
Se você é criador de vacas leiteiras e precisa melhorar o desempenho produtivo de seu rebanho, tenho uma dica que vai salvar a sua produção: aditivos nutricionais.
Isso mesmo. Os aditivos nutricionais são ingredientes adicionados em pequenas quantidades na dieta total dos bovinos, com a finalidade de otimizar o desempenho animal, explica Pedro Henrique de Araújo Carvalho, professor do Curso CPT Estratégias de Alimentação para Vacas em Pré-parto e Lactação.
Essa otimização pode se dar através de:
- Melhora da saúde, especialmente rumenal.
- Facilitar o processo de confecção do alimento.
- Melhora do desempenho animal.
- Aumento da palatabilidade dos alimentos, favorecendo a aceitação do alimento.
- Redução da incidência de doenças.
- Aumento da produção de leite.
Para animais que ainda não possuem dieta ajustada, acrescentar aditivos na alimentação não trará resultados satisfatórios em razão da sua dificuldade de utilização e também do seu custo elevado.
É importante frisar que os aditivos não resolvem problemas nutricionais, apenas melhoram o que já está bom, extraindo o máximo do potencial animal. Mas, afinal, quais são esses aditivos? Pois, bem, vamos a eles:
1) Tamponantes
Substâncias capazes de controlar o pH, uma vez que a alta taxa de fermentação aumenta a quantidade de ácidos graxos, reduzindo o Ph.
Bicarbonato
- Tamponante que possibilita maior controle do pH rumenal e da concentração de gordura no leite.
- Vantagens: baixo custo e fácil utilização.
- Muitas vezes já são inseridos no próprio núcleo mineral, o que facilita ainda mais a utilização.
- A inserção deve ser de 0,8 a 1% com base na matéria seca, representando cerca de 150 g a 250 g por animal/dia.
2) Monensina (antibiótico ionóforo)
- Possui ação seletiva sobre bactérias gram-positivas, causando a lise das suas células e levando-as à morte.
- Possibilita o aumento de bactérias gram-negativas, responsáveis por maior produção de ácido propiônico no rúmen. Isso reduz a produção de metano e, consequentemente, aumenta a eficiência de utilização dessas dietas, melhorando a saúde rumenal e levando à maior produção de leite.
- Em animais mais jovens, a sua utilização possui função anticoccidiostática, reduzindo a contaminação e incidência de outras enfermidades do trato gastrointestinal.
3) Óleos essenciais
- Por causa de proibições de uso da monensina em alguns países, têm surgido algumas alternativas para realizar a mesma função, como os óleos essenciais que são extratos de diferentes tipos de plantas, como pimenta, canela, orégano e cravo da índia.
- Essas substâncias causam a melhora do ambiente rumenal, favorecendo a dieta, a eficiência na produção de leite e a saúde rumenal, diminuindo a incidência de doenças.
4) Vitaminas
Biotina
- Melhora a produção de leite, aumentando-a em até 1 kg.
- Melhora a saúde dos cascos e reduz a incidência de enfermidades podais.
- Os resultados são em longo prazo, entre 5 a 8 meses.
- Recomendação de dosagem: até 20 mg por animal/dia.
Colina e niacina
- Produzidas pela flora microbiana.
- Quando adicionadas nas dietas, possuem efeito positivo, principalmente nos bovinos em períodos de transição do pós-parto imediato, os quais apresentam-se com balanço energético negativo.
- Aumentam a quantidade de VLDL (lipoproteína de baixa densidade), melhorando a saúde e diminuindo a incidência das enfermidades.
- A niacina, quando incluída em 12 mg por animal no pós-parto, apresenta efeitos positivos na saúde rumenal e consequentemente na produção de leite.
Gostou das nossas dicas? Leia a(s) matéria(s) abaixo e aprenda mais sobre o assunto:
- Lipídios na alimentação de vacas em lactação. Sim ou não? Muito ou pouco?
Um pouco mais sobre o que encontrar no Curso CPT? Assista ao vídeo!
Conheça os Cursos CPT da área Gado de Leite.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.