
“A seleção de bovinos ocorre natural ou artificialmente. Esta última é realizada para o melhoramento genético. Quanto maior o estágio de melhoramento genético do animal, na pecuária de corte, melhor o resultado da produção”, explicam Carlos Henrique Cavallari Machado e Luiz Antônio Josahkian, zootécnicos e professores do Curso CPT Melhoramento Genético de Gado de Corte.
O principal objetivo da seleção de bovinos é promover mudanças nas frequências dos genes para condicionar as suas melhores características. Ao selecionar os melhores bovinos como pais, as crias ganharão atributos mais favoráveis ao alto desempenho. Entretanto, para selecionar os melhores animais, são considerados os valores fenotípicos dos parentes mais próximos de um determinado bovino ou o seu valor fenotípico individual (registro de produção).
1. Seleção por antepassados
Esse método toma como base o desempenho dos ascendentes em busca de atributos de baixa ou média herdabilidade. No processo, são coletadas informações dos antecessores de determinado bovino quando não é possível obter informações individuais do animal. Sendo assim, tanto o registro do pedigree como os valores fenotípicos dos seus predecessores tornam-se indispensáveis.
Esse registro de pedigree deve ser acompanhado pelo registro de produção dos pais (valores fenotípicos) conforme a média de sua população. Entretanto, de geração em geração, a contribuição genética dos antepassados é dividida por dois.
2. Seleção por parentes
Nesse método, a seleção do bovino é feita com base nas informações dos registros de produção de seus parentes (valores fenotípicos).
3. Seleção por progênie
Essa seleção avalia o valor genético do macho com base no comportamento de sua progênie. Principalmente porque o pai oferece metade do seu material genético a seus filhos. Esse teste de progênie é o método ideal para selecionar machos, em especial quando um atributo desejado é manifestado apenas na fêmea.
4. Seleção individual
A seleção individual tem como base o valor fenotípico do bovino (registros de produção). Esse método é o mais utilizado para melhoramento genético de bovinos. Embora seja essencial para definir características que podem ser medidas no indivíduo, a seleção individual limita-se basicamente aos valores fenotípicos. Na verdade, a seleção de um indivíduo ocorre por antecipação de seu genótipo com base em seu fenótipo.
Conheça os Cursos CPT da Área Gado de Corte:
Melhoramento Genético de Gado de Corte
Inseminação Artificial em Bovinos - Convencional e em Tempo Fixo
Curso Transferência de Embriões e Fertilização in Vitro
Fonte: Tecnologia no Campo
Por Andréa Oliveira

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.