WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Tatuagem em gado de corte. Sim ou não?

Sim. A tatuagem é uma técnica de marcação indispensável ao rebanho. A marcação com tatuagem na orelha é feita utilizando-se um tatuador com numerador móvel, onde são fixados dígitos

Tatuagem em gado de corte. Sim ou não?   Artigos Cursos CPT

 

A tatuagem é uma técnica de marcação indispensável ao rebanho bovino. Segundo o Prof. Dr. José Olavo Borges Mendes Júnior, do Curso CPT Técnicas para Produzir mais Bezerros, “A marcação com tatuagem na orelha é feita, utilizando-se um tatuador com numerador móvel, onde são fixados dígitos formados por acúleos metálicos.”

No momento de se fazer a tatuagem, a porção do tatuador onde os dígitos são fixados é comprimida contra uma superfície plana e lisa. Entre essas duas porções, estará a orelha que será perfurada pelos acúleos. Outro elemento essencial na tatuagem é a tinta, que deve ser do tipo Nankin ou tipo tinta xadrez, e dará coloração à marca, se incrustando nas perfurações.

Contenção animal para realizar o procedimento


No momento de tatuar, o bezerro deve ser contido firmemente, de forma que sua cabeça fique o mais imobilizada possível, diminuindo a possibilidade de danos à marcação, no caso de o animal se debater.

Qual o local correto para tatuar o rebanho?


O lugar onde a tatuagem deve ser feita está situado na parte interna da orelha, no maior espaço entre as nervuras, visualizadas geralmente na parte central. Antes de fazer as perfurações, uma fina camada de tinta é passada na pele da orelha. Só então coloca-se a orelha do animal no tatuador, com a face interna voltada para os dígitos, cuidando para que a marca fique na parte mais central entre as nervuras. Então, pressiona-se o tatuador de uma só vez, já que é praticamente impossível acertar os mesmos pontos de perfuração em uma segunda tentativa, se houver um erro.

Em caso de erros ao tatuar


O excesso de tinta pode ser retirado, para que seja possível verificar se a tatuagem ficou visível. Se houver um erro, uma segunda tatuagem poderá ser feita no espaço abaixo da primeira tatuagem. Se houver duas tatuagens na orelha de um animal, por convenção, é a de baixo que vale.

Outra possibilidade é fazer também uma marcação com tatuagem na outra orelha, com informações adicionais, como, por exemplo, o número da mãe, caso se deseje levar essa informação junto do animal, ou outra informação de interesse do pecuarista.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


- Taxa de reposição de touros e vacas. O que isso significa e por que fazer?
- Precisando organizar seu rebanho? Saiba como!

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos CPT da área Gado de Corte.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?