WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Fale com uma Especialista
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

A samambaia é uma planta tóxica e pode matar o gado. Certo ou errado?

Certo. Pastagens que contêm quantidades significativas da samambaia apresentam número considerável de perdas, devidas aos efeitos tóxicos da planta

A samambaia é uma planta tóxica e pode matar o gado. Certo ou errado?   Artigos Cursos CPT

Poucos produtores rurais têm consciência disto e, o que é pior, duvidam quando recebem tal informação, mas a samambaia é, sim, uma planta tóxica e pode levar o gado à morte. A Pteridium aquilinum, popularmente chamada de samambaia do campo ou simplesmente samambaia, é uma planta de característica invasora, sendo bastante frequente em solos ácidos e de baixa fertilidade.

Ela é encontrada nas pastagens, em densas touceiras ou não, sempre nos altos de morros. No Brasil, as pastagens das regiões serranas e outras de topografia mais acidentada acham-se, geralmente, infestadas pela samambaia”, afirma Prof. Pacifico Antônio Diniz Belém, do Curso CPT Enquanto o Veterinário Não Chega - Atendimento a Bovinos.

Via de regra, as regiões dotadas das características acima se destacam pelo deficiente (ou ausente) controle das plantas invasoras das pastagens (leia-se samambaia), escassez de alimentos, principalmente na estação seca, e pecuária incipiente, de características extrativistas. É importante lembrar que a escassez de alimentos é a principal causa de ingestão da samambaia pelos bovinos.

Em sua maioria, as pastagens das regiões onde a samambaia é encontrada em nosso país são compostas de capim gordura (Mellinis minutiflora) ou Brachiaria decumbens. Evidentemente, a taxa de lotação que comportam é baixa, fato ignorado pela esmagadora maioria dos proprietários rurais, que insistem no superpastoreio. Disto advém a degradação das pastagens por plantas daninhas, sobretudo a samambaia. Por outro lado, o combate a estas plantas, que poderia se constituir em uma ação no sentido de auxiliar na recuperação das pastagens, é negligenciado frente a impossibilidade de se empregar outra modalidade que não a mão de obra braçal, que muitas vezes é escassa, ineficiente e de custo elevado para a maioria dos proprietários.

Esses eventos impõem um ciclo vicioso que, em virtude do baixo nível de conscientização dos proprietários destas terras e a não suplementação dos animais, poucas vezes vem sendo quebrado. A resultante de tudo isto é que as pastagens contêm sempre quantidades significativas da samambaia e, é claro, número considerável de perdas devidas aos efeitos tóxicos da planta.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


- Uma planta tóxica que mata subitamente o gado? Café do mato!
- Sabe o que leva o gado à intoxicação por plantas? Falta de alimentos!

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos CPT da área Gado de Corte.
Por Silvana Teixeira.

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!