WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Torne realidade o sonho de viver do que você ama! 20% OFF nos cursos online + 5% OFF pagando no cartão
Cursos da Área Curso Inseminação Artificial em Bovinos - Convencional e em Tempo Fixo Curso Fabricação de Ração na Fazenda Curso Planejamento Alimentar em Sistema de Pastejo - Para Gado de Leite e Corte Curso Nutrição de Bovinos de Corte Curso Alimentação de Bovinos de Corte Curso Cria de Bezerros de Corte Curso Como Avaliar Bovinos de Corte para Compra e Seleção Curso Bovinos de Corte em Confinamento - Instalações, Produção de Alimentos e Escolha dos Animais Curso Instalações e Equipamentos para Pecuária de Corte Curso Recria de Bezerros de Corte Curso Como Aumentar a Rentabilidade na Pecuária de Corte Curso Manejo Racional de Gado para Vaqueiro Curso Bovinos de Corte em Confinamento - Manejo e Gerenciamento Curso Transferência de Embriões e Fertilização in Vitro Curso Prevenção e Controle de Doenças em Bovinos - Verminose Curso Casqueamento e Correção de Aprumos em Bovinos Curso Enquanto o Veterinário Não Chega - Atendimento a Bovinos Curso Melhoramento Genético de Gado de Corte Curso Como Fazer uma Estação de Monta Curso Técnicas para Produzir mais Bezerros Curso Pastoreio de Lotação Rotacionada para Gado de Leite e Corte Curso Avaliação e Tipificação de Carcaças Bovinas Curso Gestão na Pecuária de Corte Curso Cruzamento Industrial Red Angus X Nelore Curso Terminação de Bovinos em Pasto Curso Produção de Novilho Superprecoce Curso Criação de Touros Curso Produção de Novilho Precoce Curso Cruzamento Industrial Limousin X Nelore Áreas Afins 36Gado de Leite 17Pastagens e Alimentação Animal Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

A importância das vitaminas para bovinos de corte

As vitaminas desempenham funções importantes no organismo dos bovinos e precisam ser oferecidas de acordo com a necessidade desses animais

Bovinos comendo - imagem ilustrativa

Adilson Aguiar, um dos professores do Curso CPT Planejamento Alimentar em Sistema de Pastejo – Para Gado de Leite e Corte, explica que na pecuária, alimentar não significa simplesmente fornecer comida aos animais, mas, sim, combinar alimentos de forma tecnicamente correta e economicamente viável.

Indo ainda mais além, a combinação de alimentos deve ser feita de forma a fornecer aos animais todos os nutrientes de que eles precisam. Dentre esses nutrientes, estão as vitaminas, moléculas orgânicas de estruturas complexas que estão presentes em vários alimentos e que são fundamentais para que o organismo dos animais desempenhe uma série de funções.

Dividem-se em dois grupos, de acordo com a solubilidade:

- Vitaminas lipossolúveis, isto é, vitaminas que são solúveis nos lipídios e nos solventes orgânicos: A, D, E e K;
- Vitaminas hidrossolúveis, ou seja, solúveis em água: as com complexo B, ácido nicotínico, pantotênico, fólico e ascórbico, biotina e colina.

Os dois grupos se diferem, ainda, pela forma como são absorvidos. Enquanto as lipossolúveis são absorvidas de forma similar aos lipídeos, as hidrossolúveis são absorvidas de forma mais simples. Ainda, as do primeiro grupo são armazenadas no organismo e as do segundo são excretadas, o que requer reposição praticamente diária.

Em relação aos ruminantes, as vitaminas do complexo B e a K são ainda mais importantes, pelo fato de fazerem parte de várias reações bioquímicas do metabolismo de microrganismos ruminais. Conheça a seguir algumas características importantes de vitaminas que os bovinos devem receber na alimentação:

A vitamina A

É considerada a mais importante para os bovinos, pois é extremamente necessária para o crescimento, reprodução, manutenção dos tecidos epiteliais, visão e crescimento ósseo desses animais. Além disso, quando os animais apresentam deficiência dela, causa-se prejuízos significativos para os criadores, dado que eles perdem apetite, crescem mais lentamente e se tornam mais vulneráveis a doenças. Também podem apresentar uma série de problemas que afetem a rotina de manejo, inclusive o manejo reprodutivo.

Bezerros costumam ser os mais afetados pela falta dessa vitamina, uma vez que já nascem com pouca quantidade dela presente no organismo e dependem da mãe para receber uma suplementação. As matrizes também sofrem com a deficiência de vitamina A, podendo abortar e até parir filhotes fracos ou mortos.

Os sintomas mais visíveis da deficiência de vitamina A são pele seca e escamosa, pouca produção de pelos. Em relação ao sistema reprodutor, tanto machos quanto fêmeas apresentam degeneração de órgãos importantes.

A vitamina D

Atua no aumento da absorção intestinal, na mobilização, na retenção e deposição óssea do cálcio. Pode ser necessário suplementá-la em criações que vivam em locais protegidos da radiação solar ou em animais que recebam dietas com altos teores de concentrado.

A vitamina E

Dentre as várias funções que ela desempenha no organismo dos bovinos, a mais importante é a antioxidante. Age na inibição da peroxidação dos ácidos graxos poli-insaturados e presentes nas membranas celulares.

Caso o animal não receba a quantidade necessária, um dos principais transtornos enfrentados pode ser o surgimento da doença conhecida como “músculo branco”, que ataca animais jovens e consiste na calcificação anormal do músculo. Animais deficientes de vitamina E também podem apresentar problemas de crescimento e outros de ordem muscular.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Bovinos de Corte:

Planejamento Alimentar em Sistema de Pastejo – Para Gado de Leite e Corte
Nutrição de Bovinos de Corte
Alimentação de Bovinos de Corte

Fonte: Beef Point Educação – beefpoint.com.br
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!