
Olavo Mendes, professor do Curso CPT Técnicas para Produzir mais Bezerros, destaca que a maioria dos estudos mostra que a reprodução tem sido um dos pontos fracos das criações de animais em todo o Brasil. Para buscar alto nível de eficiência reprodutiva, os criadores precisam conhecer cada detalhe que envolve a produção animal, garantindo os resultados esperados.
É na reprodução que os criadores conseguem aumentar o seu plantel e, consequentemente, seus lucros. Essa etapa do manejo envolve uma série de processos e procedimentos pelos quais cada animal deve passar, respeitando seu ciclo biológico e suas exigências em relação ao parto, por exemplo.
Por que é importante conhecer o “tempo” de cada animal?
Em primeiro lugar, em se tratando de ciclos biológicos, não há como antecipar ou retardar a reprodução de acordo com as necessidades de cada criador. O ideal é que se conheça o tempo de cada animal, para que tudo possa ser planejado e para que se tenha um ciclo que se termine no período desejado.
Não é possível, por exemplo, diminuir o tempo de gestação de uma vaca em dois meses. O que cada criador pode fazer é promover o cruzamento com antecedência, para que o parto ocorra próxima à data planejada. Existem épocas ideais para o nascimento, que, inclusive, propiciam um desenvolvimento melhor para os filhotes.
Período de gestação ou prenhez
Cada animal possui um prazo estimado para a gestação:
- Éguas: 340 dias
- Jumentas: 365 dias
- Vacas: 285 dias
- Ovelhas: 150 dias
- Cabras: 150 dias
- Porcas: 120 dias
- Cadelas: 63 dias
- Gatas: 56 dias
- Coelhas: 30 dias
A avicultura possui uma especificidade a mais, devido ao fato de que as aves chocam os ovos por prazos diferentes. É fundamental que os avicultores conheçam, também, cada um desses prazos:
- Galinhas: 21 dias
- Peruas: 28 dias
- Patas: 30 a 35 dias
- Gansas: 28 a 30 dias
- Galinhas d’Angola: 25 dias
Tempo de utilização para a reprodução
O tempo de utilização para a reprodução também exerce influência no sucesso do ciclo reprodutivo, pois alguns animais podem ser usados por mais tempos, em comparação a outros, sem perder a “produtividade reprodutora”. Fatores como a saúde, alimentação e manejo diário podem influenciar nesse tempo, tanto negativamente quanto positivamente. Essa é a média de tempo pela qual os reprodutores podem ser aproveitados:
- Cavalos e jumentos: de 4 a 15 anos
- Touros: de 2 a 8 anos
- Carneiros e bodes: de 2 a 6 anos
- Porcos: de 1 a 4 anos
- Coelhos: de 3 a 4 anos
Conheça os Cursos CPT da Área Criação de Bovinos:
Técnicas para Produzir mais Bezerros
Bovinos de Corte em Confinamento – Instalações, Produção de Alimentos e Escolha dos Animais
Transferência de Embriões e Fertilização in Vitro
Fonte: Rural News – ruralnews.com.br
por Renato Rodrigues
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.