WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Quer que suas galinhas produzam mais? Alimente-as bem!

O manejo da alimentação de galinhas caipiras tem como objetivo principal suprir os requerimentos nutricionais das aves em todo o seu período de desenvolvimento e de produção

Quer que suas galinhas produzam mais? Alimente-as bem!   Artigos Cursos CPT

 

O manejo da alimentação de galinhas caipiras tem como objetivo principal suprir os requerimentos nutricionais das aves em todo o seu período de desenvolvimento e de produção, otimizando o crescimento, a eficiência produtiva e a lucratividade da exploração, já que o custo com alimentos representa cerca de 75% do custo total de produção.

“Logo, o uso de alimentos alternativos permite reduzir os custos com a alimentação”, afirma Marcelo Dias da Silva, professor do Curso a Distância CPT Criação de Frango e Galinha Caipira.

A alimentação vai influenciar diretamente a produção de ovos, carne ou de ambos, e quando as aves têm uma alimentação com menores quantidades de alimentos concentrados (milho, farelo de soja etc.), a produtividade é reduzida, e o manejo alimentar passa a ser definido de acordo com o sistema de produção adotado.

Em um sistema extensivo de criação, por exemplo, as aves ficam totalmente soltas e consomem o que encontrarem disponível no campo, mas alguns criadores, na tentativa de melhorar o desempenho, fornecem sobras de comida (verduras, sobras de arroz etc.), milho etc.

Já em sistemas de criação onde é fornecida uma ração balanceada, esta deve ser fornecida em comedouros, protegidos do sol e da chuva, que deverão ficar no interior da construção. Entretanto, eles podem ficar na área de pastagem, desde que sejam guardados, assim que houver ameaça de chuva. Esses comedouros devem ser sempre trocados de local, para não deteriorar a qualidade do pasto que está próximo desse comedouro.

O fornecimento da ração está relacionado com a qualidade e o tamanho da área de pastagem destinada a cada ave. Assim, numa criação de aves caipiras na qual sejam fornecidos 50% de consumo à vontade, as galinhas necessitariam de 5 m2 de pasto por ave. No caso de fornecimento de 80% do consumo à vontade, esta área seria reduzida para apenas 4 m2. No sistema de confinamento, um frango alimentado apenas de ração consome em média, até 60 dias de idade, seis quilos de ração.

A alimentação voltada para a produção de carne ou de ovos deve atender as necessidades de manutenção e de produção das aves. Em geral, toma-se por base o fornecimento de ração balanceada, que é em torno de 70% do que as aves consumiriam caso fossem alimentadas somente com ração. Com a ração balanceada, as aves rapidamente ganham peso e aumentam a produção de ovos, obtendo o máximo de aproveitamento do seu potencial de crescimento.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


Vou criar galinhas caipiras. Como devem ser os bebedouros?
Vai iniciar uma granja de galinhas caipiras? Escolha bem os pintinhos

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos a Distância CPT da área Avicultura.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!