WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Aprenda a antecipar a idade de parto das novilhas

O fornecimento de colostro de qualidade tem papel fundamental no desenvolvimento das novilhas

Gado de leite - imagem ilustrativa

Beatriz Lopes, professora do Curso CPT Como Produzir Mais Leite e Mais Bezerras, explica que a rentabilidade dos pecuaristas de leite está vinculada diretamente à produção de leite, ao número de parições, à venda de bezerras, novilhas e vacas excedentes. Para que o manejo da reprodução seja eficiente, é necessário que as fêmeas gerem uma cria a cada 12-13 meses. Para isso, são necessárias ações de manejo a serem colocadas em prática na rotina da fazenda, com o objetivo de reduzir o intervalo entre partos de cada fêmea.

Em se tratando de gado de leite, é vital estar atento ao manejo diário e nutricional logo após o parto, no intuito de conseguir reduzir a idade ao primeiro parto das novilhas e aumentar a produtividade dos animais em lactação.

O colostro

Garantir o colostro aos animais recém-nascidos é o primeiro passo para certificar o correto desenvolvimento e o alcance dos melhores índices de desempenho. Estudos mostram que o fornecimento dele nas primeiras horas de vida garante imunidade aos bezerros, uma vez que não recebem anticorpos via placenta.

Graças às imunoglobinas presentes no colostro, eles ficam imunes a agentes patológicos presentes no ambiente onde são criados. A colostragem, além de produzir efeitos na idade ao primeiro parto, também pode garantir animais mais fortes para a reprodução.

Esse processo não custa nada ao produtor, pelo contrário, só traz benefícios. Garantindo um manejo adequado da colostragem, é possível obter um plantel com novilhas prontas para o primeiro parto aos dois anos de idade.

A colostragem

Tendo em vista essa importância, é fundamental controlar a qualidade e quantidade de colostro que o animal recém-nascido receberá. Como? O ideal é que se ordenhe a vaca recém-parida para verificar esses aspectos, fornecendo o colostro à bezerra depois, o que é feito comumente com a mamadeira.

Em relação à quantidade, é ideal que recebem de 3 a 4 litros de colostro. A qualidade pode ser avaliada a partir de dois instrumentos: densímetro ou refratômetro. Contudo, o criador deve acompanhar o parto, pois o colostro deve ser dado nas seis primeiras horas de vida, período em que o intestino do animal ainda possui capacidade de absorver os anticorpos presentes nele.

Também é possível que o consumo seja feito de forma direta, isto é, da bezerra na vaca, mas isso inviabiliza a análise de quantidade e qualidade. Porém, seja na forma direta, seja após a análise, a colostragem é indicada para todas as criações.

Garantindo a qualidade do colostro

30 dias antes o parto, a vaca começa a produzir o colostro, sendo fundamental oferecer, nesse período, alimentação adequada e rica em nutrientes, objetivando aumentar a qualidade dele. Mais além, aplicar vacinas contra as doenças que afetam os bezerros também auxilia no enriquecimento do colostro com anticorpos específicos.

O teste de qualidade, realizado com os instrumentos mencionados acima, é rápido e fácil, atendendo à necessidade de que o colostro seja oferecido em até 6 horas após o nascimento, para melhor absorção de suas propriedades.

Os benefícios produzidos pelo fornecimento de um colostro de qualidade são muitos: aumento de produção, animais adoecem menos, ganham mais peso por dia e crescem mais, reduzindo a idade ao primeiro parto e produzindo mais leite na primeira lactação.

Fazendas que possuem controle mais rígido quanto à quantidade e qualidade do colostro, podem criar um banco de colostro com o que houver de excedente, caso seja de qualidade, armazenando-o em freezers e oferecendo-o a animais cujas mães não tenham produzido colostro em quantidade ou qualidade adequadas.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Bovinos de Leite:

Como Produzir Mais Leite e Mais Bezerras
Manejo da Vaca Gestante no Parto e Pós-parto
Recria de Novilhas para a Produção de Leite

Fonte: IEPEC – iepec.com
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?