WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Torne realidade o sonho de viver do que você ama! 20% OFF nos cursos online + 5% OFF pagando no cartão
Cursos da Área Curso Inseminação Artificial em Bovinos - Convencional e em Tempo Fixo Curso Fabricação de Ração na Fazenda Curso Planejamento Alimentar em Sistema de Pastejo - Para Gado de Leite e Corte Curso Alimentação de Vacas Leiteiras em Pasto e em Confinamento Curso Enquanto o Veterinário Não Chega - Atendimento a Bovinos Curso Produção de Leite em Pasto Curso Prevenção e Controle de Mastite Curso Pastoreio de Lotação Rotacionada para Gado de Leite e Corte Curso Melhoramento Genético de Gado de Leite Curso Manejo da Vaca Gestante no Parto e Pós-Parto Curso Como Produzir Mais Leite e Mais Bezerras Curso Bezerras de Raças Leiteiras - Do Nascimento ao Desaleitamento Curso Conforto Animal para Maior Produção de Leite Curso Cana Ureia - Alimento de Baixo Custo para Bovinos Curso Sistema Superintensivo de Produção de Leite em Pasto Curso Ordenha Mecânica Curso Shamballah - O Segredo da Alta Produtividade Leiteira Curso Produção de Leite em Confinamento Curso Controle de Carrapato, Berne e Mosca-dos-Chifres Curso Recria de Novilhas para Produção de Leite Curso Formação e Manejo de Capineira Curso Sistemas Silvipastoris - Consórcio de Árvores e Pastagens Curso Criação de Bezerros de Raças Leiteiras para Corte Curso Pastejo Rotativo em Capim-Elefante Curso Manejo Homeopático para Gado de Leite Curso Produção de Leite Orgânico Curso Pastoreio Voisin para Gado de Leite Curso Manejo Sanitário de Bovinos para Produção Orgânica de Leite Curso Vacas Meio-Sangue para Produção de Leite Curso Avaliação, Julgamento e Preparo de Vacas Leiteiras para Eventos Curso Produção de Vitelos Áreas Afins 30Gado de Corte 17Pastagens e Alimentação Animal Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

Aprenda a antecipar a idade de parto das novilhas

O fornecimento de colostro de qualidade tem papel fundamental no desenvolvimento das novilhas

Gado de leite - imagem ilustrativa

Beatriz Lopes, professora do Curso CPT Como Produzir Mais Leite e Mais Bezerras, explica que a rentabilidade dos pecuaristas de leite está vinculada diretamente à produção de leite, ao número de parições, à venda de bezerras, novilhas e vacas excedentes. Para que o manejo da reprodução seja eficiente, é necessário que as fêmeas gerem uma cria a cada 12-13 meses. Para isso, são necessárias ações de manejo a serem colocadas em prática na rotina da fazenda, com o objetivo de reduzir o intervalo entre partos de cada fêmea.

Em se tratando de gado de leite, é vital estar atento ao manejo diário e nutricional logo após o parto, no intuito de conseguir reduzir a idade ao primeiro parto das novilhas e aumentar a produtividade dos animais em lactação.

O colostro

Garantir o colostro aos animais recém-nascidos é o primeiro passo para certificar o correto desenvolvimento e o alcance dos melhores índices de desempenho. Estudos mostram que o fornecimento dele nas primeiras horas de vida garante imunidade aos bezerros, uma vez que não recebem anticorpos via placenta.

Graças às imunoglobinas presentes no colostro, eles ficam imunes a agentes patológicos presentes no ambiente onde são criados. A colostragem, além de produzir efeitos na idade ao primeiro parto, também pode garantir animais mais fortes para a reprodução.

Esse processo não custa nada ao produtor, pelo contrário, só traz benefícios. Garantindo um manejo adequado da colostragem, é possível obter um plantel com novilhas prontas para o primeiro parto aos dois anos de idade.

A colostragem

Tendo em vista essa importância, é fundamental controlar a qualidade e quantidade de colostro que o animal recém-nascido receberá. Como? O ideal é que se ordenhe a vaca recém-parida para verificar esses aspectos, fornecendo o colostro à bezerra depois, o que é feito comumente com a mamadeira.

Em relação à quantidade, é ideal que recebem de 3 a 4 litros de colostro. A qualidade pode ser avaliada a partir de dois instrumentos: densímetro ou refratômetro. Contudo, o criador deve acompanhar o parto, pois o colostro deve ser dado nas seis primeiras horas de vida, período em que o intestino do animal ainda possui capacidade de absorver os anticorpos presentes nele.

Também é possível que o consumo seja feito de forma direta, isto é, da bezerra na vaca, mas isso inviabiliza a análise de quantidade e qualidade. Porém, seja na forma direta, seja após a análise, a colostragem é indicada para todas as criações.

Garantindo a qualidade do colostro

30 dias antes o parto, a vaca começa a produzir o colostro, sendo fundamental oferecer, nesse período, alimentação adequada e rica em nutrientes, objetivando aumentar a qualidade dele. Mais além, aplicar vacinas contra as doenças que afetam os bezerros também auxilia no enriquecimento do colostro com anticorpos específicos.

O teste de qualidade, realizado com os instrumentos mencionados acima, é rápido e fácil, atendendo à necessidade de que o colostro seja oferecido em até 6 horas após o nascimento, para melhor absorção de suas propriedades.

Os benefícios produzidos pelo fornecimento de um colostro de qualidade são muitos: aumento de produção, animais adoecem menos, ganham mais peso por dia e crescem mais, reduzindo a idade ao primeiro parto e produzindo mais leite na primeira lactação.

Fazendas que possuem controle mais rígido quanto à quantidade e qualidade do colostro, podem criar um banco de colostro com o que houver de excedente, caso seja de qualidade, armazenando-o em freezers e oferecendo-o a animais cujas mães não tenham produzido colostro em quantidade ou qualidade adequadas.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Bovinos de Leite:

Como Produzir Mais Leite e Mais Bezerras
Manejo da Vaca Gestante no Parto e Pós-parto
Recria de Novilhas para a Produção de Leite

Fonte: IEPEC – iepec.com
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!