WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Saiba um pouco mais sobre pesagem de bovinos

Na pesagem de bovinos, o valor da arroba corresponde a 14,688 kg, arredondados para 15 kg

Saiba um pouco mais sobre pesagem de bovinos

Quando falamos em arrobas, falamos em uma medida utilizada na antiguidade pelos árabes, mas também adotada por portugueses e brasileiros até hoje. No Brasil, o valor da arroba corresponde a 14,688 kg, mas os pecuaristas arredondam para 15 kg. No mercado nacional, o cálculo da arroba de boi gera algumas discrepâncias, principalmente pela diferença entre peso vivo e peso da carcaça.


Medida da arroba = peso da carcaça

Isso porque o que chamamos de peso deveria ser massa. Ainda assim, os pecuaristas usam o termo “peso”, que equivale ao peso total do bovino vivo. Ao falarmos em medida da arroba, estamos nos referindo a peso da carcaça (carne com ossos). Sendo assim, é descontado o total pesado pelo couro, pelo sebo, pela cabeça, pelas patas e pelas vísceras. Estes correspondem a 50% do peso vivo do bovino – os outros 50% equivalem à carcaça.


O que o rendimento da carcaça considera?

Como o couro, o sangue, as patas, a cabeça e os miúdos equivalem a 50% do peso do animal, a quantidade de arrobas é determinada pela divisão do peso vivo por 30. No cálculo, são considerados o rendimento de 50% da carcaça e as arrobas (sendo 15 kg cada). Entretanto, esse rendimento considera sexo e raça do bovino, bem como nutrição, cobertura de gordura, condição corporal e peso vivo do animal ao abate.


Cuidados ao fazer o cálculo

Por tais motivos, os pecuaristas de corte devem tomar certos cuidados ao fazer o cálculo. Principalmente ao se comparar medida em quilogramas com arrobas. Na prática, durante a pesagem de bovinos, são consideradas ambas as informações para calcular o rendimento da carcaça. O melhor seria que todas as unidades fossem padronizadas pelo sistema métrico. Enquanto isso, basta saber diferenciar peso do animal vivo e peso da carcaça – esta última de sumo valor ao pecuarista.


Importância da avaliação de carcaças

“A cadeia da carne no país passa por um processo de busca pela qualidade, que tem muito a ver com a avaliação de carcaças, tema que merece toda a atenção do pecuarista, seja para o abate de seus animais nos frigoríficos, seja para orientar seu trabalho de criação de bovinos de corte”, afirma Pedro Veiga Rodrigues Paulino, professor do Curso a Distância CPT Avaliação e Tipificação de Carcaças Bovinas em Livro+DVD e Online.

Por Andréa Oliveira.

Fonte: ruralsoft.com.br

Conheça os Cursos a Distância CPT, constituídos de Livro+DVD, e Cursos Online, da Área Gado de Corte.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!