WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Dia do Cliente
Cursos da Área Curso Gestão na Pecuária de Corte Curso Terminação de Bovinos em Pasto Curso Pastoreio de Lotação Rotacionada para Gado de Leite e Corte Curso Inseminação Artificial em Bovinos - Convencional e em Tempo Fixo Curso Planejamento Alimentar em Sistema de Pastejo - Para Gado de Leite e Corte Curso Fabricação de Ração na Fazenda Curso Nutrição de Bovinos de Corte Curso Alimentação de Bovinos de Corte Curso Como Avaliar Bovinos de Corte para Compra e Seleção Curso Cria de Bezerros de Corte Curso Bovinos de Corte em Confinamento - Instalações, Produção de Alimentos e Escolha dos Animais Curso Instalações e Equipamentos para Pecuária de Corte Curso Como Aumentar a Rentabilidade na Pecuária de Corte Curso Manejo Racional de Gado para Vaqueiro Curso Recria de Bezerros de Corte Curso Bovinos de Corte em Confinamento - Manejo e Gerenciamento Curso Transferência de Embriões e Fertilização in Vitro Curso Prevenção e Controle de Doenças em Bovinos - Verminose Curso Casqueamento e Correção de Aprumos em Bovinos Curso Enquanto o Veterinário Não Chega - Atendimento a Bovinos Curso Como Fazer uma Estação de Monta Curso Melhoramento Genético de Gado de Corte Curso Técnicas para Produzir mais Bezerros Curso Avaliação e Tipificação de Carcaças Bovinas Curso Cruzamento Industrial Red Angus X Nelore Curso Produção de Novilho Superprecoce Curso Produção de Novilho Precoce Curso Criação de Touros Curso Cruzamento Industrial Limousin X Nelore Áreas Afins 30Gado de Leite 17Pastagens e Alimentação Animal 2Produção Orgânica de Leite Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

Coleta não cirúrgica de embriões bovinos

Coleta não cirúrgica de embriões bovinos

 Na coleta não cirúrgica de embriões bovinos é imprescindível os cuidados com a higiene para que não haja contaminação.

Antes da coleta não cirúrgica de embriões, procede-se à contenção da vaca por meio de um tronco,  para evitar riscos de ferimento no bovino e no operador. Em seguida, aplica-se anestesia epidural,  visando ao relaxamento do bovídeo, além do bloqueio dos movimentos retais e possíveis dores durante a passagem da sonda. É imprescindível a higiene do local, já que é um artifício para que não haja contaminação durante o processo.

Após oito dias da inseminação artificial os embriões dos bovídeos estarão prontos para a coleta. Isso piora as condições de manipulação, proteção e congelamento, pois a maioria passa a apresentar a zona pelúcida dos embriões rompida.

Uma sonda é introduzida na vagina da vaca, até que chegue ao como uterino onde o balão será inflado, iniciando o processo de lavagem. A coleta propriamente dita ocorre por meio da perfusão uterina com Meio Dubbeco Modificado (DPBS), a uma temperatura de 25°C, pH 7,2 e osmolaridade de 290 miliosmol.

Durante o processo, é feita uma conexão com o equipo ligando sonda, DPBS e filtro. A bolsa contendo DPBS é colocada em torno de um metro acima da doadora. A quantidade de DPBS depositada pode  variar de 50 a 150 mL, porém o operador deve verificar o preenchimento uterino, pois o excesso pode levar a uma ruptura uterina.

A retirada do líquido é feita por massagem retrógrada, após fechar a presilha de entrada de meio, e abrir a saída que leva até o filtro. O excesso de DPBS no filtro deve ser removido sempre lembrando de deixar um pouco de DPBS no filtro. O controle do fluxo de PBS no interior do útero é feito por dois registros presentes no equipo.

Esses passos devem ser repetidos até que o DPBS acabe. Terminada a coleta, o conteúdo do filtro é colocado em uma placa de petri (100 mm), onde os embriões serão rastreados com auxílio de lupa estereomicroscópica.

Assim que localizados, os embriões são passados para uma placa de petri de menor tamanho (30 mm), contendo uma solução de manutenção de embriões, chamada Embryo Holding Solution.

Aprimore seus conhecimentos, acessando os Cursos CPT, da área Gado de Corte, elaborados pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, entre eles o Curso Transferência de Embriões e Fertilização in Vitro.

Por Andréa Oliveira.

Acesse os links abaixo e conheça mais sobre a transferência de embriões:

Aplicações da transferência de embriões em bovinos

A técnica da fertilização in vitro (FIV) e o cultivo de embriões bovinos

Classificação dos embriões bovinos quanto à morfologia

Transferência de embriões em bovinos

Transferência cirúrgica e não cirúrgica de embriões bovinos

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!