WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Fale com uma Especialista
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Principais doenças de bezerros na fase da cria

As doenças prejudicam o desenvolvimento dos bezerros e podem causar impactos permanentes na vida desses animais

Cuidados com bezerro - imagem ilustrativa

Alexandre Bizinoto, professor do Curso CPT Cria de Bezerros de Corte, destaca que para se ter rentabilidade na atividade de cria, o pecuarista precisa estar atento ao manejo dos bezerros, evitando que sejam acometidos por doenças, o que pode prejudicar o seu desenvolvimento e comprometer as outras fases da criação.

A preocupação com a saúde dos animais criados deve ser redobrada durante a fase da cria devido ao fato de que os animais que se encontram nessa etapa da criação possuem imunidade baixa, principalmente os recém-nascidos. A preocupação com a alimentação também interfere diretamente na saúde dos bezerros, que são considerado o “futuro” da criação.

Por conta disso, fique atento, produtor! Conheça a seguir as principais doenças que podem acometer os bezerros durante a cria:

Diarreia

Bezerros que apresentam diarreia possuem grandes chances de óbito, o que torna essa doença uma grande preocupação aos produtores. Além de ter que lidar com queda no desempenho do animal, é necessário gastar com veterinário e com medicamentos para tratá-la. Os animais, com a diarreia, perdem líquidos e eletrólitos corporais, ocasionando a desidratação e consequente evolução para um choque hipolovêmico, terminando na falência circulatória. A consistência e a frequência das fezes devem ser observadas.

Pneumonia

Os sintomas característicos da pneumonia são: aumento na frequência respiratória, diminuição do apetite, febre, lacrimejamento, tristeza, abatimento, tosse e descarga nasal (que pode ou não estar presente), dentre outros. Consiste na inflamação dos bronquíolos e pode ser classificada de várias formas.

Onfaloflebite

Logo após o nascimento do bezerro, é necessário cortar o cordão umbilical e cuidar para que o umbigo não inflame. Quando ele inflama, ocorre a onfaloflebite, provocando um aumento no volume do umbigo, presenta de exsudato e, em alguns casos, dor abdominal. Pode evoluir para outros problemas e também pode favorecer o surgimento de bicheiras no local.

Carbúnculo sintomático

Os animais doentes apresentam perda de apetite, tremedeira, pulso rápido, respiração difícil, apatia, febre e manqueira, sintoma característico da enfermidade, além de outros. É causado por uma bactéria e pode se espalhar por todo o rebanho devido aos esporos que ela lança no solo, na água, nos alimentos e em vários outros lugares.

Verminoses

As verminoses também devem ser motivo de preocupação, por causarem retardamento no desenvolvimento dos animais, morte e gastos excessivos com manejo, levando a uma baixa produtividade do rebanho e, consequentemente, a perdas econômicas significativas para os produtores.

Anaplasmose

Também conhecida como tristeza parasitária bovina, a anaplasmose também é causada por uma bactéria e muito conhecida pelos criadores de bovinos. A bactéria pode ser transmitida por espécies de carrapatos e causa nos animais sintomas como febre alta, emagrecimento repentino, apatia, pelos arrepiados, ausência e ruminação, entre outros. Os cuidados com a prevenção estão relacionados ao controle dos carrapatos e realização de um manejo adequado.

Babesiose

Causada por protozoários, a babesiose provoca perdas diretas em relação à restrição de movimentação dos animais, dado que a quarentena para essa doença é obrigatória. Também é transmitida por um carrapato e o animal doente manifesta febre alta, falta de apetite, fraqueza, orelhas caídas, queda na produção de leite (bovinos leiteiros), aceleração da frequência cardíaca e respiratória e anemia.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Gado de Corte:

Cria de Bezerros de Corte
Prevenção e Controle de Doenças em Bovinos - Verminose
Recria de Bezerros de Corte

Fonte: Agromove – blog.agromove.com.br
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!