
Somos um dos maiores produtores e distribuidores de carne bovina para os mercados interno e externo, além de sermos um dos maiores consumidores. São muitos os fatores que contribuem com o aumento da produtividade na pecuária nacional, como a redução da mortalidade e aumento da natalidade do rebanho; aumento do ganho de peso dos bovinos de corte; redução da idade ao abate; entre outros.
A redução da idade ao abate melhora os índices de aproveitamento do rebanho em até 25%. Tudo graças ao investimento em tecnologia, utilizada no melhoramento genético do rebanho, bem como nos manejos alimentar e sanitário dos animais.
O que é preciso para a redução da idade ao abate?
A redução da idade ao abate não pode comprometer a qualidade da carne, que deve atender aos requisitos do mercado, principalmente quanto ao peso. Para que um bovino com 24 meses siga para o frigorífico, ele deve pesar 460 kg. Além disso, o pecuarista deve otimizar a recria para alcançar melhores resultados, além de produzir mais arrobas com menores custos para que ela seja barata.
Quanto à terminação, ela deve ser mais intensiva, com a adoção dos sistemas de confinamento ou semiconfinamento. Para isso, o pecuarista deve realizar um bom manejo da pastagem junto a uma adequada suplementação concentrada. Afinal, o abate precoce dos bovinos depende de quanto peso o animal ganha por dia. Daí a necessidade de um bom manejo alimentar do rebanho de corte.
Quais os principais cuidados?
Para que o sistema intensivo surte melhores resultados, o pecuarista deve investir no melhoramento genético do rebanho. Entretanto, além de investir em cruzamentos com boa genética, ele deve se preocupar com os manejos alimentar e sanitário dos animais melhorados geneticamente.
Com o abate precoce do rebanho de corte, o pecuarista alcança uma bonificação em torno de 10%. Entretanto, é preciso investir na adequada alimentação dos bovinos. São vários os fatores que reduzem a idade ao abate, como a suplementação mineral e proteica a pasto, pastagens vigorosas e nutritivas, além do investimento em tecnologias de terminação intensiva (sistemas de confinamento e semiconfinamento).
Da mesma forma, o pecuarista precisa entender que para o abate precoce do novilho, é essencial planejamento, antes mesmo do nascimento do animal, com uma boa nutrição uterina. Quando uma vaca prenha é bem nutrida, o terneiro em seu ventre também é. Todos esses fatores devem ser considerados para o sucesso do abate precoce.
Conheça os Cursos CPT da Área Gado de Corte:
Terminação de Bovinos em Pasto
Bovinos de Corte em Confinamento - Manejo e Gerenciamento
Avaliação e Tipificação de Carcaças Bovinas
Fonte: revistaagropecuaria.com.br
Por Andréa Oliveira

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.