
Em pastagem, a depreciação, na proporção da perda de sua potencialidade, tem capacidade limitada. Para efeito de custo, são feitas estimativas para o tempo de sua vida útil. Uma queda na produtividade das pastagens de aproximadamente 6% ao ano é atribuída à diminuição dos nutrientes no sistema da pastagem.
“Ocorre uma queda no potencial de produção das pastagens da ordem de 6% a 20% ao ano, devido aos erros de manejo, na adequação das taxas de lotação animal (subpastejo ou superpastejo) e a falta de adubação de manutenção”, afirma Mateus Contatto Caseta, professor do Curso a Distância CPT Gestão na Pecuária de Corte, em Livro+DVD e Curso Online.
Analisando-se os dados citados, observa-se que, nas pastagens, a referida queda na taxa de produção, de 6% a 20% ao ano, entre 5 e 16 anos, após a formação da pastagem, deixará a pastagem totalmente exaurida, se não manejada corretamente. Outros estudos consideram uma média de 20 anos de vida útil para as pastagens em sistemas brasileiros de produção.
Sob o ponto de vista contábil, a vida útil das pastagens no país é calculada de forma matemática, com base em dados médios reais. Entretanto, essa vida útil sofre influência de fatores como o clima, a taxa de lotação animal, fertilidade natural do solo, respeito ao período de descanso das forrageiras, entre outras práticas de manejo. Daí, pode se fornecer outras idades, de acordo com a realidade da propriedade.
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:
- O planejamento dos sistemas pastoris consiste em saber calcular para não faltar
- Índices de desempenho: grande segredo dos pecuaristas de sucesso
Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Gado de Corte.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.