WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Conheça nossos Cursos Profissionalizantes (combos) com 40% de DESCONTO
Cursos da Área Curso Inseminação Artificial em Bovinos - Convencional e em Tempo Fixo Curso Fabricação de Ração na Fazenda Curso Planejamento Alimentar em Sistema de Pastejo - Para Gado de Leite e Corte Curso Nutrição de Bovinos de Corte Curso Alimentação de Bovinos de Corte Curso Cria de Bezerros de Corte Curso Bovinos de Corte em Confinamento - Instalações, Produção de Alimentos e Escolha dos Animais Curso Como Avaliar Bovinos de Corte para Compra e Seleção Curso Instalações e Equipamentos para Pecuária de Corte Curso Recria de Bezerros de Corte Curso Manejo Racional de Gado para Vaqueiro Curso Como Aumentar a Rentabilidade na Pecuária de Corte Curso Bovinos de Corte em Confinamento - Manejo e Gerenciamento Curso Transferência de Embriões e Fertilização in Vitro Curso Prevenção e Controle de Doenças em Bovinos - Verminose Curso Enquanto o Veterinário Não Chega - Atendimento a Bovinos Curso Casqueamento e Correção de Aprumos em Bovinos Curso Melhoramento Genético de Gado de Corte Curso Como Fazer uma Estação de Monta Curso Técnicas para Produzir mais Bezerros Curso Pastoreio de Lotação Rotacionada para Gado de Leite e Corte Curso Avaliação e Tipificação de Carcaças Bovinas Curso Gestão na Pecuária de Corte Curso Cruzamento Industrial Red Angus X Nelore Curso Terminação de Bovinos em Pasto Curso Produção de Novilho Superprecoce Curso Criação de Touros Curso Produção de Novilho Precoce Curso Cruzamento Industrial Limousin X Nelore Áreas Afins 36Gado de Leite 17Pastagens e Alimentação Animal Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

Raças bovinas x tamanhos corporais: o que saber sobre isso?

Segundo Pedro Veiga Rodrigues Paulino, do Curso Avaliação e Tipificação de Carcaças Bovinas, Todas as raças podem ter os três tipos de tamanhos corporais

Raças bovinas x tamanhos corporais: o que saber sobre isso?   Artigos CPT

 

Segundo informações dadas pelo professor Pedro Veiga Rodrigues Paulino, do Curso Avaliação e Tipificação de Carcaças Bovinas, “Todas as raças podem ter os três tipos de tamanhos corporais.”

Os animais de pequeno porte são mais precoces, iniciando a deposição de gordura mais cedo e, portanto, produzindo cortes com mais gordura em um mesmo peso de abate. Levando-se em consideração a composição de carcaça e o grau de acabamento, esses animais devem ser abatidos com peso vivo inferior aos demais portes físicos.

Esse tipo de manejo deve ser adotado para evitar a produção de carcaças com excesso de gordura que será retirada e descartada na limpeza das carcaças, no momento do abate, e dos cortes no processamento. Além disso, como descrito acima, a deposição de tecido adiposo é menos eficiente energeticamente do que a deposição de tecido muscular.

As raças de origem britânica são exemplos de animais de pequeno porte, havendo variação entre as diversas linhagens. Para esse porte, é esperado que os animais produzam carcaça choice (USDA), na tipificação americana, com aproximadamente 12 mm de gordura na 12ª costela e peso vivo menor do que 497 kg para machos castrados e 452 kg para novilhas.

Já os animais de médio porte, apresentam precocidade intermediária entre os animais de pequeno e médio porte apresentando bom acabamento de carcaça nos pesos de abate tradicionalmente utilizados no Brasil. Como exemplo de raças desse porte, podemos citar o Nelore e seus cruzamentos com raças de origem britânica. Animais de porte médio irão produzir carcaças choice (USDA), com aproximadamente 12 mm de gordura na 12ª costela, e entre 497-565 kg de peso vivo para os machos castrados e 452-520 kg de peso vivo para as novilhas. Esses valores são equivalentes a uma carcaça de 20,5@ para machos castrados, e 19@ para novilhas.

Dentre os critérios para produção de carne macia, a idade de abate e a gordura de cobertura são fatores fundamentais ao processo (SHORTHOSE e HARIS, 1990).

Gostou da matéria? Leia outra(s) do mesmo assunto a seguir:


- Excelentes lucros na pecuária de corte? Foco nas carcaças!
- Carcaças bovinas: o que influencia no seu rendimento?

Quer saber mais sobre o Curso CPT? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos CPT da área Gado de Corte.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!