WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

O que é preciso observar na seleção de bovinos de corte para a reprodução?

São sete os aspectos que devem ser observados para a seleção de bovinos de corte para a reprodução

Bovinos - imagem meramente ilustrativa

Gilmar Ferreira, professor do Curso CPT Bovinos de Corte em Confinamento – Instalações, Produção de Alimentos e Escolha dos Animais, destaca que só é possível obter sucesso na criação de bovinos de corte quando o pecuarista detém profundo conhecimento sobre a avaliação dos animais.

Ao realizar a seleção visual dos bovinos, há vários aspectos que precisam ser levados em conta: estrutura corporal, precocidade, musculosidade e umbigo – que são classificados em escore que varia de 1 a 6; e características raciais, aprumos e sexualidade, que, por sua vez, variam de 1 a 4.

Conheça, a seguir, cada um desses aspectos:

Estrutura corporal

Corresponde à visão lateral do animal, a partir da observação do comprimento corporal e da profundidade das costelas, evolvendo também a altura. Toda essa estrutura está diretamente relacionada aos limites de deposição do tecido muscular dos bovinos, sendo 1 o escore pequeno e 6 o escore grande.

Precocidade

Consiste na avaliação da profundidade das costelas em relação à altura dos membros. Os animais que possuem mais costelas em relação à altura de seus membros são aqueles que depositarão gordura de acabamento mais rapidamente e, consequentemente, estarão terminados de forma precoce. Nesse caso, o escore 1 indica indivíduos mais tardios e 6, mais precoces.

Musculosidade

A partir da evidência das massas musculares, se avalia a musculosidade dos bovinos de corte. Logo, animais com mais músculos e com melhor distribuição deles pelo corpo são os mais desejados pelos criadores, haja vista que pesarão mais e acarretarão melhor rendimento e qualidade da carcaça. Animais menos musculosos estão classificados no escore 1, enquanto os mais musculosos estão classificados no escore 6.

Umbigo

Em relação ao umbigo, avalia-se o tamanho e o posicionamento dele, da bainha e do prepúcio. Bovinos que apresentem prolapso no prepúcio têm que ser penalizados. A avaliação do prepúcio também é determinante para a reprodução do rebanho. Animais com umbigos e bainhas muito reduzidas recebem o escore 1, ao passo que aqueles com umbigo e bainha muito pendulosos recebem nota 6.

Características raciais

Todas as características raciais previstas no padrão das raças também devem entrar na conta. Isso porque o tipo racial é um fator importante para a comercialização e para o valor de mercado dos bovinos, tornando crucial avaliar também esse aspecto.

Aprumos

No que diz respeito aos aprumos, observa-se as proporções, direções, angulações e articulações dos membros anteriores e posteriores. Esse item, por exemplo, é decisivo para a reprodução, pois os machos necessitam de bons aprumos para que consigam montar as fêmeas e elas, para que consigam suportar a monta.

Sexualidade

Por fim, a sexualidade busca avaliar a masculinidade nos machos e a feminilidade nas fêmeas, partindo-se da observação dos genitais externos, que precisam ser funcionais e de desenvolvimento adequado para a idade que o animal apresenta. Isso se justifica, pois, deve-se levar em conta, também, que a reprodução produz um impacto muito grande na pecuária de corte.

- Curiosidade!

Esse método de avaliação dos bovinos também é conhecido como EPMURAS – sigla obtida a partir da primeira letra de cada uma dessas categorias, salvo a “características raciais”, que é representada pela letra “r”.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Gado de Corte:

Bovinos de Corte em Confinamento – Instalações, Produção de Alimentos e Escolha dos Animais
Bovinos de Corte em Confinamento – Manejo e Gerenciamento
Como Avaliar Bovinos de Corte para Compra e Seleção

Fonte: Compre Rural – comprerural.com
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!