WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Avaliação dos animais na pecuária de leite é importante para a valorização do rebanho

Participar de exposições e ter animais premiados valoriza muito os animais vencedores, como todo plantel do produtor de leite

https://cptstatic.s3.amazonaws.com/imagens/enviadas/materias/materia2248/m-avaliacao-gado-leiteiro.JPG

Na seleção dos melhores animais, algumas características de tipo estão correlacinadas com a produção leiteira.

O melhoramento genético visa conseguir, de alguma forma, fazer com que os animais de um rebanho leiteiro tenham, cada vez mais, características positivas de produção. Isso pode ser feito utilizando-se técnicas que vão interferir no processo de reprodução, para que a herança de características positivas seja maior que a de negativas, por meio de duas técnicas básicas: seleção e cruzamentos.

O cruzamento busca vantagens oferecidas pelo vigor hibrido, que acontece quando animais de duas racas diferentes são acasalados, e cujos descendentes se apresentam superiores. Já a seleção é um processo no qual um determinado indivíduo de uma população é escolhido para produzir descendentes.

Em gado de leite, podemos dizer que a seleção de uma vaca é feita com base na sua capacidade provável de produção, que depende de uma análise dos registros produtivos ao longo de sua vida, e também de seus descendentes. Entretanto, determinadas características de tipo estão correlacionadas com a produção leiteira.

 A avaliação de tipo é  um processo de analise das características morfológicas externas dos animais, que vai permitir a identificação dos tipos biológicos que possam ser criados e produzam leite de forma eficiente nas condições de criação da maior parte das propriedades. A conformação tem um papel importante na exploração econômica de um animal, porque influi na capacidade produtiva, na longevidade e no valor comercial.

Dentre as características de tipo, a conformação do úbere e aprumos conferem vida produtiva mais longa ao animal.  A forma e inserção do úbere e das tetas são importantes para facilitar a ordenha e podem ser considerados, apesar de terem baixa correlação com a produção.

Participar de exposições e ter animais premiados nos julgamentos valoriza muito os animais vencedores, como todo plantel do produtor de leite.

O curso “Avaliação, Julgamento e Preparo de Vacas Leiteiras para Eventos”, elaborado  pelo CPT – Centro de Produções Técnicas,  mostra como proceder para avaliação fenotípica dos animais leiteiros, abordando os assuntos: introdução à avaliação de tipo, avaliação em pista, preparação de animais para julgamento em pista, como proceder à avaliação para compra de animais, como avaliar para melhorar o seu rebanho. Nele você receberá informações dos pesquisadores Dr. Marcus Cordeiro Durães e Dr. José Henrique Bruschi, ambos da Embrapa - Gado de Leite.

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV – Universidade On-line de Viçosa, filiada mantenedora da ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.

Participar de exposições e ter animais premiados nos julgamentos valoriza muito os animais vencedores, como todo plantel do produtor de leite. Portanto, é importante que os produtores conheçam bem como prepará-los para julgamento e as técnicas e detalhes da avaliação.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!