
O bem estar e a produtividade animal podem ser colocados em situação de risco devido a ação dos fatores ambientais que influenciam o comportamento animal. Cada animal possui comportamentos que são usados como ferramentas de adaptação ao meio ambiente.
O sistema produtivo animal é baseado em três itens principais: genética, alimentação e manejo. O manejo inclui muitos aspectos ligados à produção, entre eles: conforto ambiental, controle de doenças, programa reprodutivo e instalações para os animais.
Se o ambiente estiver desconfortável para o animal, pode acontecer o estresse calórico. "Seu efeito sobre os sistemas fisiológicos dos bovinos pode ser de tal magnitude que afeta a capacidade do animal de crescer, reproduzir e produzir eficientemente", explica o professor Aloisio Torres de Campos do curso Conforto Animal para Maior Produção de Leite
O ambiente quente afeta a fertilidade do gado de leite através da qualidade do sêmen, da atividade sexual da fêmea, da capacidade de concepção e da manutenção da gestação. Além disso, há alta mortalidade embrionária e alterações na expressão do estro, dificultando a identificação do cio, revertendo em grandes prejuízos financeiros para os produtores de leite.
Com manejo adequado pode-se diminuir a produção de calor do animal e aumentar a facilidade de dissipação de calor para o ambiente. Pode-se conseguir esses dois objetivos, em grande parte, pelo provimento de sombras ou redução na radiação solar incidente diretamente no animal.
Gostou dessa matéria? Quer saber mais sobre o Curso CPT?
Conheça os Cursos CPT da área Gado de Leite
Por Anna Luiza Mariquito
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.