WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Aumento da taxa de desmama otimiza a rentabilidade do gado de corte na fase de cria

Depois de descobrir a porcentagem de desmama dos bezerros, deve-se descobrir as causas da baixa nesse índice zootécnico

 

 

A baixa taxa de desmama indica baixa habilidade materna da vacada

A baixa taxa de desmama indica baixa habilidade materna da vacada

O conhecimento dos índices zootécnicos é fundamental para o sucesso da gestão da pecuária, em todas as fases da criação do gado de corte. No que diz respeito à fase de cria, é preciso avaliar, a partir de resultados anteriores, as condições do rebanho e estabelecer estratégias de melhoria das técnicas empregadas no processo. O aumento do índice zootécnico da taxa de desmama, por exemplo, é uma das ações que podem propiciar a elevação da rentabilidade na fase de cria

É importante saber que "a baixa taxa de desmama indica baixa habilidade materna da vacada, ou manejo incorreto das crias desde o nascimento", afirma Adilson de Paula Almeida Aguiar, professor da FAZU – Faculdades Integradas de Uberaba, MG, e do curso Como Aumentar a Rentabilidade na Pecuária de Corte, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas. Sendo assim, os esforços devem ser para identificar as falhas no manejo das crias e encontrar alternativas de correção. Nessas horas, é bom contar com a ajuda de técnicos experientes que ajudarão a validar as decisões.

Cáculo da taxa de desmama

Mas, o que é a taxa de desmama? Como é obtida? Muitos pecuaristas não costumam registrar os índices zootécnicos, portanto não estão familiarizados com esses dados ou desconhecem os métodos para obtê-los. Entretanto, é simples. De acordo com o curso CPT, no que se refera à taxa de desmama, ela é dada em porcentagem e corresponde ao número de bezerros desmamados em uma propriedade, dividida pelo número de vacas em idade de reprodução:

                                         Número de bezerros desmamados no ano x 100
Taxa de desmama = ___________________________________________
                                                Número de matrizes do rebanho


Causas de redução na taxa de desmama

Depois de descobrir a porcentagem de desmama dos bezerros, o pecuarista precisará procurar as causas da possível baixa nesse índice. Algumas delas podem ser a baixa taxa de fertilidade e a alta taxa de mortalidade. Isoladamente ou em conjunto, elas afetam diretamente a desmama e são verificadas principalmente em sistemas de criação onde o investimento em tecnologia é reduzido.

Outra índice a ser considerado na fase de cria e que interfere na taxa de desmama é o peso à desmama. Aguiar explica que "se o peso à desmama for aumentado, a produtividade da cria será umentada, como no exemplo a seguir, para pesos à desmama de 170kg e 210kg e taxa de desmama de 80%":

 

As taxas de mortalidade e de fertilidade também afetam a de desmama

As taxas de mortalidade e de fertilidade também afetam a de desmama

 

 


                                               170kg x 80 bezerros
Kg de peso vivo/vaca = ________________________= 136kg de bezerro/vaca
                                                   100 vacas


                                              210kg x 80 bezerros
Kg de peso vivo/vaca =________________________ = 168kg de bezerro/vaca
                                                   100 vacas

Rentabilidade do negócio

Para demonstrar que esse aumento da produtividade acarretará consequentemente na elevação da rentabilidade do negócio, o curso traz uma tabela. Nela, compara dados resultantes de cáculos de simulação de três sistemas melhorados em relação aos índices médios nacionais, com níveis crescentes de intensificação através da adoção de tecnologias. Além disso, aponta em quais estratégias de melhoria cada sistema deu ênfase para alcançar os objetivos estabelecidos.

 

Para continuar aprofundando seus conhecimentos sobre esse tema, acesse a página do curso CPT Como Aumentar a Rentabilidade na Pecuária de Corte. Você aprenderá também outros aspectos referentes à bovinocultura que o ajudarão a aprimorar as técnicas utilizadas em sua propriedade rural, além de obter qualidade e lucro em sua produção de gado de corte.

Por Luci Silva

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!