WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Fale com uma Especialista
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Uma planta tóxica que mata subitamente o gado? Café do mato!

Os bovinos, quando intoxicados pelo Café do Mato, também conhecido como erva-de-rato ou cafezinho, morrem subitamente. É a planta tóxica mais importante do Brasil

Uma planta tóxica que mata subitamente o gado? Café do mato!   Artigos CPT

O Café do mato é um arbusto de lugares sombreados (mata, capoeira, pastos formados recentemente) e se propaga em terra firme. Causa “morte súbitas” em bovinos, especialmente quando os animais são movimentados. Apresenta boa palatabilidade aos animais, mas é de alta toxicidade e efeito acumulativo.

“É a planta tóxica mais importante do Brasil, sobretudo na Região Amazônica. Os bovinos, quando intoxicados pelo Café do Mato, morrem subitamente”, afirma Prof. Pacifico Antônio Diniz Belém, do Curso CPT Enquanto o Veterinário Não Chega - Atendimento a Bovinos.

Aparentemente sadios, quando são movimentados, caem subitamente ao chão (de início, em decúbito esternal e, logo em seguida, em decúbito lateral) e morrem em questão de poucos minutos, fazendo movimentos de pedalagem e com respiração ofegante. Antes de caírem, podem apresentar perda de equilíbrio dos membros posteriores, relutância ao andar, tremores musculares, frequentes defecações e micções e pulsação intensa das veias jugulares (“veias do pescoço”). Muitas vezes, os animais podem ser encontrados mortos, sem manifestações anteriores de qualquer alteração. Exercícios podem precipitar ou mesmo provocar os sintomas e a morte.

Portanto, não é racional se pensar em tratamento diante da evolução superaguda da intoxicação. Ademais, qualquer movimentação e excitação do animal, como ocorreriam durante o tratamento, poderia precipitar os sintomas e sua morte. Nesse caso, recomenda-se, durante alguns dias, deixar em sossego os lotes de animais que tiverem casos de intoxicação.

Experimentalmente, foram verificados alguns casos de recuperação em animais que receberam doses menores da planta. Isto pode indicar que, em condições naturais, bovinos que ingerirem subdoses da planta podem se autodesintoxicar e, assim, reverter espontaneamente o quadro de intoxicação.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


- Sabe o que leva o gado à intoxicação por plantas? Falta de alimentos!
- A samambaia é uma planta tóxica e pode matar o gado. Certo ou errado?
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos CPT da área Gado de Corte.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Alex ronei da Silva abreu

16 de mar. de 2021

Quero sabe sobre o curso

Resposta do Portal Cursos CPT

24 de mar. de 2021

Olá, Alex 

Como vai?

Agradecemos sua visita ao nosso site!

Ficamos felizes em saber de seu interesse em nossos cursos. Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre o curso que serão fundamentais para o seu aprendizado.

Atenciosamente,

Erika

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!