leite e Corte Curso Alimentação de Vacas Leiteiras em Pasto e em Confinamento Curso Enquanto o Veterinário Não Chega - Atendimento a Bovinos Curso Produção de Leite em Pasto Curso Prevenção e Controle de Mastite Curso Pastoreio de Lotação Rotacionada para Gado de Leite e Corte Curso Melhoramento Genético de Gado de Leite Curso Manejo da Vaca Gestante no Parto e Pós-Parto Curso Como Produzir Mais Leite e Mais Bezerras Curso Bezerras de Raças Leiteiras - Do Nascimento ao Desaleitamento Curso Conforto Animal para Maior Produção de Leite Curso Cana Ureia - Alimento de Baixo Custo para Bovinos Curso Sistema Superintensivo de Produção de Leite em Pasto Curso Ordenha Mecânica Curso Shamballah - O Segredo da Alta Produtividade Leiteira Curso Produção de Leite em Confinamento Curso Controle de Carrapato, Berne e Mosca-dos-Chifres Curso Recria de Novilhas para Produção de Leite Curso Formação e Manejo de Capineira Curso Sistemas Silvipastoris - Consórcio de Árvores e Pastagens Curso Criação de Bezerros de Raças Leiteiras para Corte Curso Pastejo Rotativo em Capim-Elefante Curso Manejo Homeopático para Gado de Leite Curso Produção de Leite Orgânico Curso Pastoreio Voisin para Gado de Leite Curso Manejo Sanitário de Bovinos para Produção Orgânica de Leite Curso Vacas Meio-Sangue para Produção de Leite Curso Avaliação, Julgamento e Preparo de Vacas Leiteiras para Eventos Curso Produção de Vitelos Áreas Afins 30Gado de Corte 17Pastagens e Alimentação Animal Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

Baby beef é fator de agregação de renda para o produtor de leite

Com modo de produção diferenciado, a vitela, ou "baby-beef", tornou-se símbolo de sofisticação, sendo muito utilizada nas gastronomias francesa e italiana

 Vitelos são bovinos machos obtidos de bezerros abatidos em até 20 semanas de idade.

Vitelos são bovinos machos jovens, obtidos de bezerros abatidos em até 20 semanas de idade, geralmente de origem leiteira, a maioria deles Holandeses, alimentados exclusivamente com leite e/ou sucedâneos do leite. O sistema de produção de animais precoces é um desafio, em razão das elevadas exigências nutricionais apresentadas, por causa da alta deposição de músculos e do crescimento dos ossos. Desse modo, é necessário utilizar dietas com elevada densidade energética e proteica, para poder alcançar o peso de carcaça ideal e a quantidade mínima de gordura de cobertura.

O mercado exige bezerros de boa conformação, apresentando cobertura fina de gordura. Esses, quando bem acabados, terão um depósito razoável de gordura na inserção da cauda, cobrindo os músculos intercostais. A carne tem de ser branca, obtida somente em animais anêmicos, por meio de controle rigoroso do ferro na dieta.  A cor clara da carne é uma das principais preocupações durante o processo de produção, uma vez que é o critério que define a qualidade e o preço no mercado. Ela também se caracteriza pela maciez e pelo sabor brando, quando comparada a outros tipos de carne bovina.

O aproveitamento dos macho leiteiro apresenta-se potencialmente como fator de agregação de renda para o produtor de leite que explora raças puras ou com alto grau de cruzamento, sobretudo em pequenas e médias propriedades. Vários trabalhos de pesquisa têm verificado que esses animais apresentam potencial para ganho de peso, em virtude de sua precocidade e eficiência alimentar, com elevado rendimento e qualidade de carcaça.

A exploração econômica desses animais deve ser fundamentada em uma série de estratégias que visem aumentar o ganho de peso, sem, contudo, onerar o custo de sua criação. Desse modo, esses animais poderiam proporcionar boa fonte de renda, principalmente se forem vendidos a um mercado consumidor diferenciado, localizado basicamente nos grandes centros urbanos, onde podem ser pagos preços mais elevados por uma carne nobre e de melhor qualidade.

No curso “Produção de Vitelos – Alternativa para aumentar a renda do produtor de leite”, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, são apresentadas técnicas desenvolvidas pela Embrapa Gado de Leite para produção desses animais que apresentam carne branca e macia, muito apreciada pela cozinha brasileira e internacional. Nele você receberá informações do professor Doutor José Henrique Bruschi, pesquisador da Embrapa, da professora Doutora Rosane Scatamburlo Lizieire e do professor Doutor Pedro Afonso Moreira Alves, ambos pesquisadores da PESAGRO-RJ, com participação da zootecnista e Mestre em genética e melhoramento animal Patricia Tristão Mendonça.

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV – Universidade On-Line de Viçosa, filiada mantenedora da ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.

A carne de vitela também apresenta-se como boa alternativa de consumo, visto que atende às exigências de produtos saudáveis e de qualidade, além dos novos padrões de criação dentro de normas de bem estar animal. Trata-se de carne praticamente isenta de cobertura de gordura, macia e com moderado grau de marmorização.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Dhiego Raphael Ribeiro de Paula

7 de jan de 2019

Tenho uma pequena propriedade e gostaria de vender meus bezerros para a produção de carne de vitela. Gostaria de saber algum contato e como faço para comercializar os mesmos? No aguardo, Dhiego Raphael

Resposta do Portal Cursos CPT

7 de jan de 2019

Olá Dhiego,

Agradecemos a visita e comentário em nosso site. Infelizmente não temos nenhum contato para indicar.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto

Helena Gonçalves

14 de out de 2013

Tenho um pequeno sítio e queria criar vitelo, queria saber como obter informações. Qual seria meu investimento, como é o mercado e mais informações a respeito. Grata! Helena.

Resposta do Portal Cursos CPT

15 de out de 2013

Olá, Helena!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Nossas consultoras entrarão em contato com mais informações sobre a produção de vitelos.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!