WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Cursos da Área Curso Gestão na Pecuária de Corte Curso Inseminação Artificial em Bovinos - Convencional e em Tempo Fixo Curso Fabricação de Ração na Fazenda Curso Planejamento Alimentar em Sistema de Pastejo - Para Gado de Leite e Corte Curso Nutrição de Bovinos de Corte Curso Alimentação de Bovinos de Corte Curso Como Avaliar Bovinos de Corte para Compra e Seleção Curso Cria de Bezerros de Corte Curso Bovinos de Corte em Confinamento - Instalações, Produção de Alimentos e Escolha dos Animais Curso Instalações e Equipamentos para Pecuária de Corte Curso Como Aumentar a Rentabilidade na Pecuária de Corte Curso Recria de Bezerros de Corte Curso Manejo Racional de Gado para Vaqueiro Curso Bovinos de Corte em Confinamento - Manejo e Gerenciamento Curso Transferência de Embriões e Fertilização in Vitro Curso Prevenção e Controle de Doenças em Bovinos - Verminose Curso Casqueamento e Correção de Aprumos em Bovinos Curso Enquanto o Veterinário Não Chega - Atendimento a Bovinos Curso Como Fazer uma Estação de Monta Curso Melhoramento Genético de Gado de Corte Curso Técnicas para Produzir mais Bezerros Curso Pastoreio de Lotação Rotacionada para Gado de Leite e Corte Curso Avaliação e Tipificação de Carcaças Bovinas Curso Cruzamento Industrial Red Angus X Nelore Curso Produção de Novilho Superprecoce Curso Produção de Novilho Precoce Curso Criação de Touros Curso Terminação de Bovinos em Pasto Curso Cruzamento Industrial Limousin X Nelore Áreas Afins 31Gado de Leite 17Pastagens e Alimentação Animal 2Produção Orgânica de Leite Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

Boi transgênico ganha espaço e destaque no Brasil

Por meio da transgenia, a ciência é capaz de criar um organismo genético possuidor de genes de outras espécies em seu genoma e, com isso, usá-lo para atuar junto ao combate de doenças dos bovinos

 

O médico veterinário e cientista da Embrapa Gado de Leite de Coronel Pacheco, MG, Luíz Sérgio de Almeida Camargo, pesquisador responsável pelo experimento de transgenia com bovinos leiteiros, deu um gigantesco passo na história da ciência Brasileira. Nasceu no mês de abril, do ano de 2013, o primeiro bezerro geneticamente modificado por cientistas nacionais.

Os testes laboratoriais que comprovarão o sucesso do projeto, ou seja, se o bezerro é ou não um animal transgênico, ainda não foi liberado, mas as expectativas são enormes e positivas. Vale ressaltar, que independente do resultado e mesmo estando em fase experimental, a transgenia já foi incorporada à área da biotecnologia reprodutiva brasileira, e isto representa um marco histórico a ser comemorado no Brasil.

A transgenia, pode-se afirmar que ela vai muito além da clonagem, já que objetiva a produção de proteínas recombinantes

A transgenia, pode-se afirmar que ela vai muito além da clonagem, já que objetiva a produção de proteínas recombinantes

Para aqueles que ainda não sabem exatamente do que se trata a transgenia, pode-se afirmar que ela vai muito além da clonagem, já que objetiva a produção de proteínas recombinantes, ou seja, células combinadas geneticamente, não herdadas dos pais. Por meio da transgenia, a ciência é perfeitamente capaz de criar um organismo genético em laboratório que possa possuir genes de outras espécies em seu genoma e, com isso, usá-lo para atuar junto ao combate e ao tratamento de doenças, como a diabetes e a hemofilia, por exemplo.

Pode-se mensurar a importância de tamanha evolução científica quando dados reais e completamente possíveis, são expostos. Para se ter uma ideia do grande passo dado, a criação de uma vaca geneticamente modificada, na qual foram introduzidos genes específicos, combinados em laboratório, permitirá ao animal produzir um leite rico em proteína recombinante como a insulina, usada no controle da diabetes. Outros exemplos viáveis e positivos ao uso dessa tecnologia são a produção de leite sem lactose, para as pessoas alérgicas; o acelerado ganho de peso, no caso do gado de corte; e o melhoramento da saúde do gado, tornando-o mais resistente às enfermidades.

Uma vaca geneticamente modificada pode produzir um leite rico em proteína recombinante como a insulina, usada no controle da diabetes


O emprego da biotecnologia não para por aí. São inúmeras as suas vantagens principalmente para o consumidor, já que por meio da transgenia poderá adquirir produtos do mais alto nível de qualidade.

A ciência aponta outros casos do uso da transgenia no Brasil. A tecnologia é amplamente utilizada na agricultura brasileira, principalmente nas lavouras de milho soja e algodão. Também encontramos dados que apontam para o uso da transgenia nas plantas leguminosas, modificando geneticamente o feijão. Em mamíferos, há registro da criação de dois cabritos geneticamente modificados, pela Universidade Federal do Ceará.

Fora do País, registros apontam a utilização da transgenia na criação de outras espécies geneticamente modificadas. A China criou ovelhas que produzem gordura boa  o coração. Na Argentina foi criada uma vaca cujo leite é bem próximo ao leite humano e na Nova Zelândia foi registrado a clonagem de uma vaca transgênica, no ano passado.


Por meio desta ferramenta tecnológica, portanto, os cientistas poderão transferir para o DNA do animal a ser modificado os genes responsáveis por características associadas ao desempenho produtivo. Congelando embriões geneticamente modificados de animais de grande destaque produtivo, a ciência será capaz de recriá-los quantas vezes forem necessárias obtendo-se, cada vez mais, animais de excelência e qualidade.

Por Silvana Teixeira

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!