WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Fale com uma Especialista
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Quer sucesso na pecuária de corte? Instale uma Estação de Monta na fazenda

A adoção de uma estação de monta, concentrando todos os nascimentos em um período restrito do ano, traz inúmeras vantagens dos pontos de vista de manejo do rebanho e econômico

Quer sucesso na pecuária de corte? Instale uma Estação de Monta na fazenda   Artigos CPT

Estação de Monta nada mais é que uma estratégia de manejo em que se promove uma concentração da atividade reprodutiva na propriedade, num dado período de tempo, de forma que toda a atenção da equipe de trabalho possa se voltar para essa importante etapa.

A adoção de uma estação de monta, possibilitando a concentração de todos os nascimentos em um período restrito do ano, é extremamente desejável, por trazer inúmeras vantagens dos pontos de vista de manejo do rebanho e econômico”, afirma Prof. Leonardo de Oliveira Fernandes, do Curso CPT Como Fazer uma Estação de Monta. Esse fato é amplamente reconhecido nos países de pecuária de corte evoluída, nos quais todo o calendário de atividade de manejo de vendas de animais está fortemente vinculado à estação de monta, de curta duração (IEL, CNA e SEBRAE).

Resumidamente, o que se faz na estação de monta é, inicialmente, escolher o momento mais adequado para a realização da monta e determinar a duração da estação, para, então, previamente preparar novilhas, vacas e touros para a estação, para que possam ter melhores condições reprodutivas.

Quando se limita a duração do período de monta, os bezerros têm idades semelhantes, possibilitando a constituição de lotes mais uniformes para a engorda intensiva e vendas. Os acasalamentos são concentrados no período mais favorável do ano, em que as vacas estão naturalmente mais bem alimentadas, com reflexo positivo sobre a fertilidade (IEL, CNA e SEBRAE).

A estação de monta é finalmente executada, por meio de monta a campo ou por inseminação artificial, manejando-se os animais para que ocorra a concepção do maior número de fêmeas possível. Ao final da estação de monta, é feito o diagnóstico de gestação, que vai indicar as fêmeas gestantes e as fêmeas não-gestantes, que não darão cria no ano, possibilitando sua substituição por novilhas gestantes, de forma a se elevar a taxa de natalidade.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


- Por que instalar uma Estação de Monta na Fazenda?
- Vai instalar uma Estação de Monta? Acerte na duração!

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos CPT da área Gado de Corte.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!