WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

#fiqueemcasa Vamos nos unir nessa corrente: só o conhecimento constrói o amanhã!
Cursos da Área Curso Gestão na Pecuária de Corte Curso Inseminação Artificial em Bovinos - Convencional e em Tempo Fixo Curso Fabricação de Ração na Fazenda Curso Planejamento Alimentar em Sistema de Pastejo - Para Gado de Leite e Corte Curso Nutrição de Bovinos de Corte Curso Alimentação de Bovinos de Corte Curso Como Avaliar Bovinos de Corte para Compra e Seleção Curso Cria de Bezerros de Corte Curso Bovinos de Corte em Confinamento - Instalações, Produção de Alimentos e Escolha dos Animais Curso Instalações e Equipamentos para Pecuária de Corte Curso Recria de Bezerros de Corte Curso Como Aumentar a Rentabilidade na Pecuária de Corte Curso Manejo Racional de Gado para Vaqueiro Curso Bovinos de Corte em Confinamento - Manejo e Gerenciamento Curso Transferência de Embriões e Fertilização in Vitro Curso Prevenção e Controle de Doenças em Bovinos - Verminose Curso Casqueamento e Correção de Aprumos em Bovinos Curso Enquanto o Veterinário Não Chega - Atendimento a Bovinos Curso Melhoramento Genético de Gado de Corte Curso Como Fazer uma Estação de Monta Curso Técnicas para Produzir mais Bezerros Curso Pastoreio de Lotação Rotacionada para Gado de Leite e Corte Curso Avaliação e Tipificação de Carcaças Bovinas Curso Cruzamento Industrial Red Angus X Nelore Curso Produção de Novilho Superprecoce Curso Terminação de Bovinos em Pasto Curso Criação de Touros Curso Produção de Novilho Precoce Curso Cruzamento Industrial Limousin X Nelore Áreas Afins 32Gado de Leite 17Pastagens e Alimentação Animal 2Produção Orgânica de Leite Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

Engorda em confinamento é ótima alternativa na entressafra

Confinamento é um sistema de criação de bovinos, no qual lotes de animais são alojados em uma área restrita, sendo que os alimentos e água necessários são fornecidos no cocho

https://cptstatic.s3.amazonaws.com/imagens/enviadas/materias/materia2056/m-confinamento-gado-de-corte.jpg

O confinamento está inteiramente ligado ao acabamento e à qualidade da carcaça que será comercializada.

A exploração de bovinos de corte em regime de confinamento é pratica comum e necessária em muitos países, inclusive no Brasil. Área limitada, alto custo das terras próximas às metrópoles e, principalmente, estacionalidade de produção de forragens nas pastagens, na estação seca, são alguns fatores que levam muitos pecuaristas a confinar seus animais. Normalmente, o sistema é utilizado na terminação de bovinos. Como essa é a fase que antecede ao abate, concluímos que está inteiramente ligada ao acabamento e à qualidade da carcaça que será comercializada.

Entretanto, o confinamento depende de outras fases da produção, para que seja possível obter carne de qualidade. Para ter bons produtos desse sistema, são necessários animais sadios, com bom desenvolvimento muscular e com potencial de ganho de peso, fatores que somente a genética e o manejo adequado, nas etapas de criação anteriores a engorda, podem dar.

Como sistema, o confinamento permite que se reduza o período de engorda do boi magro para 90 dias, aumentando a eficiência produtiva do rebanho e, consequentemente, um giro mais rápido de capital; disponibiliza áreas de pastagens para outras categorias durante o período seco do ano; flexibiliza a produção (quando os preços não forem satisfatórios, há a opção de não confinar); e, diferentemente dos outros sistemas, permite a comercialização dos animais no pico da entressafra, quando os preços de carne tendem a ser mais compensadores.

https://cptstatic.s3.amazonaws.com/imagens/enviadas/materias/materia2056/m-confinamento-gado-corte.jpg

Nesse sistema, é fundamental a disponibilidade de alimentos em quantidade e qualidade.

A terminação em confinamento depende de certas condições básicas para funcionar. Nesse sistema, é fundamental a disponibilidade de alimentos em quantidade e qualidade; animais com potencial de ganho de peso; infraestrutura mínima adequada; e, principalmente, um bom gerenciamento, para possibilitar melhores condições de planejamento e controle da atividade.

O planejamento é a base para a implantação da engorda em confinamento. Nele são considerados aspectos relacionados à infraestrutura (instalações, energia, água), mercado (preço dos animais magros a serem comprados e posteriormente vendidos após a engorda, quando comprar e quando vender), mão-de-obra (peões e consultoria técnica), meio-ambiente (escoamento das águas, localização), alimento (preparo de culturas para servirem como fonte de volumosos, conservação da forragem produzida até seu uso, aquisição de alimentos concentrados, suplementos, medicamentos) e outros. O estudo de todos os fatores contidos no planejamento permitirão escolher a melhor alternativa a ser implementada.

O controle constante de todas as fases de produção também é essencial para o sucesso do empreendimento. Diariamente, deve ser observado o andamento de todas as atividades. Com relação ao controle, devem ser feitas anotações e registros de custos e receitas advindas do confinamento (aquisição de animais, alimentos, medicamentos, fretes, custo da produção e colheita da forrageira, mão-de-obra, venda de animais, entre outros), bem como de informações técnicas (peso vivo inicial, peso vivo final, início e término do período de engorda, pesagens periódicas para monitoramento do ganho de peso diário médio, entre outros). O controle deve prover informações suficientes para indicar a necessidade ou não de ajustamento de alguma atividade no decorrer do confinamento, avaliar o sistema e a estratégia de engorda escolhida, e indicar o aprimoramento para a atividade no futuro.

https://cptstatic.s3.amazonaws.com/imagens/enviadas/materias/materia2056/m-confinamento.jpg

O confinamento permite o abate de bovinos mais jovens, de melhor qualidade e melhor preço de venda.

Com o  o objetivo de mostrar todos os itens importantes no confinamento dos bovinos de corte e ajudar na busca pela maximização da rentabilidade na exploração da pecuária, o CPT – Centro de Produções Técnicas elaborou o curso “Engorda em Confinamento”, que aborda assuntos como: o funcionamento de um confinamento, exemplos de confinamentos (diversos portes e estratégias de operação), escolha dos animais, técnicas de manejo, nutrição, controle da sanidade, e gerenciamento. No mesmo, o aluno receberá informações do zootecnista Gilmar Ferreira Prado, especialista em nutrição animal, professor da FAZU – Faculdades Associadas de Uberaba.

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV – Universidade On-line de Viçosa, filiada mantenedora da ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.

Nenhum dos sistemas de criação de bovinos permite que se utilize a terra tão intensivamente como o confinamento. A engorda em confinamento utiliza-a apenas para produção de volumoso. É uma ótima alternativa na entressafra, e o sucesso econômico dessa atividade depende estritamente da eficiência do ganho de peso proporcionado pelos animais confinados.

 

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

odenir m. bento

4 de fev de 2013

Olá! Estou interessado no curso e gostaria de saber qual são os horários disponíveis para fazê-lo. Desde já obrigado. Aguardo retorno.

Resposta do Portal Cursos CPT

5 de fev de 2013

Olá, Odenir!

Agradecemos sua visita e seu comentário em nosso site.

Nossas consultoras entrarão em contato com você.

Atenciosamente,

Natália Parzanini Brum

Isnaldo Chaves Moitinho Filho

12 de dez de 2012

Gostaria de realizar o curso, se o parcelamento fosse feito com boleto seria viável, mas cartão não tenho no momento. Pensem nisso, dividam em 3 ou 4 vezes no boleto, de forma que a entrada já desse pra cobrir os custos, assim nunca tomariam prejuízos.

Resposta do Portal Cursos CPT

13 de dez de 2012

Olá, Isnaldo!

Nossas consultoras entrarão em contato para mais informações sobre o curso Engorda em Confinamento.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!