
Quando falamos em arrobas, falamos em uma medida utilizada na antiguidade pelos árabes, mas também adotada por portugueses e brasileiros até hoje. No Brasil, o valor da arroba corresponde a 14,688 kg, mas os pecuaristas arredondam para 15 kg. No mercado nacional, o cálculo da arroba de boi gera algumas discrepâncias, principalmente pela diferença entre peso vivo e peso da carcaça.
Medida da arroba = peso da carcaça
Isso porque o que chamamos de peso deveria ser massa. Ainda assim, os pecuaristas usam o termo “peso”, que equivale ao peso total do bovino vivo. Ao falarmos em medida da arroba, estamos nos referindo a peso da carcaça (carne com ossos). Sendo assim, é descontado o total pesado pelo couro, pelo sebo, pela cabeça, pelas patas e pelas vísceras. Estes correspondem a 50% do peso vivo do bovino – os outros 50% equivalem à carcaça.
O que o rendimento da carcaça considera?
Como o couro, o sangue, as patas, a cabeça e os miúdos equivalem a 50% do peso do animal, a quantidade de arrobas é determinada pela divisão do peso vivo por 30. No cálculo, são considerados o rendimento de 50% da carcaça e as arrobas (sendo 15 kg cada). Entretanto, esse rendimento considera sexo e raça do bovino, bem como nutrição, cobertura de gordura, condição corporal e peso vivo do animal ao abate.
Cuidados ao fazer o cálculo
Por tais motivos, os pecuaristas de corte devem tomar certos cuidados ao fazer o cálculo. Principalmente ao se comparar medida em quilogramas com arrobas. Na prática, durante a pesagem de bovinos, são consideradas ambas as informações para calcular o rendimento da carcaça. O melhor seria que todas as unidades fossem padronizadas pelo sistema métrico. Enquanto isso, basta saber diferenciar peso do animal vivo e peso da carcaça – esta última de sumo valor ao pecuarista.
Importância da avaliação de carcaças
“A cadeia da carne no país passa por um processo de busca pela qualidade, que tem muito a ver com a avaliação de carcaças, tema que merece toda a atenção do pecuarista, seja para o abate de seus animais nos frigoríficos, seja para orientar seu trabalho de criação de bovinos de corte”, afirma Pedro Veiga Rodrigues Paulino, professor do Curso a Distância CPT Avaliação e Tipificação de Carcaças Bovinas em Livro+DVD e Online.
Por Andréa Oliveira.
Fonte: ruralsoft.com.br
Conheça os Cursos a Distância CPT, constituídos de Livro+DVD, e Cursos Online, da Área Gado de Corte.

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.