WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Fale com uma Especialista
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

3 alimentos são fundamentais para a engorda de bois em pasto. Descubra!

Para que ganhos mais altos possam ser obtidos no sistema de engorda de bovinos em pasto, 3 tipos de alimentação deverão ser fornecidos ao gado: forragens, concentrados e minerais

3 alimentos são fundamentais para a engorda de bois em pasto. Descubra!

 

Oferecer forragem de qualidade, tenra e nutritiva é o primeiro passo para um bom manejo. Esse será o objetivo básico do manejo das pastagens. “É necessário considerar, entretanto, que mesmo forrageiras de altíssima qualidade proporcionam ganho de peso moderado, em razão de ser um fator limitante a capacidade do animal de ingerir e digerir forragens”, afirma Adilson de Paula Almeida Aguiar, professor do Curso a Distância CPT Terminação de Bovinos em Pasto, em Livro+DVD e Curso Online.

Para que ganhos mais altos possam ser obtidos no sistema de engorda de bovinos em pasto, 3 tipos de alimentação deverão ser fornecidos ao gado:


I- Forragens

Por terem alto teor de água e fibra, as forragens têm de ser consumidas em grande volume pelos animais, sendo, por isso, classificadas como alimentos volumosos. Um quilo de folhas tenras de gramínea apresenta entre 15% e 20% de matéria seca, ou seja, entre 800 g e 850 g do peso total do alimento é composto por água.

II- Concentrados

Já os alimentos concentrados oferecem maior quantidade de nutrientes por quilo de produto, pois apresentam, no máximo, 12% de umidade, ou seja, 88% de sua composição é matéria seca. Por isso, propiciam mais nutrientes por quilo que os volumosos. No entanto, uma dieta que contenha alto teor de concentrados vai causar distúrbios digestivos nos bovinos, devido à natureza do seu sistema de digestão, que depende da presença de fibras vegetais para funcionar corretamente.

III- Mineral

Um último fator importante é a suplementação mineral, já que apesar de o pasto ser o alimento natural dos bovinos, não suprem os animais de todos os minerais necessários. Podemos concluir, com isso, que ter boas pastagens será o caminho para proporcionar ganhos de peso significativos na engorda em pasto; e que a suplementação, em suas diferentes vertentes, deverá fazer parte do manejo alimentar do rebanho em terminação.

Quer saber mais sobre o assunto? Acesse a(s) matéria(s) abaixo:


Por que ensilar e qual forrageira utilizar na ensilagem?
Concentrados energéticos para a alimentação de bois
Sodomia em bovinos confinados: saiba mais sobre o assunto

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Gado de Corte.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Ngueleto Manuel paulo

30 de jul. de 2021

Gostei muito do vosso programa.

Resposta do Portal Cursos CPT

30 de jul. de 2021

Olá,Ngueleto 

Como vai?

Agradecemos sua visita ao nosso site!

Ficamos felizes em saber que estamos alcançando nosso maior objetivo: difundir tecnologia e a satisfação de nossos alunos.

Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre os cursos que serão fundamentais para o seu aprendizado.

Atenciosamente,
Erika

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!