WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Black Friday 30%OFF nos cursos online 15% OFF nos cursos em livro+DVD + 5% OFF extra no cartão de crédito
Cursos da Área Curso Inseminação Artificial em Bovinos - Convencional e em Tempo Fixo Curso Fabricação de Ração na Fazenda Curso Planejamento Alimentar em Sistema de Pastejo - Para Gado de Leite e Corte Curso Alimentação de Vacas Leiteiras em Pasto e em Confinamento Curso Enquanto o Veterinário Não Chega - Atendimento a Bovinos Curso Produção de Leite em Pasto Curso Prevenção e Controle de Mastite Curso Pastoreio de Lotação Rotacionada para Gado de Leite e Corte Curso Melhoramento Genético de Gado de Leite Curso Manejo da Vaca Gestante no Parto e Pós-Parto Curso Como Produzir Mais Leite e Mais Bezerras Curso Bezerras de Raças Leiteiras - Do Nascimento ao Desaleitamento Curso Conforto Animal para Maior Produção de Leite Curso Cana Ureia - Alimento de Baixo Custo para Bovinos Curso Sistema Superintensivo de Produção de Leite em Pasto Curso Ordenha Mecânica Curso Shamballah - O Segredo da Alta Produtividade Leiteira Curso Produção de Leite em Confinamento Curso Controle de Carrapato, Berne e Mosca-dos-Chifres Curso Recria de Novilhas para Produção de Leite Curso Formação e Manejo de Capineira Curso Sistemas Silvipastoris - Consórcio de Árvores e Pastagens Curso Criação de Bezerros de Raças Leiteiras para Corte Curso Pastejo Rotativo em Capim-Elefante Curso Manejo Homeopático para Gado de Leite Curso Produção de Leite Orgânico Curso Pastoreio Voisin para Gado de Leite Curso Manejo Sanitário de Bovinos para Produção Orgânica de Leite Curso Vacas Meio-Sangue para Produção de Leite Curso Avaliação, Julgamento e Preparo de Vacas Leiteiras para Eventos Curso Produção de Vitelos Áreas Afins 30Gado de Corte 17Pastagens e Alimentação Animal Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

Avaliação dos animais na pecuária de leite é importante para a valorização do rebanho

Participar de exposições e ter animais premiados valoriza muito os animais vencedores, como todo plantel do produtor de leite

https://cptstatic.s3.amazonaws.com/imagens/enviadas/materias/materia2248/m-avaliacao-gado-leiteiro.JPG

Na seleção dos melhores animais, algumas características de tipo estão correlacinadas com a produção leiteira.

O melhoramento genético visa conseguir, de alguma forma, fazer com que os animais de um rebanho leiteiro tenham, cada vez mais, características positivas de produção. Isso pode ser feito utilizando-se técnicas que vão interferir no processo de reprodução, para que a herança de características positivas seja maior que a de negativas, por meio de duas técnicas básicas: seleção e cruzamentos.

O cruzamento busca vantagens oferecidas pelo vigor hibrido, que acontece quando animais de duas racas diferentes são acasalados, e cujos descendentes se apresentam superiores. Já a seleção é um processo no qual um determinado indivíduo de uma população é escolhido para produzir descendentes.

Em gado de leite, podemos dizer que a seleção de uma vaca é feita com base na sua capacidade provável de produção, que depende de uma análise dos registros produtivos ao longo de sua vida, e também de seus descendentes. Entretanto, determinadas características de tipo estão correlacionadas com a produção leiteira.

 A avaliação de tipo é  um processo de analise das características morfológicas externas dos animais, que vai permitir a identificação dos tipos biológicos que possam ser criados e produzam leite de forma eficiente nas condições de criação da maior parte das propriedades. A conformação tem um papel importante na exploração econômica de um animal, porque influi na capacidade produtiva, na longevidade e no valor comercial.

Dentre as características de tipo, a conformação do úbere e aprumos conferem vida produtiva mais longa ao animal.  A forma e inserção do úbere e das tetas são importantes para facilitar a ordenha e podem ser considerados, apesar de terem baixa correlação com a produção.

Participar de exposições e ter animais premiados nos julgamentos valoriza muito os animais vencedores, como todo plantel do produtor de leite.

O curso “Avaliação, Julgamento e Preparo de Vacas Leiteiras para Eventos”, elaborado  pelo CPT – Centro de Produções Técnicas,  mostra como proceder para avaliação fenotípica dos animais leiteiros, abordando os assuntos: introdução à avaliação de tipo, avaliação em pista, preparação de animais para julgamento em pista, como proceder à avaliação para compra de animais, como avaliar para melhorar o seu rebanho. Nele você receberá informações dos pesquisadores Dr. Marcus Cordeiro Durães e Dr. José Henrique Bruschi, ambos da Embrapa - Gado de Leite.

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV – Universidade On-line de Viçosa, filiada mantenedora da ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.

Participar de exposições e ter animais premiados nos julgamentos valoriza muito os animais vencedores, como todo plantel do produtor de leite. Portanto, é importante que os produtores conheçam bem como prepará-los para julgamento e as técnicas e detalhes da avaliação.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!