WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Cursos da Área Curso Gestão na Pecuária de Corte Curso Inseminação Artificial em Bovinos - Convencional e em Tempo Fixo Curso Fabricação de Ração na Fazenda Curso Planejamento Alimentar em Sistema de Pastejo - Para Gado de Leite e Corte Curso Nutrição de Bovinos de Corte Curso Alimentação de Bovinos de Corte Curso Como Avaliar Bovinos de Corte para Compra e Seleção Curso Cria de Bezerros de Corte Curso Bovinos de Corte em Confinamento - Instalações, Produção de Alimentos e Escolha dos Animais Curso Instalações e Equipamentos para Pecuária de Corte Curso Como Aumentar a Rentabilidade na Pecuária de Corte Curso Recria de Bezerros de Corte Curso Manejo Racional de Gado para Vaqueiro Curso Bovinos de Corte em Confinamento - Manejo e Gerenciamento Curso Transferência de Embriões e Fertilização in Vitro Curso Prevenção e Controle de Doenças em Bovinos - Verminose Curso Casqueamento e Correção de Aprumos em Bovinos Curso Enquanto o Veterinário Não Chega - Atendimento a Bovinos Curso Como Fazer uma Estação de Monta Curso Melhoramento Genético de Gado de Corte Curso Técnicas para Produzir mais Bezerros Curso Pastoreio de Lotação Rotacionada para Gado de Leite e Corte Curso Avaliação e Tipificação de Carcaças Bovinas Curso Cruzamento Industrial Red Angus X Nelore Curso Produção de Novilho Superprecoce Curso Produção de Novilho Precoce Curso Criação de Touros Curso Terminação de Bovinos em Pasto Curso Cruzamento Industrial Limousin X Nelore Áreas Afins 31Gado de Leite 17Pastagens e Alimentação Animal 2Produção Orgânica de Leite Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

Inseminação artificial em bovinos - manejo, sanidade, nutrição e treinamento do inseminador

Os bovinos precisam estar saudáveis, bem manejados e devidamente controlados para que o pecuarista obtenha sucesso na inseminação artificial

Inseminação artificial em bovinos - manejo, sanidade, nutrição e treinamento do inseminador

 

São muitos os fatores que determinam o sucesso de um programa de inseminação artificial em bovinos, além da aplicação da técnica em si. Os bovinos precisam estar saudáveis, bem manejados e devidamente controlados. Além disso, é fundamental o preparo ou a adaptação de instalações necessárias e o treinamento dos inseminadores. Para obter êxito na inseminação de bovinos,  deve ser dada a devida atenção a todos estes aspectos.

Manejo sanitário

O manejo sanitário dos bovinos deve adotar ações de diagnóstico e controle de doenças que afetem o desempenho reprodutivo, como a brucelose, leptospirose, campilobacteriose, tricomoníase, IBR, entre outras, além de estabelecer um eficiente controle de ecto e endoparasitas. Por isso, o pecuarista deve buscar apoio de um médico veterinário para obter bons resultados no manejo de seu gado bovino.

Nutrição

Cuidados com a nutrição de bois e vacas devem estar voltados para garantir o fornecimento constante de alimentos em quantidade e qualidade. Para isso, é necessário não ultrapassar a capacidade de suporte da propriedade e preparar alimentos para serem utilizados no inverno, na forma de alimentos conservados, como silagem ou feno, ou ainda a utilização de cana-ureia. Já a  mineralização do rebanho deve ser feita com rigor, garantindo o acesso diário dos animais à mistura mineral. Da mesma forma, deve-se garantir o acesso dos bovídeos à água de qualidade.

Manejo

"Algumas medidas básicas de manejo dos bovinos são necessárias para se atingir resultados eficientes com a inseminação artificial. Bois e vacas devem ser identificados de forma eficiente, permitindo anotações precisas nas fichas individuais”, afirma o professor Luis Fonseca Matos, do Curso Inseminação Artificial em Bovinos - Convencional e em Tempo Fixo, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas. 

Os registros dos dados devem ser coletados e organizados, permitindo a obtenção de informações importantes para a seleção dos bovinos. Estes devem ser separados por lotes para facilitar os trabalhos de observação de cios e condução das vacas até o local de inseminação. Cabe ao pecuarista organizar seu rebanho para um maior controle sobre ele e, consequentemente, melhores resultados.

Inseminador de bovinos

O treinamento do inseminador de bovinos deve ser encarado com atenção, pois esse profissional é a peça-chave em todo o processo.

Treinamento do inseminador

O treinamento do inseminador de bovídeos deve ser encarado com atenção, pois esse profissional é a peça-chave em todo o processo. O inseminador será responsável pela identificação das vacas em cio, inseminação e anotações necessárias. Com uma equipe de trabalho bem treinada, será muito fácil atingir elevados níveis de eficiência no programa de inseminação.

Aprimore seus conhecimentos, acessando os Cursos CPT, da área Gado de Leite, elaborados pelo Centro de Produções Técnicas (CPT), entre eles o Curso Inseminação Artificial em Bovinos - Convencional e em Tempo Fixo.

Por Andréa Oliveira.

Acesse os links abaixo e conheça mais sobre Inseminação Artificial em Bovinos:

Botijão de nitrogênio

Curral de manejo

Materiais utilizados para o procedimento de inseminação artificial

Seringa, tronco de contenção e sala de apoio

Tipos de embalagem para sêmen de boi

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!