
Você sabe por que a infestação de roedores é motivo de preocupação à saúde humana? Simples: porque eles são veículos de transmissão, são vetores de duas zoonoses muito perigosas aos seres humanos. Sabe quais são elas? a Leptospirose e a Hantavirose. Enquanto a leptospirose é bacteriana e bastante conhecida e descrita, a hantavirose é uma doença emergencial causada por vírus.
De acordo com o professor Marcelo Dias da Silva, do Cuso CPT Prevenção e Controle de Doenças em Bovinos: Raiva, Tuberculose, Brucelose, Leptospirose e Hantavirose, “a Leptospirose é causada por bactérias do gênero Leptospira, uma espiroqueta móvel e de alta morbidade capaz de se disseminar nos tecidos e causar doença crônica em animais hospedeiros”. Ela necessita de ambiente úmido para sobreviver, afetando animais silvestres e domésticos. O homem é tido como hospedeiro acidental.
Essa bactéria pode viver por algumas horas a 26 dias, em média de 7 a 15 dias. Teoricamente, dura enquanto a Leptospira estiver presente na urina. Nos animais, esse período pode ser longo (meses e até anos), pois o rato, uma vez infectado, elimina a bactéria por toda a sua vida.
Segundo o Ministério da Saúde, são 4 mil casos notificados por ano, mas é uma doença geralmente subnotificada, o que significa que ocorre em números muito maiores do que os oficiais. É, portanto, uma doença endêmica no Brasil. Observa-se que em 90% dos casos têm sintomas similares aos de outras viroses, como a dengue. No Brasil, os sorovares Icterohaemorrhagiae e Copenhageni estão relacionados aos casos mais graves. Aproximadamente 1% dos pacientes costuma desenvolver a forma mais grave, sendo fatal em 1 a 5% desses casos.
Hantavirose: ratada
A hantavirose é uma zoonose viral aguda, emergente, relativamente pouco conhecida. Sua taxa de mortalidade é relativamente alta e o contágio acontece por meio do contato com os excrementos e secreções de roedores. O homem é a principal vítima. É causada por vírus da família Bunyaviridae, do gênero hantavírus,
Um fenômeno curioso que contribui para o aumento da contaminação por hantavirose são as ratadas, nome popular para a proliferação exponencial de ratos, camundongos e outros roedores silvestres devido às condições favoráveis de alimentação, abrigo e reprodução criadas pela floração de bambus e taquaras.
Em território brasileiro, os casos confirmados da hantavirose são recentes e a maioria dos quadros se apresentou na forma da síndrome cardiopulmonar por Hantavírus. Como muitas vezes os médicos estão despreparados e os demais agentes de saúde sequer conhecem essa doença, os veterinários, pelo fato de se tratar de uma zoonose, têm a obrigação de conhecê-la e difundir os conhecimentos para promover a saúde. Entre as principais vítimas dessa doença estão os trabalhadores rurais, boias-frias, pessoas que acampam e pescam, moradores de locais em condições
sanitárias ruins, entre outros.
Formas em que a hantavirose se apresenta pelo mundo:
• Europa e Ásia: febre hemorrágica com síndrome renal (FHSR).
• Américas: síndrome cardiopulmonar por hantavirus (SCPH).
Importante:
Acredita-se que a hantavirose seja uma doença subnotificada mundialmente. O hantavírus é contraído pela inalação ou ingestão do vírus contido em poeira, água ou alimentos contaminados com fezes, urina e saliva de roedores silvestres. O vírus afeta os pulmões e os rins, de modo que a resposta imune forte leva ao quadro clínico, havendo destruição de plaquetas e edema pulmonar.
O diagnóstico se dá por meio de teste ELISA e PCR e o tratamento consiste em controlar os sintomas da doença, não existindo nenhum medicamento específico para controlar o vírus, pois ainda não há cura. A prevenção é basicamente a mesma indicada pera leptospirose, devendo-se combater os roedores, orientar as pessoas que se encontram em zonas de risco e prezar pela higiene do ambiente.
Gostou do assunto? Conheça os Cursos CPT da área Gado de Corte.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.