WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Esquenta Black Friday 25%OFF nos cursos online
Cursos da Área Curso Inseminação Artificial em Bovinos - Convencional e em Tempo Fixo Curso Fabricação de Ração na Fazenda Curso Planejamento Alimentar em Sistema de Pastejo - Para Gado de Leite e Corte Curso Nutrição de Bovinos de Corte Curso Alimentação de Bovinos de Corte Curso Cria de Bezerros de Corte Curso Como Avaliar Bovinos de Corte para Compra e Seleção Curso Bovinos de Corte em Confinamento - Instalações, Produção de Alimentos e Escolha dos Animais Curso Instalações e Equipamentos para Pecuária de Corte Curso Recria de Bezerros de Corte Curso Como Aumentar a Rentabilidade na Pecuária de Corte Curso Manejo Racional de Gado para Vaqueiro Curso Bovinos de Corte em Confinamento - Manejo e Gerenciamento Curso Transferência de Embriões e Fertilização in Vitro Curso Prevenção e Controle de Doenças em Bovinos - Verminose Curso Casqueamento e Correção de Aprumos em Bovinos Curso Enquanto o Veterinário Não Chega - Atendimento a Bovinos Curso Como Fazer uma Estação de Monta Curso Melhoramento Genético de Gado de Corte Curso Técnicas para Produzir mais Bezerros Curso Pastoreio de Lotação Rotacionada para Gado de Leite e Corte Curso Avaliação e Tipificação de Carcaças Bovinas Curso Gestão na Pecuária de Corte Curso Cruzamento Industrial Red Angus X Nelore Curso Terminação de Bovinos em Pasto Curso Produção de Novilho Superprecoce Curso Criação de Touros Curso Produção de Novilho Precoce Curso Cruzamento Industrial Limousin X Nelore Áreas Afins 36Gado de Leite 17Pastagens e Alimentação Animal Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

É possível que uma vaca dê cria ano após ano?

É possível que uma vaca dê cria ano após ano? Possível sim, porém muito difícil devido a vários fatores

É possível que uma vaca dê cria ano após ano?   Artigos Cursos CPT

 

Na gestão da reprodução, temos de levar em conta que o potencial biológico reprodutivo de uma vaca de corte seria, normalmente, suficiente para que ela produzisse um bezerro por ano, desde que todas as condições ambientais e de manejo sejam favoráveis.

“Isso porque, como a gestação dura nove meses, acabam sobrando aproximadamente três meses para que a fêmea se recupere e passe por uma nova cobertura e seja emprenhada. Logicamente, para que tudo isso ocorra, fazem-se necessárias condições absolutamente favoráveis”, afirma Mateus Contatto Caseta, professor do Curso a Distância CPT Gestão na Pecuária de Corte, em Livro+DVD e Curso Online.

Como geralmente a vaca permanece junto de sua cria por sete meses, no terceiro mês após o parto seria biologicamente possível a ocorrência de nova concepção. E como a desmama pode ser feita de três a quatro meses antes do parto seguinte, ou seja, a fêmea tem de passar cerca de cinco meses amamentando enquanto está na gestação.

Esse calendário reprodutivo perfeito, entretanto, não é fácil de ser atingido em nível do rebanho. O principal motivo disso é que a capacidade da fêmea bovina de produzir crias continuamente, ano após ano, depende de múltiplos fatores que fazem parte de três grupos de fatores: o potencial genético, as condições fisiológicas e a adaptação ao seu ambiente de vida. Esses três grupos de fatores dependem muito da interferência de quem maneja.

O potencial genético e a adaptação ao ambiente de vida são fatores que se inter-relacionam. Escolher raças e linhagens adequadas ao ambiente de vida e às condições de manejo propostos é fundamental. Isso sem contar que a execução de programas de melhoramento genético contínuos, nos quais se busca melhorar essa adaptação, tem influência positiva direta sobre os resultados alcançados. Em todos esses aspectos, o manejador e o gestor podem influenciar positiva ou negativamente.

As condições fisiológicas, por exemplo, dependem de alguns fatores fundamentais, sendo o primeiro e mais importante, a nutrição. Vacas muito magras são menos férteis, da mesma maneira que as muito gordas. O segundo fator é a condição sanitária, especialmente do aparelho reprodutivo,
fundamental para que ocorra cio fértil e concepção. Também têm de ser considerada a influência da lactação e da proximidade do bezerro sobre a fertilidade, que é negativa.

Todos os fatores que influenciam a reprodução podem ser trabalhados com a adoção da estação de monta como ferramenta de manejo reprodutivo. A estação, além de ser uma estratégia de manejo, influencia positivamente também o gerenciamento e o melhoramento genético. Então, podemos partir do pressuposto de que a estação de monta é o ponto de partida para uma boa gestão da fase de reprodução.

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


O planejamento dos sistemas pastoris consiste em saber calcular para não faltar
Índices de desempenho: grande segredo dos pecuaristas de sucesso

Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Gado de Corte.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!