WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Entendendo o manejo alimentar de animais confinados

Entenda como funciona esse processo importante na pecuária de corte

Gado de corte alimentando-se no confinamento

O confinamento para engorda e terminação de bovinos de corte é uma estratégia que pode ter dois objetivos: a produção de animais com peso de abate durante a entressafra e a possibilidade de liberar áreas de pastagens na propriedade para outras categorias animais. O conceito de confinamento é fundamentado em ser uma atividade isolada, ou seja, com o intuito apenas de investimento, ou ser usado como estratégia para desafogar as produções nas pastagens e aumentar a sua eficiência.

Gilmar Ferreira Prado, professor do Curso a Distância CPT Alimentação de Bovinos de Corte em Pasto e em Confinamento, em Livro+DVD e Cuso Online, indica que qualquer que seja a opção, em termos de objetivos, a rotina do confinamento segue procedimentos muito bem estabelecidos, planejados e desenvolvidos em função das instalações, do tipo de animal criado e do produto desejado.

O funcionamento de um confinamento não pode ser compreendido apenas como o período em que os bovinos estão nos currais, ganhando peso. Muitas atividades são desenvolvidas previamente para viabilizar os 120 dias em que um lote de novilhos é manejado no curral.

O curral de manejo deverá estar pronto para que as atividades de preparação e monitoramento dos animais possam ser desenvolvidas pela equipe de manejo, com segurança, conforto e rapidez.

Quanto aos animais, deverá ser feito o planejamento prévio sobre quais serão confinados, uma vez que eles deverão apresentar potencial genético para a engorda acelerada no confinamento, e deverão ser criados de maneira que, no momento da entrada no confinamento, estejam com peso mínimo adequado. Ainda, para que o produto do confinamento tenha melhor aceitação de mercado, os animais escolhidos deverão ter genética para a produção de carcaças com boa conformação, maior rendimento em carne e adequada cobertura de gordura.

Assim que ocupam os currais, os novilhos passam a receber alimentação balanceada, na forma de ração completa, que é uma mistura de alimentos volumosos e concentrados, contendo os ingredientes previstos na formulação pré-definida e que devem ser misturados de forma homogênea.

O alimento será fornecido ao longo de todo o dia, com os cochos sendo completados periodicamente, de forma que os animais tenham alimentos disponíveis para consumo à vontade, todo o tempo, sendo necessário um monitoramento do consumo para que não falte alimento e para que não ocorra desperdício.

Na rotina do confinamento, os tratadores, além de garantirem o fornecimento dos alimentos, sistematicamente observam os animais, verificando a situação de cada animal em cada lote, buscando identificar bovinos com qualquer tipo de problema. O manejo será conduzido até que os animais alcancem o peso de comercialização. Nesse momento, os novilhos serão mais uma vez pesados e, a seguir, embarcados para o frigorífico.


Conheça o Curso CPT Alimentação de Bovinos de Corte em Pasto e em Confinamento. Dê o play no vídeo abaixo:


 



Confira outros Cursos na Área Pecuária de Corte:


Bovinos de Corte em Confinamento – Manejo e Gerenciamento
Instalações e Equipamentos para a Pecuária de Corte



Leia mais sobre o assunto:


- Curral de manejo: o que é e para que serve?

- 6 fatores que garantem o sucesso da pecuária de corte

- Gado de corte confinado - produtividade e bem-estar animal



por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!