WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Quanto mais fibroso o alimento pior para o gado!

Quanto mais fibrosos os alimentos, mais tempo é gasto pelo organismo do animal para sua digestão. Logicamente, enquanto o aparelho digestivo está cheio, o gado não consegue comer mais

Quanto mais fibroso o alimento, pior para o gado!   Artigos Cursos CPT

 

No manejo de bovinos em pastagens, ocorre a ingestão de grandes quantidades de alimentos, combinados de forma a propiciar alto rendimento, sem que a natureza dos processos digestivos dos bovinos deixe de ser respeitada. “Isso é de grande importância para a etapa de engorda e terminação, porque a forragem produzida pela pastagem e colhida pelo próprio animal é o alimento de menor custo que se pode utilizar”, afirma Adilson de Paula Almeida Aguiar, professor do Curso a Distância CPT Terminação de Bovinos em Pasto, em Livro+DVD e Curso Online.

Na verdade, as forragens produzidas pelas gramíneas são o alimento natural dos bovinos, que conseguem digerir fibras vegetais, retirando delas nutrientes. O processo é favorecido, porque folhas e talos das forrageiras são compostos por grande quantidade de celulose, produto que contém energia, mas de digestão difícil. Entretanto, os bovinos têm microrganismos em seu aparelho digestivo, conhecidos como bactérias celulolíticas, as quais digerem a celulose, liberando energia para o animal.

O problema é que, quanto mais fibrosos os alimentos, mais tempo é gasto pelo organismo do animal para sua digestão. As forragens secas ou passadas, os talos e as palhas, além de oferecerem menos vitaminas e proteínas, são digeridos mais lentamente pelos ruminantes que as forragens verdes e tenras. Logicamente, uma digestão mais demorada significa também que o animal, enquanto está com o aparelho digestivo cheio, não consegue comer mais, ou seja, forragens de menor qualidade determinam, em última instância, menor ingestão de alimentos. Por isso, oferecer forragem de qualidade, tenra e nutritiva é o primeiro passo para um bom manejo. Esse será o objetivo básico do manejo das pastagens.

Quer saber mais sobre o assunto? Acesse a(s) matéria(s) abaixo:


- Por que ensilar e qual forrageira utilizar na ensilagem?
- Concentrados energéticos para a alimentação de bois
- Sodomia em bovinos confinados: saiba mais sobre o assunto

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Gado de Corte.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!