WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Conheça nossos Cursos Profissionalizantes (combos) com 40% de DESCONTO
Cursos da Área Curso Inseminação Artificial em Bovinos - Convencional e em Tempo Fixo Curso Fabricação de Ração na Fazenda Curso Planejamento Alimentar em Sistema de Pastejo - Para Gado de Leite e Corte Curso Nutrição de Bovinos de Corte Curso Cria de Bezerros de Corte Curso Bovinos de Corte em Confinamento - Instalações, Produção de Alimentos e Escolha dos Animais Curso Como Avaliar Bovinos de Corte para Compra e Seleção Curso Instalações e Equipamentos para Pecuária de Corte Curso Recria de Bezerros de Corte Curso Manejo Racional de Gado para Vaqueiro Curso Como Aumentar a Rentabilidade na Pecuária de Corte Curso Bovinos de Corte em Confinamento - Manejo e Gerenciamento Curso Transferência de Embriões e Fertilização in Vitro Curso Prevenção e Controle de Doenças em Bovinos - Verminose Curso Enquanto o Veterinário Não Chega - Atendimento a Bovinos Curso Casqueamento e Correção de Aprumos em Bovinos Curso Melhoramento Genético de Gado de Corte Curso Como Fazer uma Estação de Monta Curso Técnicas para Produzir mais Bezerros Curso Pastoreio de Lotação Rotacionada para Gado de Leite e Corte Curso Avaliação e Tipificação de Carcaças Bovinas Curso Gestão na Pecuária de Corte Curso Cruzamento Industrial Red Angus X Nelore Curso Terminação de Bovinos em Pasto Curso Produção de Novilho Superprecoce Curso Criação de Touros Curso Produção de Novilho Precoce Curso Cruzamento Industrial Limousin X Nelore Áreas Afins 36Gado de Leite 17Pastagens e Alimentação Animal Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

Manejo realizado pelo vaqueiro foca o bem estar do animal

Com esse trabalho é possível reduzir os problemas de contusão de carcaças, traumas, acidentes e reduzir o tempo de execução de serviços rotineiros

https://cptstatic.s3.amazonaws.com/imagens/enviadas/materias/materia2237/m-bem-estar-animal-manejo-racional.JPG

Com o manejo racional é possível mudar uma realidade, às vezes dura, para um trabalho tranquilo e com menor risco de acidentes dentro dos currais.

O manejo racional do gado vem sendo focado no bem estar animal, o qual busca por melhor qualidade de vida dos bovinos, além de ser um fator de melhoria geral na propriedade. Trabalhando com esses conceitos, conseguimos mudar uma realidade, às vezes dura, para um trabalho tranquilo e com menor risco de acidentes dentro dos currais.

O que antes era visto como maldade do animal, deve ser compreendido como um comportamento defensivo de medo. Agressividade ou alta reatividade de um bovino em curral pode ser apenas o reflexo de uma situação de estresse, gerada por uma estrutura com erros de construção, percepção do animal de um barulho estranho, a presença de um cachorro, ou mesmo a nossa impaciência na condução do trabalho. O vaqueiro passa, então, a substituir os gritos e os cutucões por um manejo adequado às necessidades do animal. Todos são beneficiados: o trabalho é mais tranquilo, com menos estresse para os animais e, por consequência, temos um vaqueiro também mais tranquilo.

Com esse trabalho, é possível reduzir os problemas de contusão de carcaças, traumas, acidentes, o tempo de execução de serviços rotineiros e, principalmente, tornar a fazenda um lugar agradável, além de os currais passarem a ser verdadeiros centros de manejo.

Para otimizarmos o trabalho do vaqueiro, duas etapas são necessárias: a adequação das instalações, porque os bovinos têm características comportamentais, visuais e auditivas peculiares que os fazem agir mais tranquilamente ou agressivamente dentro de currais, centros de manejo ou remangas; e o treinamento da equipe de manejo, pois treinar é a receita do sucesso para ter uma equipe participativa, motivada e comprometida com o resultado.

https://cptstatic.s3.amazonaws.com/imagens/enviadas/materias/materia2237/m-manejo-racional-para-vaqueiro.JPG

É importante endender porque os bovinos têm características comportamentais que os fazem agir mais tranquilamente ou agressivamente.

Com o objetivo de desenvolver um treinamento teórico e prático, mostrando as rotinas de trabalho facilitadas e familiarizando as equipes de manejo com uma nova abordagem na lida com o gado bovino, tornando a prática amigável e funcional, o CPT – Centro de Produções Técnicas elaborou o curso “Manejo Racional de Gado para Vaqueiros”, no qual você receberá informações do professor Paulo Eduardo Fonseca Loureiro, médico veterinário, mestre em produtividade animal e reconhecido consultor pecuário, estudioso do comportamento dos bovinos, suas relações com o ser humano e as técnicas de manejo gentil.

No curso são abordados os assuntos: de vaqueiro a manejador; visão; audição e memória do gado; zona de fuga e ponto de balanço; usando zona de fuga e ponto de balanço no manejo; outras técnicas de manejo gentil; manejo em diferentes categorias animais; adequação das instalações para o bem-estar animal.

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV – Universidade On-line de Viçosa, filiada mantenedora da ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.

O treinamento da equipe da fazenda é de suma importância e objetiva levar conhecimento sobre como os bovinos entendem o ambiente ao seu redor e por que se comportam de determinadas formas. A informação derruba muitos mitos arraigados no campo e modifica as relações entre o homem e o animal, porque agora aquele entende por que este responde de determinada forma frente a certos estímulos.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!