WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Torne realidade o sonho de viver do que você ama! 20% OFF nos cursos online + 5% OFF pagando no cartão
Cursos da Área Curso Inseminação Artificial em Bovinos - Convencional e em Tempo Fixo Curso Fabricação de Ração na Fazenda Curso Planejamento Alimentar em Sistema de Pastejo - Para Gado de Leite e Corte Curso Nutrição de Bovinos de Corte Curso Alimentação de Bovinos de Corte Curso Cria de Bezerros de Corte Curso Como Avaliar Bovinos de Corte para Compra e Seleção Curso Bovinos de Corte em Confinamento - Instalações, Produção de Alimentos e Escolha dos Animais Curso Instalações e Equipamentos para Pecuária de Corte Curso Recria de Bezerros de Corte Curso Como Aumentar a Rentabilidade na Pecuária de Corte Curso Manejo Racional de Gado para Vaqueiro Curso Bovinos de Corte em Confinamento - Manejo e Gerenciamento Curso Transferência de Embriões e Fertilização in Vitro Curso Prevenção e Controle de Doenças em Bovinos - Verminose Curso Casqueamento e Correção de Aprumos em Bovinos Curso Enquanto o Veterinário Não Chega - Atendimento a Bovinos Curso Melhoramento Genético de Gado de Corte Curso Como Fazer uma Estação de Monta Curso Técnicas para Produzir mais Bezerros Curso Pastoreio de Lotação Rotacionada para Gado de Leite e Corte Curso Avaliação e Tipificação de Carcaças Bovinas Curso Gestão na Pecuária de Corte Curso Cruzamento Industrial Red Angus X Nelore Curso Terminação de Bovinos em Pasto Curso Produção de Novilho Superprecoce Curso Criação de Touros Curso Produção de Novilho Precoce Curso Cruzamento Industrial Limousin X Nelore Áreas Afins 36Gado de Leite 17Pastagens e Alimentação Animal Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

Reprodução animal: de quanto tempo cada animal precisa?

O tempo de gestação e o de aproveitamento para a reprodução varia de espécie para espécie

Animais - imagem ilustrativa

Olavo Mendes, professor do Curso CPT Técnicas para Produzir mais Bezerros, destaca que a maioria dos estudos mostra que a reprodução tem sido um dos pontos fracos das criações de animais em todo o Brasil. Para buscar alto nível de eficiência reprodutiva, os criadores precisam conhecer cada detalhe que envolve a produção animal, garantindo os resultados esperados.

É na reprodução que os criadores conseguem aumentar o seu plantel e, consequentemente, seus lucros. Essa etapa do manejo envolve uma série de processos e procedimentos pelos quais cada animal deve passar, respeitando seu ciclo biológico e suas exigências em relação ao parto, por exemplo.

Por que é importante conhecer o “tempo” de cada animal?

Em primeiro lugar, em se tratando de ciclos biológicos, não há como antecipar ou retardar a reprodução de acordo com as necessidades de cada criador. O ideal é que se conheça o tempo de cada animal, para que tudo possa ser planejado e para que se tenha um ciclo que se termine no período desejado.

Não é possível, por exemplo, diminuir o tempo de gestação de uma vaca em dois meses. O que cada criador pode fazer é promover o cruzamento com antecedência, para que o parto ocorra próxima à data planejada. Existem épocas ideais para o nascimento, que, inclusive, propiciam um desenvolvimento melhor para os filhotes.

Período de gestação ou prenhez

Cada animal possui um prazo estimado para a gestação:

- Éguas: 340 dias
- Jumentas: 365 dias
- Vacas: 285 dias
- Ovelhas: 150 dias
- Cabras: 150 dias
- Porcas: 120 dias
- Cadelas: 63 dias
- Gatas: 56 dias
- Coelhas: 30 dias

A avicultura possui uma especificidade a mais, devido ao fato de que as aves chocam os ovos por prazos diferentes. É fundamental que os avicultores conheçam, também, cada um desses prazos:

- Galinhas: 21 dias
- Peruas: 28 dias
- Patas: 30 a 35 dias
- Gansas: 28 a 30 dias
- Galinhas d’Angola: 25 dias

Tempo de utilização para a reprodução

O tempo de utilização para a reprodução também exerce influência no sucesso do ciclo reprodutivo, pois alguns animais podem ser usados por mais tempos, em comparação a outros, sem perder a “produtividade reprodutora”. Fatores como a saúde, alimentação e manejo diário podem influenciar nesse tempo, tanto negativamente quanto positivamente. Essa é a média de tempo pela qual os reprodutores podem ser aproveitados:

- Cavalos e jumentos: de 4 a 15 anos
- Touros: de 2 a 8 anos
- Carneiros e bodes: de 2 a 6 anos
- Porcos: de 1 a 4 anos
- Coelhos: de 3 a 4 anos

 


Conheça os Cursos CPT da Área Criação de Bovinos:

Técnicas para Produzir mais Bezerros
Bovinos de Corte em Confinamento – Instalações, Produção de Alimentos e Escolha dos Animais
Transferência de Embriões e Fertilização in Vitro


Fonte: Rural News – ruralnews.com.br
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!