WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Vai criar bezerros de corte? Saiba mais sobre taxa e peso de desmame

Todo pecuarista deve ter em mente que o grande objetivo da fase de cria na atividade pecuária é manejar os bezerros para que vivam com saúde, e cheguem ao desmame com o maior peso possível

Vai criar bezerros de corte? Saiba mais sobre taxa e peso de desmame   Artigos Cursos CPT

 

Todo pecuarista deve ter em mente que o grande objetivo da fase de cria na atividade pecuária é manejar os bezerros para que vivam com saúde, e cheguem ao desmame com o maior peso possível. Ele deverá levar em conta, basicamente, dois índices zootécnicos: a taxa de desmame e o peso à desmama.

“A taxa de desmame é o porcentual de bezerros desmamados em relação aos nascidos, um índice cujo porcentual deve se aproximar de cem o máximo possível. Já o peso à desmama é o índice que indica com quantos quilos um bezerro está sendo desmamado, ou seja, separado da vaca, e iniciando a recria. Deve ser o maior possível”, afirma Alexandre Lúcio Bizinoto, professor do Curso a Distância CPT Cria de Bezerros de Corte, em Livro+DVD e Curso Online.

A taxa de desmame é de grande importância, porque o custo de mantença e produção de uma vaca é pago pelo bezerro desmamado. Se o bezerro morre, o prejuízo é inevitável: o pecuarista teve uma vaca ocupando espaço, consumindo alimentos e medicamentos, exigindo manejo, durante um ano, sem trazer retorno. Por outro lado, é preciso lembrar o investimento feito no próprio bezerro, que varia conforme a idade de sua perda. Num rebanho bovino, baixas taxas de desmame, então, significam grande número de vacas sendo mantidas sem retorno.

O segundo índice, peso à desmama, deve ser analisado sob dois aspectos. Primeiro: bezerros mais pesados ao desmame têm mais facilidade para se adaptar à recria, e estarão em condições de atingir a fase de terminação mais rápido. Segundo: se a vaca teve um custo de manejo e seu bezerro pesa pouco ao desmame, o pecuarista estará despendendo recursos, mas obtendo um resultado inferior. O peso à desmama é fundamental para que a cria atinja, o quanto antes, o peso de abate, ou o primeiro serviço com menor idade possível.

Para fazer seu rebanho alcançar altas taxas de desmame e o máximo peso possível à desmama, o pecuarista deve conhecer os principais fatores críticos à produtividade do rebanho: a estacionalidade de produção de pastagens, o potencial genético do rebanho e as condições de saúde dos animais.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


- Pecuarista: 7 dicas para criar bezerros de corte com grande sucesso
Minha vaca acabou de parir. E agora, o que fazer?

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Gado de Corte.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!