WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Cursos da Área Curso Gestão na Pecuária de Corte Curso Inseminação Artificial em Bovinos - Convencional e em Tempo Fixo Curso Fabricação de Ração na Fazenda Curso Planejamento Alimentar em Sistema de Pastejo - Para Gado de Leite e Corte Curso Nutrição de Bovinos de Corte Curso Alimentação de Bovinos de Corte Curso Como Avaliar Bovinos de Corte para Compra e Seleção Curso Cria de Bezerros de Corte Curso Bovinos de Corte em Confinamento - Instalações, Produção de Alimentos e Escolha dos Animais Curso Instalações e Equipamentos para Pecuária de Corte Curso Como Aumentar a Rentabilidade na Pecuária de Corte Curso Recria de Bezerros de Corte Curso Manejo Racional de Gado para Vaqueiro Curso Bovinos de Corte em Confinamento - Manejo e Gerenciamento Curso Transferência de Embriões e Fertilização in Vitro Curso Prevenção e Controle de Doenças em Bovinos - Verminose Curso Casqueamento e Correção de Aprumos em Bovinos Curso Enquanto o Veterinário Não Chega - Atendimento a Bovinos Curso Como Fazer uma Estação de Monta Curso Melhoramento Genético de Gado de Corte Curso Técnicas para Produzir mais Bezerros Curso Pastoreio de Lotação Rotacionada para Gado de Leite e Corte Curso Avaliação e Tipificação de Carcaças Bovinas Curso Cruzamento Industrial Red Angus X Nelore Curso Produção de Novilho Superprecoce Curso Produção de Novilho Precoce Curso Criação de Touros Curso Terminação de Bovinos em Pasto Curso Cruzamento Industrial Limousin X Nelore Áreas Afins 32Gado de Leite 17Pastagens e Alimentação Animal 2Produção Orgânica de Leite Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

Silagem é boa opção de suplementação volumosa para o rebanho na seca?

Em época de seca, muitos produtores perguntam o que fornecer aos animais: capineiras, feno, silagem? A silagem como suplementação volumosa na alimentação do gado vale mesmo a pena?

Silagem é boa opção de suplementação volumosa para o rebanho na seca?

 

Entra ano e sai ano, findado o período de chuvas, em plena época de seca, entra sempre em pauta o debate sobre a suplementação do rebanho. O que muitos produtores se perguntam é: o que fornecer aos animais? Capineiras, feno, silagem? Usar a silagem como suplementação volumosa na alimentação do gado, devido ao elevado custo de produção, vale mesmo a pena?

A resposta é simples: se o preço por tonelada do material ensilado parecer alto, mas der retorno em forma de carne, leite ou outro produto, então vale a pena sim. Afinal, não há receita sem despesa. O que põe em risco o investimento empregado na produção da suplementação volumosa, acarretando em prejuízos ao produtor, é realizar o processo de produção da silagem de forma incorreta e sem planejamento.

O que os produtores devem ter em mente é que todos os custos para a produção da silagem devem ser mensurados. Da mesma forma, os investimentos devem ser muito bem dimensionados e as operações agrícolas muito bem programadas. Agindo desta forma, o resultado é um só: sucesso absoluto da operação, já que o rebanho aceita a silagem como alimentação, não havendo desperdício de produção.

Do início ao fim, em todas as etapas, a ensilagem deve ser bem feita. Isto inclui desde o preparo do solo até o fechamento do silo, passando pela escolha do volumoso e pelas operações agrícolas. Neste sentido, o tamanho de corte da partícula, a compactação, o uso de inoculantes apropriados e o fechamento do silo o mais rapidamente possível são detalhes que precisam ser monitorados pelo produtor para que a ração saia bem feita e seja aceita pelo rebanho.

 

Por Silvana Teixeira.

Fonte: Farmpoint.

Salvar

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!