WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Número de bezerros nascidos é sinônimo de produtividade

Para buscar alto nível de eficiência reprodutiva é necessário intensificar o melhoramento genético do rebanho, procurando a organização das atividades e permitindo melhor controle

https://cptstatic.s3.amazonaws.com/imagens/enviadas/materias/materia2247/m-tecnicas-produzir-mais-bezerros.JPG

A melhor medida da eficiência é a quantidade de quilos de bezerros desmamados em relação ao número de fêmeas adultas.

A maioria dos estudos mostra que a reprodução tem sido um dos pontos fracos da pecuária de corte brasileira durante muito tempo. A taxa de natalidade de aproximadamente 50% tem sido um dos fatores que mais oneram a atividade. Isso significa que, em média, cada vaca do rebanho nacional acaba parindo apenas um bezerro a cada dois anos. Para piorar, a idade média à primeira cria, no Brasil, é de quatro anos, muito alta para uma pecuária que busca aumento de eficiência e quer competir no mercado de carne mundial.

Baixa taxa de natalidade e primeira concepção muito tardia determinam que o pecuarista brasileiro tem muitas vacas consumindo forragem e insumos, ocupando mão-de-obra e pastagem, para uma produção de bezerros desmamados ao longo do ano muito inferior ao que poderia ser obtido.

Quando analisados os índices zootécnicos da pecuária brasileira, e os resultados médios obtidos em todo o território nacional, percebemos que os pecuaristas ainda não levam em consideração que a melhor medida da eficiência é a quantidade de quilos de bezerros desmamados em relação ao número de fêmeas adultas. Assim, todos os esforços de manejo devem estar voltados para que essa medida seja a mais alta possível, de forma constante.  Falhas na concepção e o anestro prolongado no pós-parto, que contribui para longos intervalos entre partos, também são fatores que devem ser analisados.

Para buscar alto nível de eficiência reprodutiva é necessário intensificar o melhoramento genético do rebanho, procurando a organização das atividades e permitindo seu melhor controle. Por outro lado, em termos de manejo reprodutivo, podemos afirmar que um dos aspectos fundamentais para tornar a pecuária de corte rentável é a adoção da estação de monta. Também será preciso cuidar da nutrição, da sanidade, e da influência da amamentação sobre a fertilidade, entre outros detalhes.

https://cptstatic.s3.amazonaws.com/imagens/enviadas/materias/materia2247/m-mais-bezerros.JPG

A rentabilidade da pecuária de corte está na produção de um bezerro por vaca ao ano.

Com o objetivo de apresentar as técnicas de manejo reprodutivo para aumentar a taxa de natalidade, o CPT – Centro de Produções Técnicas elaborou o curso “Técnicas para Produzir mais Bezerros”, no qual  você receberá informações de José Olavo Borges Mendes Júnior, coordenador do Centro de Reprodução Animal do Hospital Veterinário de Uberaba – FAZU/UNIUB.

No curso são abordados assuntos como: gerenciamento do rebanho; estação de monta; manejo nutricional; manejo sanitário; influência da lactação sobre a fertilidade; presença do touro como estímulo reprodutivo; e melhoramento genético.

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV – Universidade On-line de Viçosa, filiada mantenedora da ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.

Uma pecuária de corte rentável só é possível quando o pecuarista consegue produzir um bezerro ao ano por vaca.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!