WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Torne realidade o sonho de viver do que você ama! 20% OFF nos cursos online + 5% OFF pagando no cartão
Cursos da Área Curso Inseminação Artificial em Bovinos - Convencional e em Tempo Fixo Curso Fabricação de Ração na Fazenda Curso Planejamento Alimentar em Sistema de Pastejo - Para Gado de Leite e Corte Curso Nutrição de Bovinos de Corte Curso Alimentação de Bovinos de Corte Curso Cria de Bezerros de Corte Curso Como Avaliar Bovinos de Corte para Compra e Seleção Curso Bovinos de Corte em Confinamento - Instalações, Produção de Alimentos e Escolha dos Animais Curso Instalações e Equipamentos para Pecuária de Corte Curso Recria de Bezerros de Corte Curso Como Aumentar a Rentabilidade na Pecuária de Corte Curso Manejo Racional de Gado para Vaqueiro Curso Bovinos de Corte em Confinamento - Manejo e Gerenciamento Curso Transferência de Embriões e Fertilização in Vitro Curso Prevenção e Controle de Doenças em Bovinos - Verminose Curso Casqueamento e Correção de Aprumos em Bovinos Curso Enquanto o Veterinário Não Chega - Atendimento a Bovinos Curso Melhoramento Genético de Gado de Corte Curso Como Fazer uma Estação de Monta Curso Técnicas para Produzir mais Bezerros Curso Pastoreio de Lotação Rotacionada para Gado de Leite e Corte Curso Avaliação e Tipificação de Carcaças Bovinas Curso Gestão na Pecuária de Corte Curso Cruzamento Industrial Red Angus X Nelore Curso Terminação de Bovinos em Pasto Curso Produção de Novilho Superprecoce Curso Criação de Touros Curso Produção de Novilho Precoce Curso Cruzamento Industrial Limousin X Nelore Áreas Afins 36Gado de Leite 17Pastagens e Alimentação Animal Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

Número de bezerros nascidos é sinônimo de produtividade

Para buscar alto nível de eficiência reprodutiva é necessário intensificar o melhoramento genético do rebanho, procurando a organização das atividades e permitindo melhor controle

https://cptstatic.s3.amazonaws.com/imagens/enviadas/materias/materia2247/m-tecnicas-produzir-mais-bezerros.JPG

A melhor medida da eficiência é a quantidade de quilos de bezerros desmamados em relação ao número de fêmeas adultas.

A maioria dos estudos mostra que a reprodução tem sido um dos pontos fracos da pecuária de corte brasileira durante muito tempo. A taxa de natalidade de aproximadamente 50% tem sido um dos fatores que mais oneram a atividade. Isso significa que, em média, cada vaca do rebanho nacional acaba parindo apenas um bezerro a cada dois anos. Para piorar, a idade média à primeira cria, no Brasil, é de quatro anos, muito alta para uma pecuária que busca aumento de eficiência e quer competir no mercado de carne mundial.

Baixa taxa de natalidade e primeira concepção muito tardia determinam que o pecuarista brasileiro tem muitas vacas consumindo forragem e insumos, ocupando mão-de-obra e pastagem, para uma produção de bezerros desmamados ao longo do ano muito inferior ao que poderia ser obtido.

Quando analisados os índices zootécnicos da pecuária brasileira, e os resultados médios obtidos em todo o território nacional, percebemos que os pecuaristas ainda não levam em consideração que a melhor medida da eficiência é a quantidade de quilos de bezerros desmamados em relação ao número de fêmeas adultas. Assim, todos os esforços de manejo devem estar voltados para que essa medida seja a mais alta possível, de forma constante.  Falhas na concepção e o anestro prolongado no pós-parto, que contribui para longos intervalos entre partos, também são fatores que devem ser analisados.

Para buscar alto nível de eficiência reprodutiva é necessário intensificar o melhoramento genético do rebanho, procurando a organização das atividades e permitindo seu melhor controle. Por outro lado, em termos de manejo reprodutivo, podemos afirmar que um dos aspectos fundamentais para tornar a pecuária de corte rentável é a adoção da estação de monta. Também será preciso cuidar da nutrição, da sanidade, e da influência da amamentação sobre a fertilidade, entre outros detalhes.

https://cptstatic.s3.amazonaws.com/imagens/enviadas/materias/materia2247/m-mais-bezerros.JPG

A rentabilidade da pecuária de corte está na produção de um bezerro por vaca ao ano.

Com o objetivo de apresentar as técnicas de manejo reprodutivo para aumentar a taxa de natalidade, o CPT – Centro de Produções Técnicas elaborou o curso “Técnicas para Produzir mais Bezerros”, no qual  você receberá informações de José Olavo Borges Mendes Júnior, coordenador do Centro de Reprodução Animal do Hospital Veterinário de Uberaba – FAZU/UNIUB.

No curso são abordados assuntos como: gerenciamento do rebanho; estação de monta; manejo nutricional; manejo sanitário; influência da lactação sobre a fertilidade; presença do touro como estímulo reprodutivo; e melhoramento genético.

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV – Universidade On-line de Viçosa, filiada mantenedora da ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.

Uma pecuária de corte rentável só é possível quando o pecuarista consegue produzir um bezerro ao ano por vaca.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!