WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Melhoramento genético pode diminuir emissão de gases do efeito estufa em 35%

A mitigação dos gases é viabilizada pela capacidade do animal em aumentar a sua produção

Gado pastando

De acordo com a EMBRAPA – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, cada cabeça de gado, por ano, emite aproximadamente 57 quilos de metano (CH4) à atmosfera, fato que incrementa muito o processo de efeito estufa. Entretanto, um estudo realizado sob a coordenação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, MAPA, constatou ser possível reduzir essa taxa em até 35% por meio do aumento da eficiência na produção pecuária, a qual potencializa o desempenho dos animais e provoca a queda de 57 para 37,7 kg.

Para entender melhor esse fato, é possível pegar como exemplo uma criação de gado leiteiro cujas vacas conseguem atingem um nível de produção mais elevado. Essa produtividade elevada acontece por meio da otimização da energia corporal do próprio animal, o que, consequentemente, diminui o volume de fezes que ele produz, ou seja, a mitigação dos gases é viabilizada pela capacidade do animal em aumentar a sua produção, usando o mesmo gasto calórico. Nesse contexto, segundo Cleandro Pazinato Dias, veterinário consultor do estudo, considerando que a decomposição das fezes dos bovinos é uma das principais causas de emissão de CH4, a redução na produção de dejetos provoca a diminuição de metano na atmosfera.

É por meio do melhoramento genético que tudo isso é possível, já que é principalmente ele quem consegue elevar significativamente o desempenho dos bovinos. Além disso, submeter os animais melhorados a um manejo alimentar rico em grãos, concentrados e forragens de qualidade também é de suma importância, uma vez que auxiliarão no processo digestivo dos ruminantes. A diminuição da média de idade ao primeiro parto e o aumento da produção de leite na primeira lactação também podem otimizar a eficiência produtiva ao longo da vida do animal e reduzir as emissões da substância nociva.

 

Conheça os Cursos a Distância CPT da área de Gado de Corte.

Curso Melhoramento Genético de Gado de Corte

Curso Transferência de Embriões e Fertilização in Vitro

 

Fonte: Canal Rural – canalrural.com.br

Por Bruna Falcone Zauza

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?