WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Vacas gestantes: cuidados especiais 30 dias antes do parto

Considerando que a vaca prenha tem de ser observada de perto, para que, eventualmente, receba cuidados especiais, o pasto maternidade deverá ficar próximo à sede da fazenda

Vacas gestantes: cuidados especiais 30 dias antes do parto   Artigos CPT

A vaca gestante deve ser separada de outros animais e levada ao pasto maternidade, que nada mais é que uma área de pastagem de boa qualidade, com água, sombra, suplemento mineral adequado, servido para consumo à vontade, além de serem aplicadas as vacinas.

“Considerando que a vaca prenha tem de ser observada de perto, para que, eventualmente, receba cuidados especiais, o pasto maternidade deverá ficar próximo à sede da fazenda”, explica Alexandre Lúcio Bizinoto, professor do Curso CPT Cria de Bezerros de Corte. A fêmea deve ser colocada neste pasto cerca de 30 dias antes do parto previsto, aí permanecendo por cerca de 15 dias depois do parto.

O produtor deve estar atento á alta concentração de animais e ao tamanho dos pastos maternidade, tais características podem ocasionar pisoteios, roubo de bezerros e a aproximação dos bezerros de outras vacas que não as suas mães, prejudicando assim, as relações materno-filiais nas primeiras horas após o parto.

O tratador deve observar as fêmeas no pasto maternidade pelo menos uma vez ao dia. De preferência, na hora do parto, a matriz deve ser observada, pois a fêmea e o recém-nascido receberão a assistência necessária, imediatamente, como, por exemplo: cura do umbigo do bezerro, rápida mamada do colostro, e assistência às fêmeas durante a parição, no caso de parto distócico, que é o parto difícil.

Também é importante destacar que os partos mais difíceis acontecem em maior frequência com as novilhas, que estão parindo pela primeira vez. Além disso, inexperientes, eventualmente, elas podem não cuidar adequadamente de suas crias, deixando de estimulá-las, ou ainda atrasando a mamada do colostro. Os bezerros nascidos dessas fêmeas devem ser observados com mais atenção, pois há maior probabilidade de que venham a apresentar problemas de saúde.

O parto


O parto acontece de uma forma comum a praticamente todas as fêmeas. O trabalho de parto começa com as contrações, quando a vaca fica muito inquieta, nervosa, deitando e se levantando várias vezes, numa clara demonstração de que está sentindo as contrações. Num certo momento, a bolsa amniótica se rompe, e há liberação de líquidos em grande quantidade.

Poucos minutos depois, a extremidade das patas dianteiras começam a aparecer: esta é a primeira parte do corpo do bezerro a aparecer. Depois, lentamente, o restante do corpo da cria vai sendo colocado para fora, empurrado pelas contrações uterinas, até que todo o corpo do bezerro tenha saído totalmente.

Outro detalhe interessante é que a cria nasce envolta em parte da placenta, que tem coloração esbranquiçada, e com a pele umedecida por líquidos e secreções do útero. Assim que termina o parto, a vaca geralmente descansa alguns minutos, e então começa a lamber a cria, retirando as membranas fetais e mucos, e, principalmente, fazendo uma massagem por todo o corpo do bezerro, o que favorece a circulação sanguínea. O bezerro ou bezerra, então já se apresenta vivaz, tentando se levantar e andar, e procurando as tetas no corpo da mãe, para a primeira mamada do colostro.

Terminado o parto, estando o bezerro em boas condições, e não havendo necessidade de intervenção veterinária, começa o manejo da cria recém-nascida, com o objetivo de preparar o animal para a vida no campo ao lado de sua mãe.

Saiba mais sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


- Por que a vaca lambe o bezerro após o parto?

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos CPT da área Gado de Corte.
Por Silvana Teixeira. 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!