WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Cursos da Área Curso Inseminação Artificial em Bovinos - Convencional e em Tempo Fixo Curso Fabricação de Ração na Fazenda Curso Planejamento Alimentar em Sistema de Pastejo - Para Gado de Leite e Corte Curso Nutrição de Bovinos de Corte Curso Alimentação de Bovinos de Corte Curso Como Avaliar Bovinos de Corte para Compra e Seleção Curso Cria de Bezerros de Corte Curso Bovinos de Corte em Confinamento - Instalações, Produção de Alimentos e Escolha dos Animais Curso Instalações e Equipamentos para Pecuária de Corte Curso Recria de Bezerros de Corte Curso Como Aumentar a Rentabilidade na Pecuária de Corte Curso Manejo Racional de Gado para Vaqueiro Curso Bovinos de Corte em Confinamento - Manejo e Gerenciamento Curso Transferência de Embriões e Fertilização in Vitro Curso Prevenção e Controle de Doenças em Bovinos - Verminose Curso Casqueamento e Correção de Aprumos em Bovinos Curso Enquanto o Veterinário Não Chega - Atendimento a Bovinos Curso Melhoramento Genético de Gado de Corte Curso Como Fazer uma Estação de Monta Curso Técnicas para Produzir mais Bezerros Curso Pastoreio de Lotação Rotacionada para Gado de Leite e Corte Curso Avaliação e Tipificação de Carcaças Bovinas Curso Cruzamento Industrial Red Angus X Nelore Curso Gestão na Pecuária de Corte Curso Produção de Novilho Superprecoce Curso Terminação de Bovinos em Pasto Curso Criação de Touros Curso Produção de Novilho Precoce Curso Cruzamento Industrial Limousin X Nelore Áreas Afins 34Gado de Leite 17Pastagens e Alimentação Animal Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

A samambaia é uma planta tóxica e pode matar o gado. Certo ou errado?

Certo. Pastagens que contêm quantidades significativas da samambaia apresentam número considerável de perdas, devidas aos efeitos tóxicos da planta

A samambaia é uma planta tóxica e pode matar o gado. Certo ou errado?   Artigos Cursos CPT

Poucos produtores rurais têm consciência disto e, o que é pior, duvidam quando recebem tal informação, mas a samambaia é, sim, uma planta tóxica e pode levar o gado à morte. A Pteridium aquilinum, popularmente chamada de samambaia do campo ou simplesmente samambaia, é uma planta de característica invasora, sendo bastante frequente em solos ácidos e de baixa fertilidade.

Ela é encontrada nas pastagens, em densas touceiras ou não, sempre nos altos de morros. No Brasil, as pastagens das regiões serranas e outras de topografia mais acidentada acham-se, geralmente, infestadas pela samambaia”, afirma Prof. Pacifico Antônio Diniz Belém, do Curso CPT Enquanto o Veterinário Não Chega - Atendimento a Bovinos.

Via de regra, as regiões dotadas das características acima se destacam pelo deficiente (ou ausente) controle das plantas invasoras das pastagens (leia-se samambaia), escassez de alimentos, principalmente na estação seca, e pecuária incipiente, de características extrativistas. É importante lembrar que a escassez de alimentos é a principal causa de ingestão da samambaia pelos bovinos.

Em sua maioria, as pastagens das regiões onde a samambaia é encontrada em nosso país são compostas de capim gordura (Mellinis minutiflora) ou Brachiaria decumbens. Evidentemente, a taxa de lotação que comportam é baixa, fato ignorado pela esmagadora maioria dos proprietários rurais, que insistem no superpastoreio. Disto advém a degradação das pastagens por plantas daninhas, sobretudo a samambaia. Por outro lado, o combate a estas plantas, que poderia se constituir em uma ação no sentido de auxiliar na recuperação das pastagens, é negligenciado frente a impossibilidade de se empregar outra modalidade que não a mão de obra braçal, que muitas vezes é escassa, ineficiente e de custo elevado para a maioria dos proprietários.

Esses eventos impõem um ciclo vicioso que, em virtude do baixo nível de conscientização dos proprietários destas terras e a não suplementação dos animais, poucas vezes vem sendo quebrado. A resultante de tudo isto é que as pastagens contêm sempre quantidades significativas da samambaia e, é claro, número considerável de perdas devidas aos efeitos tóxicos da planta.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


- Uma planta tóxica que mata subitamente o gado? Café do mato!
- Sabe o que leva o gado à intoxicação por plantas? Falta de alimentos!

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos CPT da área Gado de Corte.
Por Silvana Teixeira.

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!