WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Cursos da Área Curso Gestão na Pecuária de Corte Curso Terminação de Bovinos em Pasto Curso Pastoreio de Lotação Rotacionada para Gado de Leite e Corte Curso Inseminação Artificial em Bovinos - Convencional e em Tempo Fixo Curso Fabricação de Ração na Fazenda Curso Planejamento Alimentar em Sistema de Pastejo - Para Gado de Leite e Corte Curso Nutrição de Bovinos de Corte Curso Alimentação de Bovinos de Corte Curso Como Avaliar Bovinos de Corte para Compra e Seleção Curso Cria de Bezerros de Corte Curso Bovinos de Corte em Confinamento - Instalações, Produção de Alimentos e Escolha dos Animais Curso Instalações e Equipamentos para Pecuária de Corte Curso Como Aumentar a Rentabilidade na Pecuária de Corte Curso Manejo Racional de Gado para Vaqueiro Curso Recria de Bezerros de Corte Curso Bovinos de Corte em Confinamento - Manejo e Gerenciamento Curso Transferência de Embriões e Fertilização in Vitro Curso Prevenção e Controle de Doenças em Bovinos - Verminose Curso Casqueamento e Correção de Aprumos em Bovinos Curso Enquanto o Veterinário Não Chega - Atendimento a Bovinos Curso Como Fazer uma Estação de Monta Curso Melhoramento Genético de Gado de Corte Curso Técnicas para Produzir mais Bezerros Curso Avaliação e Tipificação de Carcaças Bovinas Curso Cruzamento Industrial Red Angus X Nelore Curso Produção de Novilho Superprecoce Curso Produção de Novilho Precoce Curso Criação de Touros Curso Cruzamento Industrial Limousin X Nelore Áreas Afins 30Gado de Leite 17Pastagens e Alimentação Animal 2Produção Orgânica de Leite Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

Timpanismo em bovinos de corte

Caso o timpanismo seja identificado precocemente, podemos adicionar aditivos na alimentação do bovino, para evitar a formação de ácidos fortes, dando segurança ao animal

Caso o timpanismo seja identificado precocemente, podemos adicionar aditivos na alimentação do bovino

 

O criador de gado de corte deve estar atento a distúrbios que podem surgir nos bovinos, como o timpanismo. Esse fenômeno ocorre quando parte da flora bacteriana morre por excesso de algum determinado alimento, que, por consequência, promove a formação de gases provindos da fermentação deste. Além disso, a falta de fibra e de aditivos na dieta do gado bovino, que estabilizam a ruminação, podem ocasionar ou agravar ainda mais os quadros de timpanismo.

Caso esse distúrbio seja identificado precocemente, podemos adicionar aditivos na alimentação para evitar a formação de ácidos fortes, como o lático, dando segurança ao bovídeo, fazendo com que ele ganhe muito peso sem se preocupar com as alterações no metabolismo.

Dentre as causas do timpanismo, podemos citar:

→Falta de aditivo na ração e núcleo;
→Muita ração de uma vez;
→Falta de ração;
→Baixo valor na proporção volumoso:concentrado;
→Mistura desuniforme da ração.

Antes de o bovino desenvolver o timpanismo, a laminite aparece como consequência do manejo nutricional incorreto no confinamento. Esse distúrbio reflete nos cascos do bovino e geralmente é decorrente das mesmas causas do timpanismo, porém, não de forma tão grave, a ponto de matar parte da flora microbiana, apenas afeta o ambiente ruminal ácido. Quando detectamos esse problema, o uso de aditivos mostra-se bastante eficiente.

O pH do rúmen é de 6,5. Quando chega perto de 5,5, o ruminante inicia o processo de acidose. No inicio, é expresso pela laminite. Quando o pH estiver abaixo de 5,5, inicia-se a morte de bactérias do rúmen, ocasionando o posterior timpanismo.

Em suma, para minimizar problemas como o timpanismo em bovídeos, temos de acertar o manejo nutricional, misturar de forma mais homogênea a ração e aumentar a quantidade de fibra da dieta. Além disso, o pecuarista deverá fazer um constante monitoramento do rebanho como prevenção.

Andréa Oliveira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!