WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Como criar bezerros saudáveis?

A resposta é: cuide bem da vaca!

Como criar bezerros saudáveis?   Artigos CPT

 

Você, pecuarista ou profissional da área, está com problemas quanto ao manejo de bezerros? Não tem conseguido criar bezerros saudáveis e a taxa de mortalidade na categoria tem crescido além do esperado? Nós sabemos o motivo e podemos ajudar!


Pois bem, a pergunta é como criar bezerros saudáveis? E a resposta é: cuide bem da vaca para que o bezerro possa nascer saudável. É importante fornecer meios adequados para que a vaca ou novilha chegue ao período pré-parto na melhor condição possível e, assim, possa dar à luz sem dificuldade e cuidar da sua cria.

A saúde reprodutiva das vacas depende da sua saúde como um todo, que, por sua vez, está diretamente relacionada à nutrição, redução do estresse no manejo, controle dos parasitas internos e externos e prevenção de doenças com uso de vacinas. Não entendeu? Pois bem, vamos lá!

À medida que os animais recebem um bom manejo sanitário, são bem alimentados e manejados adequadamente, vão sendo reduzidas as possibilidades de ocorrência de problemas de saúde específicos da reprodução.

Será necessário, portanto, cuidar bem da vaca não só durante a gestação, mas desde muito antes para que ela seja capaz de sustentar bem a prenhez, oferecer ao feto plenas condições para o seu desenvolvimento e aguentar o estresse do parto.

Os principais cuidados com as novilhas são:


- O ideal é que as primíparas sejam inseminadas pela primeira vez quando alcançarem 60% do peso adulto da raça.

- As novilhas possuem três vezes mais chance de ter distocia do que as multíparas, por isso requerem atenção especial.

- Se atentar ao escore corporal da vaca para a inseminação, especialmente as secundíparas, uma vez que elas não podem estar muito magras e nem muito gordas.

- É importante selecionar um touro que possua compatibilidade nos cruzamentos, com cuidado especial nos cruzamentos entre raças para evitar que a heterose propicie bezerros desproporcionais em tamanho e cause complicações no momento do parto.

- Garantir que a vaca chegue ao momento do parto em condições corporais ideais, pois é comum se atentar à nutrição adequada apenas para a fase de fertilização. A novilha gestante não pode chegar magra ao parto, ou abaixo do peso vivo, pois a produção de leite da primeira lactação pode ser prejudicada, assim como seu reprodutivo.

Cuidados que precisam ser tomados durante a gestação:


- Garantir a saúde da fêmea para que não ocorram problemas reprodutivos, que poderiam comprometer a sanidade dos animais e até mesmo a viabilidade do feto.

- Combater o estresse.

- Fornecer nutrição adequada durante o período gestacional. A partir do 5o mês, os animais possuem um aumento das exigências nutricionais e a vaca gestante utiliza suas reservas em benefício do feto caso a dieta apresente alguma deficiência nutricional.

Gostou do assunto? Quer saber mais sobre o Curso CPT? Assista ao vídeo abaixo?


 


Conheça os Cursos CPT da área Gado de Corte.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!