WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Aplicações da transferência de embriões em bovinos

Aplicações da transferência de embriões em bovinos

 

Os touros potencialmente melhoradores originam-se do acasalamento entre as melhores vacas e os melhores touros de diversos rebanhos de elite. Eles têm sua capacidade de transmitir características positivas comprovadas por meio do teste de progênie, em programas de melhoramento genético entre rebanhos. Ou seja, a TE é uma ferramenta do melhoramento genético que acelera a multiplicação de material genético de qualidade.

Quanto às fêmeas de elite, estas são obtidas a partir de acasalamento entre os melhores touros e fêmeas que se destacaram em termos de precocidade, fertilidade, habilidade materna e avaliação de tipo. A maior parte desses bovinos são o produto dos programas de melhoramento genético, resultado de um esforço de seleção e acasalamento, que exige grande investimento.

Dessa forma, os bovinos de elite geram o maior número de descendentes possível, que, por sua vez, irão se tornar reprodutores nos rebanhos comerciais. A distribuição da genética melhoradora pode ser feita por meio da comercialização de sêmen, coletado em touros de alto valor genético, processado e distribuído pelas centrais de inseminação.

Atualmente, a transferência de embriões se tornou também uma importante forma de aumentar a capacidade de geração de descendentes em uma fêmea de genética superior comprovada. Em condições ótimas de manejo e alimentação, passando por cinco coletas, ao longo de um ano, pode-se obter de uma doadora cerca de 20 produtos. Da mesma forma, tem sido usada mais recentemente a fecundação in vitro, também conhecida como FIV, que é uma técnica de importância crescente para o melhoramento genético.

Tanto a FIV como a transferência de embriões podem contribuir decisivamente para maior eficiência reprodutiva nos rebanhos de elite e multiplicadores, pois são instrumentos de multiplicação rápida do material genético melhorado, determinando o encurtamento do intervalo entre gerações, o que permite a intensificação da seleção, aspectos fundamentais para o avanço do melhoramento genético.

Aprimore seus conhecimentos, acessando os Cursos CPT, da área Gado de Corte, elaborados pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, entre eles o Curso Transferência de Embriões e Fertilização in Vitro.

Por Andréa Oliveira.

Acesse os links abaixo e conheça mais sobre a transferência de embriões:

A técnica da fertilização in vitro (FIV) e o cultivo de embriões bovinos

Classificação dos embriões bovinos quanto à morfologia

Coleta não cirúrgica de embriões

Transferência de embriões em bovinos

Transferência cirúrgica e não cirúrgica de embriões bovinos

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!