WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Quais são as exigências nutricionais em cada fase do manejo de bovinos?

A exigência nutricional refere-se à quantidade de nutrientes necessária por cada animal, dependendo da sua fase de vida


A exigência nutricional refere-se à quantidade de nutrientes que cada animal necessita, dependendo de sua fase de vida e do manejo recebido. Em um rebanho, diferentes animais podem estar em diferentes fases: crescimento, ganho de peso, produção de leite ou gestação. Outros podem estar sendo mantidos apenas para preservação de peso. Portanto, a demanda por nutrientes varia conforme a fase de vida do animal para alcançar os objetivos de manejo.


Segundo explica o Prof. Gilmar Ferreira Prado, do Curso CPT Alimentação de Bovinos de Corte, enquanto um animal é criado para ser comercializado para abate, vive três etapas básicas de manejo, caracterizadas por variações intensas nas exigências nutricionais:

1) Bezerros:

Ao nascer, pesando cerca de 30 kg, os bezerros dependem exclusivamente do leite materno. Com o tempo, passam a consumir pastagem e mistura mineral. A desmama ocorre aos oito meses, quando pesam aproximadamente 140 kg. Animais com maior potencial genético podem ser desmamados mais pesados, exigindo maior suplementação para atingir até 200 kg.

 

2) Recria:

Após a desmama, a fase de recria é marcada pelo maior desenvolvimento dos bovinos, onde a pastagem é o principal alimento. A sazonalidade da produção de pasto afeta significativamente o ganho de peso, que pode ser mitigada com suplementação adequada para evitar a perda de peso durante a seca.

3) Engorda e terminação:

Chegando aos 300 kg, os novilhos destinados ao abate precisam aumentar a musculatura e a gordura até atingir mais de 450 kg. Durante o período chuvoso, a pastagem pode ser suficiente, mas na seca é necessário fornecer suplementos alimentares. O confinamento durante a seca é uma prática comum, onde os animais recebem uma dieta balanceada.


Objetivos nutricionais.

A nutrição e o manejo devem estar alinhados ao potencial genético dos animais e podem ter três objetivos principais:

Garantir a manutenção das funções vitais dos animais;

Garantir o desenvolvimento físico, ou seja, crescimento e ganho de peso em de terminadas categoria animais;

Possibilitar a reprodução, ou seja, a geração de novos animais para que o ciclo de produção tenha continuidade, no rebanho de cria.


O bom funcionamento do organismo, o desenvolvimento físico e a reprodução são fundamentais para a rentabilidade da pecuária.


Quais são as exigências nutricionais em cada fase do manejo de bovinos?

A engorda e terminação podem ser feita a pasto ou confinamento. No confinamento, se a dieta for adequada, altos ganhos de peso podem ser alcançados.


A capacitação é fundamental para dominar todas as técnicas e segredos da criação de bovinos de corte. O Curso CPT Alimentação de Bovinos de Corte, oferece uma excelente oportunidade de aprendizado nessa área. Não deixe passar essa chance, invista em conhecimento e conquiste reconhecimento no mercado, desenvolvendo um negócio promissor e rentável!

Conheça agora os Cursos da Área de Gado de Corte.

Por: Thiago de Faria

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?